Aveia com Banana, Canela e Mel

Começar bem o dia. Acordar cedo e tomar o pequeno almoço. Desta vez aveia, banana, canela e um toque e mel para dar energia, força e saúde logo pela manhã.O prazer de tomar o pequeno almoço com calma e sem pressas. Saber que é a mais importante refeição do dia e que estamos a alimentar o nosso corpo que esteve sem alimento durante muitas horas. Aumentamos a nossa concentração, capacidade de trabalho, prevenimos algumas doenças e garantimos uma dose certa de energia ao longo do dia.
Tudo isto numa taça de aveia com banana, canela e mel.

Ingredientes para 1 pessoas:

1 medida de flocos de aveia
2 medidas de água
sal q.b.
1 banana pequena
canela em pó q.b.
mel a gosto

Preparação:

Leve a água temperada e sal e com a aveia ao lume e deixe cozinhar cerca de 4 minutos mexendo sempre até esta estar a seu gosto.
Retire e coloque a aveia numa tigela. Corte a banana em rodelas finas e coloque sobre a aveia. Polvilhe cm canela e com mel a gosto e coma com vontade par começar bem o dia.

Bom Apetite!

26 comentários :

  1. O meu pequeno-almoço é diariamente algo do género mas nunca teria tempo para o fazer dessa maneira... Assim, faço-o de véspera, às vezes até faço para mais do que uma refeição de cada vez.

    Fica aqui a minha "receita" (quantidade para uma refeição): coloco uma colher (de sopa) de flocos de aveia integral, com uma colher (de sopa) de linhaça ralada e uma maçã pequena (ou uma pêra pequena, ou dois kiwis pequenos) num copo medidor e adiciono leite até este atingir a marca dos 250mL. Trituro tudo muito bem com a varinha mágica ou com o liquidificador e guardo no frigorífico!

    No dia seguinte, é só colocar numa taça e aquecer no microondas por um minuto, et voilá! Nestum light feito em casa! :P às vezes gosto de polvilhar a papa com canela, ou com cacau em pó, mas isso fica ao critério de cada um...

    Enjoy!

    ResponderEliminar
  2. Hummm... pelos ingredientes deve ser uma dleicia!

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Anónimo10:11

    Quais são as medidas? Queria fazer igual mas misturava depois de arrefecerem com iogurte. Adorei :) Inês

    ResponderEliminar
  4. Pena que ter tempo para tomar um pequeno-almoço com calma só aconteça ao fim de semana :D

    ResponderEliminar
  5. Joana,
    Na nossa casa é o café da manhã diariamente, com pequenas variações, como tomamos frio, pois aqui é quente o ano inteiro.
    Bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  6. Esta foi a primeira sugestão do meu blog por ser também a primeira refeição do dia.E sabes que mais a minha pequena adora.

    Bjinhos Sandra

    ResponderEliminar
  7. Eu também adoro este pequeno-almoço! Gosto tanto das papinhas de aveia, que às vezes até as preparo também para o lanche! É só preciso ter um bocadinho de cuidado, pois com leite e passas de uva, como eu as costumo fazer, engordam um bocadinho!

    Bom fim-de-semana a todas.

    ResponderEliminar
  8. Gosto muito de Aveia e por acaso costumo por canela, mas com banana nunca experimentei.
    A experimentar um dia.

    Beijinhos
    Ângela
    http://aventurasnacozinhadaangela.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:34

    Valee pela receitinha. Vou experimentar.

    ResponderEliminar
  10. Tenho pena de não conseguir fazer umas papas de aveia decentes.... já experimetei mais que um =(

    ResponderEliminar
  11. Dos meus pequenos almoços favoritos. Só substituo o mel por xarope de agave... Fica óptimo! E descobri que as papas feitas com leite de soja ainda ficam melhores!

    ResponderEliminar
  12. A unica coisa qe alterava era a banana, qe nao gosto nada, mas de resto bem apetitoso ^^

    ResponderEliminar
  13. Um pequeno almoço com um toque britanico :)

    ResponderEliminar
  14. É o pequeno almoço de eleição do meu pai. E tem sido o meu pequeno almoço de fim-de-semana. Sabem tão bem! Costumo adoçar com um pouco de açucar amarelo e coloco figos secos e noz picada por cima. Fica uma delícia. Tenho de experimentar com banana. Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Que fomeee!! Muita vontade de comer isso agora :) Isso tem um nome? Comia muito quando era criança :)

    ResponderEliminar
  16. Anónimo01:43

    Já estou a seguir o seu blog! As imagens deixaram-me com água na boca, imagino se provasse :)
    Também adoro cozinhar e tento sempre inovar.
    Tenho a certeza que irei tirar daqui muitas ideias para uns almoços ;)
    beijinho*

    ResponderEliminar
  17. Boa ideia. Estava mesmo a precisar de uma receita para o pequeno almoço de amanhã. Não gosto de papas de aveia simples e normalmente ponho nozes, sultanas, e maple syrup mas, de momento, não tenho nozes nem maple syrup. Mas tenho os ingredientes da tua receita incluindo bananas orgânicas madurinhas! Muito obrigada :-)

    ResponderEliminar
  18. Foi o meu lanche de domingo :) delicioso!!

    ResponderEliminar
  19. Adorei, experimentei a primeira vez e voltei a repetir. O meu lanche de ontem foi esta delicia. Muito bom!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo17:35

    É delicioso!

    Costumo pôr uma casquinha de limão enquanto eles fervem.

    Maria:)

    ResponderEliminar
  21. Senti-me tentada a tentar, mas sem o mel...

    Beijinhos,
    Alexandra

    http://smpldays.blogspot.com/
    http://mimoseprendas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. InÊs,

    A medida depende da quantidade de pessoas que está a cozinhar.
    Cerca de 1 chávena de chá (220ml) para 2 a 3 pessoas.

    Joana

    ResponderEliminar
  23. Tânia11:53

    Olá Joana,

    Lembro-te de ter lido no seu blog que fazia papa de aveia para o Zé Maria, com leite de bébé. Será que pode partilhar como o faz? gostaria de dar ao meu bébé. Obrigada, tania

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tânia,

      Para o Zé Maria o que eu faço primeiro é triturar a aveia até ficar com uma espécie de farinha. Depois coloco num tachinho 150ml de água e cerca de 4 colheres de sopa de aveia triturada e deixo cozinhar, mexendo sempre até engrossar. Depois, já fora do lume, é que junto o leite dele - cerca de 60ml de leite adaptado já preparado - e mexo bem.
      Se ele já beber leite normal, pode fazer logo com leite, o leite adaprato é que não deve ser fervido.
      Espero ter ajudado,
      Joana

      Eliminar
  24. o meu Pequeno almoço é feito na liquidificadora: uma banana, polvilhar a gosto com canela, uma colher de sopa de flocos de aveia, uma colher de sopa de linhaça, uma colher de sopa de sementes de abobora e uma colher de sopa de mel!! TRITURAR muito bem e beber!! é uma delicia e combate muitas doenças ou previne as mesmas. 20 minutos antes deste sumo bebo um copo de água com limão.

    ResponderEliminar

Imprimir