Caril de Curgete

Sentei-me no sofá e abri a revista que tinha acabado de chegar pelo correio. Fui folheando, vendo as receitas sem grande atenção, apenas para me inteirar das novidades. De repente para numa página onde está um caril de curgete (ou melhor de “marrow” que é uma curgete grande, quando já parece mais abóbora do que curgete!) e decido que é isso mesmo que vou preparar para o jantar, como acompanhamento da carne que tinha tirado.
Para quem está habituado a comida indiana, é uma espécie de baji de batata, mas em versão legume. Perfeita para quem quer ou tem de cortar nos hidratos de carbono e necessita na mesma de se sentir satisfeito com uma refeição.
Eu gostei muito e acho que descobri uma receita perfeita para ir usando as curgetes de maneira diferente.

Ingredientes para 2 pessoas:
(adaptado de “Good Food”, Setembro de 2013, pág. 48)

1 curgete média
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de chá de sementes de mostarda
1 colher de chá de sementes de cominhos
2 dentes de alho
1 colher de chá de curcuma (açafrão das índias)
1 colher de chá de piri-piri moído
1 colher de chá de coentros em pó
½ limão
Sal q.b.
Coentros frescos picados

Preparação:

Lave a curgete e descasque-a. Corte-a depois em cubos e leve-a a cozer, até ficar macia, em água temperada de sal.
Entretanto aqueça o óleo numa frigideira ou tacho baixo e largo e acrescente as sementes de mostarda e os cominhos em grão. Assi que começarem e fritar e a estalar, acrescente a cebola cortada fininha e os dentes de alho bem esmagados. Mexa bem e acrescente as restantes especiarias deixando fritar cerca de 10 minutos ou até a cebola estar mole e começar a caramelizar.
Junte depois a curgete previamente escorrida e envolva-a bem na mistura das especiarias. Deixe cozinhar mais alguns minutos até a curgete ficar mesmo muito cozida e ser possível esmaga-la grosseiramente com a colher de pau.
Retifique de sal e regue com um pouco de sumo de limão.
Sirva como acompanhamento ou prato principal vegetariano, polvilhada com os coentros frescos picados.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Um caril diferente! Deve ser optimo!

    ResponderEliminar
  2. Cristina13:18

    Joana, as suas curgetes são iguais às que compramos no hipermercado, ou são maiores (às vezes bem maiores)?
    É que eu, quando vou visitar os meus pais por esta época, trago sempre algumas, mas são sempre bem maiores do que as que compramos por aqui. Além disso têm as sementes grandes, escuras e mais duras, embora não tanto como as de abóbora.
    Também tenho feito várias receitas com curgete e esta é mais uma boa sugestão. Uma de que também gosto, está no seu último livro. Acho que é curgete salteada, mas não me lembro bem... Por falar nisso, está na altura de repeti-la!...
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Interessante sugestão para preparar a courgette de forma diferente. Acho q as courgettes aqui do quintal são 'marrows', parecem abóboras ovais de verdes, de tão grandes que estão! Bjinhos.

    ResponderEliminar
  4. Que aspecto bom, delícia!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Imprimir