Back to Basic #7 - Maionese Caseira

Não há nada melhor do que uma boa maionese caseira. E, não há nada mais simples de fazer. Basta uma varinha mágica, alguns ingredientes e em apenas 1 minuto fica pronta, sem talhar ou deslaçar.
Sei que há pessoas que não gostam muito de fazer maionese caseira por causa dos ovos serem utilizados crus. Mas, desde que usem ovos frescos e que mantenham a maionese no frio, o risco é pequeno. (Excepção feita para as grávidas e as crianças pequenas que devem evitar comer ovos crus e claro, os alérgicos!)

Ingredientes:

1 ovo
150ml de óleo de girassol ou amendoim
sumo de 1/2 limão
sal e pimenta q.b.
1 colher de chá de mostarda

Preparação:

No copo da varinha mágica coloque o ovo inteiro, o sumo de limão, a mostarda e tempere de sal e pimenta. Junte depois 1/3 do óleo e ligue a varinha mágica fazendo movimentos para cima e para baixo emulsionando todos os ingredientes. Vá depois acrescentando o restante óleo, em fio, ao mesmo tempo que mantêm o movimento da varinha mágica. No final a maionese deverá estar espessa. Rectifique de sal e pimenta e guarde no frigorífico até servir.
A esta receita base poderá juntar alho, ervas aromáticas, ketchup, caril e fazer as combinações de maionese que desejar.

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. HUmmm, eu tb amo maionese caseira!!!E já faz muitos anos que eu não faço!!!

    Bjs...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo07:48

    gostaria de ver tu ao vivo beijinhos raquel

    ResponderEliminar
  3. Finalmente, a primeira vez que faço uma maionese consistente e saborosa!
    Obrigada pela receita!!

    ResponderEliminar

Imprimir