Bife com molho de Mostarda e Chips de Batata Doce

Este é resultado de quando levamos o marido para fazer compras connosco no supermercado. É que normalmente faço as compras sozinha. Pego na minha lista de compras, calço uns sapatos mais confortáveis, e lá vou eu.
Mas desta vez tive a companhia do M. que lá me fez o choradinho a pedir uns bifinhos de vaca para o jantar. E eles vieram. Porque ele merece todos estes miminhos e mais alguns.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifes de vaca com cerca de 150gr cada
2 batatas doces médias
150ml de cerveja
2 colheres de sopa de mostarda de grão à antiga
1 colher de sopa de molho inglês
1 colher de sopa de condimento de mostarda (Savora)
150 ml de natas
1 colher de sopa de manteiga
2 dentes de alho
2 ovos
sal e pimenta q.b.
flôr de sal

Peparação:

Leve a manteiga a derreter e deixe aquecer bem. Tempere os bifes com sal e pimenta e frite-os durante 30 segundos de cada lado. Retire e reserve.
Ao molho que entretanto se formou na frigideira junte os dentes de alho esmagados, 1 colher de mostarda de grão, o condimento de mostarda, o molho inglês e a cerveja. Deixe ferver até o alcool da cerveja ter evaporado e o molho estar com a consistência de um xarope.
Finalize o molho juntando as natas, a restante mostarda e rectificando de sal e pimenta. Assim que levantar fervura acrescente os bifes à frigideira e deixe cozinhar uns minutos.
Entretanto lave bem as batatas doces e corte-as em rodelas finas mas mantendo a casca. Seque-as bem e leve-as a fritar em óleo quente até estarem douradas. Tempere-as com flôr de sal.
Estrele os ovos.
Sirva os bifes bem regados com o molho, o ovo "a cavalo" e os chips de batata doce. Acompanhe com uma salda de folhas verdes variadas.

Bom Apetite!

17 comentários :

  1. esse molho de mostarda ficou um maximo!! e o aspecto é optimo! beijos

    ResponderEliminar
  2. Amei...
    Venha uma dose...
    Jinhos fofos

    ResponderEliminar
  3. molhos são tão bons. . . ficou óptimo :)

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  4. Ficou uma verdadeira tentação :p
    E se o maridinho merece.. Toca a fazer-lhe as vontadinhas!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Este molho deve ter ficado uma delícia. Adorei o pratinho.
    Acho que não vou conseguir resistir muito mais tempo sem provar esta tal de batata doce.
    Maravilhoso.

    ResponderEliminar
  6. O que gostei mesmo foi de saber que fritas as batatas doces!
    Parece-me uma óptima ideia!
    Tenho de fazer também.

    ResponderEliminar
  7. Está com um aspecto delicioso. Gostei bastante :-P

    Bjokas

    ResponderEliminar
  8. Joao Costa11:41

    Desculpem a minha ignorância mas o que é "mostarda de grão à antiga" e condimento de mostarda é a mostarda normal ? :)

    Bom aspecto :)

    ResponderEliminar
  9. que bommmm.... delicia!
    essa das batatas doces nunca experimentei.

    ResponderEliminar
  10. Condimento de Mostarda é aquilo que nós vulgarmente designamos por mostarda, como por exemplo a Savora.
    A Mostarda de Grão à antiga é mesmo mostarda e em vez de ser uma pasta homogénea de cor amarela, ainda etm os grãos à mostra. Encontra-se nos supermercados ao pé da mostarda de Dijon. Há já em quas todo o lado.
    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  11. Não sou muito dada a molhos por isso dispensava mas, o bife e a batatinha doce, aceitava concerteza.
    Adoro batata doce cozinhada de todas as formas.
    Ainda ontem "roubei" do prato da minha mãe uma batatinha doce frita porque a minha refeição era diferente da dela e não tinha batatas.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Por mim, está uma refeição perfeita! :) bjinho

    ResponderEliminar
  13. tudo o que leva mostarda é bom!! e o meu Gato tb adora!! COPIADISSMA!!!! ADOREI

    ResponderEliminar
  14. Amei esta receita! fabulosa! vou levar comigo para experimentar! posso? bjinho grd*

    ResponderEliminar
  15. Que miminho bom!!! Eu adoro bifes com molho de mostarda! =) Podia perfeitamente ter comido um desses! Eheheh!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  16. Não sei o que me arrasa mais nesta receita, se o molho(sou doida por molhos) se os chips de batata doce que nunca me tinha lembrado!
    Lindo!

    bjos

    ResponderEliminar
  17. bem o maridinho foi bem mimado.
    blo prato
    beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir