Sopa Cortadinha com Feijão

As sopas não são muito consensuais cá em casa. Eu gosto de sopas cremosas e espessas, sem "entulho" e não gosto mesmo nada de massa na sopa. O M. pelo contrário, gosta de sopas bem compostas com massa, feijão e couves.
Na maioria das vezes ganham as minhas sopas, apesar de também serem frequentes outras favoritas de ambos como sopa de feijão verde, agrião ou espinafres. Mas por enquanto, as noites ainda são frias apesar dos dias quentes que anunciam a primavera, o que faz com que uma sopa farta e reconfortante de legumes cortadinhos e feijão seja ainda perfeita e aconchegante. Como o M. gosta.

Ingredientes para 4 pessoas:

1 cenoura grande
1 cebola
1 dente de alho
1/2 cabeça de nabo pequena
1 raminho de salsa
50g de chouriço
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
350g de feijão vermelho cozido + caldo de cozedura q.b.
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Descasque o nabo e a cenoura e corte-os em cubos pequenos. Descasque também a cebola e corte-a também em pequenos pedaços e esmague o dente de alho. Corte o chouriço em cubos.
Leve um tacho ao lume com o azeite e junte o dente de alho esmagado. Acrescente depois o nabo, a cenoura e a cebola e deixe "suar" dois minutos. Acrescente o chouriço também em cubos e um pouco de salsa picada. Tempere com sal e pimenta e deixe refogar uns minutos. Acrescente a polpa de tomate e um pouquinho de água, tape e deixe ferver até os legumes ficarem macios mas sem se desfazerem.
Acrescente depois o feijão cozido e um pouco de caldo da cozedura de modo a ficar com uma sopa espessa. Rectifique de sal e pimenta e deixe ferver mais uns minutos para apurar antes de servir.
Sirva polvilhada com salsa fresca picada.

Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Nós também amamos sopas, tal como a sopa creme de abacate que publiquei hoje, comemos quando o clima está um pouco menos quente.
    Linda e apetitosa sopa, adorei.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. Isabel Mira12:13

    Eu gosto muito dos cremes mas no inverno tenho de concordar com o M.:)
    Só uma pergunta como cozes o feijão? Tenho várias versões e gostava que partilhasses a tua... a ultima vez cozi com um tomate e uma cebola e ficou ópitmo!
    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel,

      Cozo quase sempre da mesma maneira: panela de pressão com 1 cebola, uma folha de louro, sal e azeite.
      Depois congelo em caixinhas juntamente com o líquido da cozedura e assim tenho feijão sempre pronto a gastar.
      Poder ver mais aqui: http://economiacadecasa.blogspot.com/2010/01/economia-domestica-feijoes-e-caixas-de.html

      Joana

      Eliminar
    2. Isabel Mira13:07

      Obrigado Joana.
      Eu também faço assim, tenho no congelador feijão frade, grão etc.
      Com o feijão encarnado como há várias receitas em que os podes usar, tenho ouvido várias versões para os cozer, a ultima que utilizei (com o tomate e a cebola) foi para fazer uma feijoada que ficou maravilhosa! (modéstia á parte) :) tudo á conta do feijão.
      Isabel

      Eliminar
  3. Anónimo14:26

    Adoro feijão!

    Www.levedar.com

    ResponderEliminar
  4. Adorei o seu blog, tenho acompanhado e segui o seu exemplo e criei um blog meu das minhas receitas, gostaria de realizar uma troca de links? O meu blog é http://asreceitasdapolly.blogspot.com/ se assim aceitar envie-me um email para asreceitasdapolly@gmail.com Bom trabalho!
    Vou continuar a seguir o seu blog.

    ResponderEliminar
  5. eu tambem sou amis apolojista de cremes mas esta bem apetitosa esta sopa
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. eu tambem adoro sopa com ''entulho'' :)
    bjus
    Cila

    ResponderEliminar
  7. Anónimo23:26

    Mais uma optima receita Joana. Eu confesso que adoro sopa, seja ela mais em creme ou mais 'de entulho'. Mas por norma faço mais em creme :) Esta ficou com um aspecto fantástico. Tania *

    PS: anciosa pelo novo livro!

    ResponderEliminar
  8. hmmm cá em casa, todos os dias comemos sopas, mas é o meu marido a fazer :) As filhotas diezem que eu não tenho jeito para sopas ...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:15

    Aqui em casa também não somos muito fãs de sopas, mas sempre damos uma experimentada de vez em quando! Adorei a apresentação!

    ResponderEliminar
  10. Este post podia ter sido escrito por mim pois não há consenso quanto às sopas aqui em casa... mas eu gosto com as coisas lá dentro e o filho também mas a filha adora cremes e o marido passa :P
    Levei esta receita para "testar" :)

    ResponderEliminar

Imprimir