Porridge com Canela e Maçã

Para começar bem a semana, e agora que parece que o tempo frio começou a chegar, deixo uma sugestão de um pequeno almoço nutritivo e saboroso onde, a cada colherada nos chegam os cereais, os lacticínios e a fruta. Uma refeição completa numa taça.
Porridge não é mais do que o nome inglês das papas de aveia. E não pensem que papas de aveia são uma mistela sem sabor. São sim uma mistura cremosa que foi aqui enriquecida com os sabores da canela e da maçã.
Não demora mais do que 10 minutos a preparar e poderá ter várias combinações: com banana e mel são também deliciosas.
Bom início de semana a todos!

Ingredientes para 2 pessoas:
(Adaptado de Jamie´s Ministry of Food - Página 300)

100gr de flocos de aveia
375 ml de leite, água ou leite de soja (eu usei uma mistura de leite e água)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar (os menos gulosos podem omitir)
1 maçã
1 colher de sopa de canela

Preparação:

Leve os flocos, o leite (ou água) e uma pitada de sal ao lume. Quando começar a ferver reduza para o mínimo e vá mexendo durante cerca de 5 minutos. Quanto mais mexer mais cremosas vão ficar as papas de aveia. Se necessário junte um pouco mais de leite ou água de modo a ter umas papas mais líquidas ou mais secas.
Quando a aveia estiver cozida, junte o açúcar, a canela e a maçã previamente descascada e ralada. Deixe cozinhar mais 1 minuto mexendo bem.
Sirva de imediato polvilhado com um pouco mais de canela se desejar.

Bom Apetite!

16 comentários :

  1. Bom dia!
    Que rica sugestão, parece que estava a ler os meus pensamentos (aliás, não seria a primeira vez, eheeh). Ando cheia de vontade de experimentar papa de aveia para a minha filhota de 15 meses, mas não tinha a certeza de como fazer. Vou omitir o açúcar, mas a canela mantenho, ela gosta muito ;)
    Obrigada e óptima semana aí em casa!
    Ana

    ResponderEliminar
  2. mas que rico pequeno almoço. e fica um creme mesmo saboroso e polvilhado com canela...do melhor!!! beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Bom dia!
    Realmente é um rico começo de dia. Costumo usar maçã cozida e adoro. Cozo duas ou 3 maçãs e guardo no frigorífico o que dá para várias vezes.
    Desde que provei, não quero outra coisa!
    Bom dia para todas e boas refeições!

    ResponderEliminar
  4. Um aspecto simplesmente divinal :)

    Beijocas e boa semana**

    ResponderEliminar
  5. Adoro papa de aveia.

    É o meu pequeno almoço habitual por isso, no meu blog tenho um post sobre esta papa deliciosa.

    Bjs

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Concordo inteiramente com o facto das papas não terem de ser sensaboronas e sem graça! A combinação de sabores tem de ser perfeita para os dias frios que se avizinham. :)

    ResponderEliminar
  7. E que bela e deliciosa forma de começar o dia!! Beijinhos.

    ResponderEliminar
  8. Pois foi neste blog que há muito tempo encontrei uma receita de papinhas de aveia. Nunca mais deixei de fazer :) Papas cozidas em leite com maçã ou outra fruta e canela...

    O meu pai inventou uma versão dele: chá a ferver deitado em cima das papas, depois banana cortada por cima :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Que combinação perfeita:
    maça e canela.
    Adoro!!!!
    Essa entra para o meu caderno de receitas.
    bjs

    ResponderEliminar
  10. Bela receita com aveia , que aqui em casa só vai na banana ou no leite. Bjs

    ResponderEliminar
  11. Olá,tem um mimo p/vc lá no meu cantinho!!!

    Bjs...Delícia esta sobremesa!!!

    ResponderEliminar
  12. Que engraçado.. Na Finlândia eles comem porridge ao almoço ou ao jantar, e dizem que faz uma refeição perfeita. Eu sempre preferi carne ou peixe com salada, ter uma refeição somente de papas nunca me atraiu, mas agora que o Inverno está a iniciar vou experimentar esta receita! :)

    ResponderEliminar
  13. mas que boas estas tuas papas.
    um epqueno almoço bem rico e saboroso
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Eu tenho feito papas como estas, mas usando banana esmagada em lugar da maçã. A banana, sendo mais doce, substitui por completo o açúcar. A raspa de limão adicionada à canela também vai muito bem!

    ResponderEliminar
  15. Estou a experimentar hoje pela primeira vez e estou adorar. Agora vou testar mas com outras variações.

    ResponderEliminar
  16. Muito boas, mas gosto sempre de substituir o açúcar pelo mel.

    ResponderEliminar

Imprimir