Lombo de Porco em Salmoura

Lembram-se desta receita? Feita com uma deliciosa oferta da Agricabaz? (Entretanto já recebi outra oferta que eu muito agradeço. E para quem quer os produtos biológicos entregues em casa façam o favor de ver aqui!)
Pois bem, voltei a utilizar o sal que tão gentilmente me enviaram para preparar este lombo cuja ideia retirei do blogue da Elvira.
Tirando o facto de necessitar de ficar na salmoura cerca de 1 semana, é uma receita muito simples de preparar e com um sabor delicioso e inconfundível. Apesar de eu ter preparado o meu lombo assado (e não ficou nada seco, mas sim bem suculento), podem também cozê-lo num caldo aromático.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 lombo de porco com cerca de 1 quilo
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de sal para grelhados (com alho, oregãos e alecrim)
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de sal picante para grelhados (também com piri-piri)
1/2 chávena (cap. total da chávena 230ml) de açúcar
2 folhas de louro
1 colher (chá) de grãos de pimenta preta
2 cravinhos
2 colheres de sopa de azeite
100ml de vinho branco

Preparação:

Numa taça de louça vidrada e com tampa coloque o sal, o açúcar, o louro, as pimentas e o cravinho. Coloque depois o lombo de porco e cubra com água fria. Tape e guarde no frigorífico entre 5 a 7 dias antes de cozinhar o lombo.
Quando for cozinhar o lombo coloque-o numa assadeira, regue com o azeite e o vinho branco e tape-o com papel de alumínio.
Leve a assar em forno quente (180ºC) durante 1h30. (Atenção que este lombo não fica com o aspecto douradinho que a carne assada costuma ter, mas é muito saboroso!)
Sirva com batatinhas assadas e legumes cozidos ou salada.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. essas fatias deixaram-me a salivar....ainda bem que é de manhã....!!! UAU!! que aspecto TAO BOM!!!!

    ResponderEliminar
  2. Mãe12:14

    Que saudades dos alimentos conservados no sal de antigamente! Que sabores qd tudo era natural...E não foi assim há tanto tempo. Pois esse lombo, deve ter um gostinho!Quem me dera tê-lo já prontinho na mesa do almoço... Bj Mãe

    ResponderEliminar
  3. Tem um aspecto muito bom, uma pergunta não fica salgado?

    Beijos

    ResponderEliminar
  4. Fico muito feliz por ter testado. É uma receita deliciosa. Acho que vale mesmo a pena experimentar. :-)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  5. Hei-de experimentar, tenho saudades da salmoura que a minha avó fazia. Sabia sempre tão bem...

    ResponderEliminar
  6. Também tenho usado esse sal e é muito bom.
    Tenho que experimentar essa salmoura, a minha avó costumava conservar assim a carne de porco há muitos anos atrás, é bom rever velhos hábitos :)
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar

Imprimir