Enrolados de Canela

Não é a primeira vez que faço esta massa de enrolados. Já da outra vez tinha gostado muito: porque é simples, rápida e fica super fofinha e com aspecto de ter sido preparada na melhor pastelaria da terra.
Voltei então a repetir a massa, mas desta vez decidi rechear com uma mistura de canela. Ficaram delicioso! E foi difícil não os comer todos, principalmente ainda mornos.
Uma sugestão para o pequena almoço (ou lanche) de fim de semana!

Ingredientes para cerca de 9 unidades:
Receita da massa de Mafalda Pinto Leite "Cozinha para quem Quer Poupar", página 32

Para a massa:
125 ml de leite morno
1 saqueta de fermento granulado (usei Vahiné)
 2 colheres de sopa de açúcar
1 ovo batido
2 chávenas ( chávena usada com 230ml de capacidade) de farinha sem fermento
60g  de manteiga
Leite ou gema para pincelar

Recheio:
60g de manteiga
60g de açúcar
2 colheres de chá de canela

Cobertura:
50ml de leite
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de canela

Preparação:

Comece por preparar a massa. No robot de cozinha com a pá de plástico, ou na batedeira com a opção de gancho, misture a farinha com o fermento. Adicione depois a manteiga, o leite morno, o açucar e o ovo. Bata tudo na máquina durante alguns minutois até a massa formar uma bola. Poderá ser necessário juntar um pouco mais de farinha ou de líquido. No meu caso tive de juntar um pouco mais de farinha até o robot de cozinha formar uma bola macia e elástica.
Transfira para uma tigela e tape com papel aderente. Coloque num local quente (eu costumo colocar dentro do microondas sem o ligar) e deixe levedar durante 40 minutos.
Aqueça depois o forno a 180ºC. Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal.
Ponha a massa na banca da cozinha previamente polvilhada com farinha e estenda a massa de modo a formar um rectangulo. Faça o recheio misturando a manteiga derretida com o açúcar e a canela. Espalhe depois toda a mistura sobre a superfície da massa e enrole-a depois como se fosse uma torta, começando pela parte mais comprida. Corte depois em 9 fatias do mesmo tamanho.
Disponha depois as fatias lado a lado com a parte cortada virada paracima. Pincele com leite ou gema por cima dos enrolados e deixe levedar mais 30 minutos longe das correntes de ar.
Leve ao forno por 30 minutos ou até estarem dourados.
Entretanto preparae a cobertura levando o leite a aquecer com o açúcar e a canela até começar a ferver. Deixe arrefecer e assim que retirar os enrolados do forno pincele-os com a cobertura.
Sirva quentes ou, se os quiser preparar com antecedência como eu fiz, aqueça cada um dos enrolados cerca de 20 segundos no microondas antes de servir.

Bom Apetite!

24 comentários :

  1. devem ser óptimos! E pode-se fazer de véspera e aquecer de manhazinha para um pequeno almoço aromático e saboroso. hehheh

    ResponderEliminar
  2. Que lindos!! :D
    E com canela devem ser super apetitosos!!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Adoro este tipo de receitas!... Já está anotadinha!... então com o fds à porta....
    babette

    ResponderEliminar
  4. Os meus preferidos ADORO!!!!!!

    ResponderEliminar
  5. Mas que tentação!!!

    Agora que (esperamos) o tempo fique mais fresco, sabe mesmo bem este género de lanche!

    ResponderEliminar
  6. ha muito que não aparecia por aqui... e claro que o blogue continua soberbo!
    parabens

    ResponderEliminar
  7. Cristina Costa12:18

    Bom dia Colher de Pau,
    como sempre uma proposta que deixa água na boca!
    Queria dizer-lhe que todas as suas receitas que tenho experimentado ficam excelentes.
    Queria ainda pedir-lhe sugestões para uma sobremesa rápida e prática para comer ao ar livre (picnic).
    Obrigada pela ajuda.
    Cristina Costa

    ResponderEliminar
  8. Cristina Costa12:19

    Bom dia Colher de Pau,
    como sempre uma proposta que deixa água na boca!
    Queria dizer-lhe que todas as suas receitas que tenho experimentado ficam excelentes.
    Queria ainda pedir-lhe sugestões para uma sobremesa rápida e prática para comer ao ar livre (picnic).
    Obrigada pela ajuda.
    Cristina

    ResponderEliminar
  9. Sónia Lopes13:14

    Que apetitosos!!
    Será que dá para amassar na maquina do pão?
    Obrigado. Sónia

    ResponderEliminar
  10. Olá boa tarde.
    Tenho uma dúvida. Nos ingredientes da massa onde diz 2 chavenas (230ml) de farinha, o que quer dizer?
    são 2x 230ml ou as 2 chavenas equivalem a 230 ml? obrigada!

