Encharcado de Laranja e Chocolate

Um bolinho delicioso feito de propósito para a festa lá na terra do meu querido avó! A receita já se faz há muitos anos e veio de uma revista Vaqueiro.. dos primeiros números!

Ingredientes:

150g de margarina + 1clh sobremesa
250g de açúcar + 10clh sopa
4 ovos
3 laranjas grandes e sumarentas
100g de chocolate em barra
200g de farinha
1clh chá de fermento em pó

Preparação:

Bata a margarina amolecida com o açúcar até obter um creme homogéneo. Junte as gemas, a raspa da casca e o sumo de 1 laranja.
Adicione à massa metade da porção de chocolate picado grosseiramente.
Depois de tudo bem ligado, junte a farinha peneirada com o fermento, alternando com as claras batidas em castelo bem firme.
Unte e polvilhe uma forma, deite dentro a massa e leve a cozer em forno médio (180ºC) durante 45m.
Entretanto corte as cascas das restantes laranjas em juliana fina (só o vidrado). Leve ao lume as 10 colheres de sopa de açúcar e o sumo das 2 laranjas.
Quando obtiver uma calda, escalfe aí as casquinhas de laranja até ficarem translúcidas. Retire-as com a ajuda de uma escumadeira e deixe secar.
Desenforme o bolo e, ainda quente, regue-o com a calda de laranja.
Enfeite com o restante chocolate previamente derretido com 1clh de sobremesa de margarina e as casquinhas de laranja.


Bom Apetite!

15 comentários :

  1. meu Deus!!! isto é uma tentação para os olhos... até fiquei a babar de olhar para a foto.

    ResponderEliminar
  2. Estou salivando, que delícia de bolo!!! Já anotei...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  3. Quero uma fatia?!?! Lindo!! :)

    ResponderEliminar
  4. Que bolo lindo, e chocolate com laranja é um "casamento" perfeito. Este bolo deve ser divinal.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  5. adorei esse bolo! nao sou super fan de chocolate, mas essa mistura com a laranja me agradou muitissimo! obrigada! beijo,

    ResponderEliminar
  6. O bolo está visualmente lindo e tenho certeza de que delicioso também!
    Chocolate e laranja juntos são maravilhosos!

    ResponderEliminar
  7. MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO BOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOM!!!
    Já ia agora... hummmmmmmmmm...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. Adorei o seu bolo deve ser uma maravilha.um beijo Natércia))

    ResponderEliminar
  9. UAU... esse bolo ficou lindooo... agora babei e engordei pelo menos 1 kilo..ehehe

    ficou maravilhoso ;-)

    ResponderEliminar
  10. adorei a maneira como fizeste o bolo tenho que experimentar.
    adoro chocolate assim como os meus filhos.uma nova amiga beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Encharcado em saliva só de olhar para a fotografia! Delicioso...

    ResponderEliminar
  12. UAU!!! mesmo ao género da bruxinha LOL

    ResponderEliminar
  13. Acho que também não vou resistir!
    Parece verdadeiramente delicioso...
    :-)

    ResponderEliminar
  14. hum... adoro chocolateeeee... !!! beijo

    ResponderEliminar
  15. o chocolate ficou tudo embaixo...:(( acho que tem que especificar na receita que é pra passar o chocolate na farinha de trigo antes de colocar na massa.
    substitui margarina por iogurt e ficou muito bom.

    ResponderEliminar

Imprimir