    ResponderEliminar
  11. Também uso muito esta massa da Mafalda Pinto Leite, É super fácil e delciosa. Já vi que estamos em sintonia, poois também já fiz com recheio de chocolate ( mas sem nutella) e também com canela ( tipo cinammon rolls) mas juntei também maçã! Gostei muito do resultado, mas a ideia só da canela também me agrada muito! Beijo

    ResponderEliminar
  12. Beatriz22:41

    Boa noite, gostaria de experimentar essa receita e só para confirmar: para fazer sem makina/batedeira, posso fazer a massa á mão á vontade?

    ResponderEliminar
  13. Mafalda11:26

    Ola, há já algum tempo que sigo quase diariamente este blog, mas só ontem decidi experimentar uma receita - sou fã de enrolados de canela! O balanço geral foi positivo, gostei, mas como não sou grande cozinheira tenho que dar algum desconto à minha aselhice culinária. No entanto, achei a massa um pouco "sem graça". Tem alguma sugestão para a tornar mais saborosa?

    ResponderEliminar
  14. Mafalda11:27

    Ola, há já algum tempo que sigo quase diariamente este blog, mas só ontem decidi experimentar uma receita - sou fã de enrolados de canela! O balanço geral foi positivo, gostei, mas como não sou grande cozinheira tenho que dar algum desconto à minha aselhice culinária. No entanto, achei a massa um pouco "sem graça". Tem alguma sugestão para a tornar mais saborosa?

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:18

    Boa tarde Colher de Pau. Ontem experimentei fazer esta receita, porque os olhos também comem :)e estes enroladinhos parace que dizem: "come-me" :)mas ficaram super duros :( o erro foi na farinha de certeza... quanto será de farinha mas em gramas?
    Aproveito para te dar os Parabéns, tens aqui receitas óptimas e super fáceis de se fazer, muitos Parabéns mesmo.

    Um beijinho grande e bom fim-de-semana

    Paula Tomás Mota
    thomaz_paula@hotmail.com

    ResponderEliminar
  16. Também já fiz e é mesmo difícil resistir-lhes, especialmente logo após de serem retirados do forno :)

    ResponderEliminar
  17. Olá. Eu sou um bébé de um ano que tem uma estença má formação no cerebro que não me deixa desenvolver como os outros bébés. Actualmente sou igual a um bébé de 3 meses. Ainda não me sento, não seguro a cabeça nen tão pouco me endireiro. Só como de biberom.
    Á coisa de dois meses começarão as crizes de convulções que atualmente parece terem acalmado um pouco. O meu futuro não é muito sorridente. Vou ter de andar de cadeira de rodas. A minhã mentalidade não irá álem dos 3 anos. Tambem vou ter bastantes problemas a falar. A minha esperança de vida não vái além dos 20 30 anos. já tenho um blog que é www.cebolinhafeliz.blogspot.com. Visitem-me e sáibam mais

    ResponderEliminar
  18. Fantásticos!
    E devem ter ficado bem apetitosos.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Anónimo14:40

    Olá Colher de Pau.
    Eu sou gulosa, mas as suas receitas são uma tentação.
    Para quando a receita do bolo (penso que de chocolate) que está no perfil do Facebook?
    Obrigado por partilhar e saudações muito doces.

    ResponderEliminar
  20. Experimentei ontem fazer estes enroladinhos e sairam muito bem... Mas acabaram por demorar menos de 30 minutos (suponho que os tempos variem da forno para forno). Ontem souberam-me bem, mas hoje sabem ainda melhor.

    ResponderEliminar
  21. mas que bonitos linda
    eu vou adorar estes enrolados
    e um aoptima sugestao para um pequeno almoço demorado:-)

    ResponderEliminar
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  23. ola tudo bem sera, que da para fazer essa massa na mão pois não tenho nem uma maquina nem outra rsrsrrsrs, eu so tenho copo de 240 ml e 250 ml qual dos 2 posso usar...

    ResponderEliminar

Imprimir