Muffins de Banana com Farinha Integral, Amêndoas e Mel

Estão a ver aquele anuncio, em que um adepto do Benfica “faz desaparecer” o seu comando da televisão para estar sempre a ver Benfica TV? Pois por aqui é quase a mesma coisa, com a diferença que não é o canal do Benfica TV que está sempre “on”, mas sim um dos canais de culinária. Ora Food Network, ora 24 Kitchen, há sempre muitas coisas para descobrir, receitas novas e programas deliciosos (tudo bem, uns melhores do que os outros!)
Dos meus programas favoritos é o “Doce Diário” (Cake Diaries) da Rachel Allen. Desde bolos simples, a bolos complicados, mas sempre receitas relativamente simples e com muito bom aspeto. Mesmo o que eu gosto.
Há uns tempos vi-a fazer estes muffins de banana com farinha integral, amêndoas e mel. E não descansei enquanto não os preparei. São perfeitos para o pequeno almoço ou lanche, e para colocar rapidamente na marmita antes de sair de casa.

Ingredientes para 12 muffins:
(Cake Diaries - Rachel Allen)

175g de amêndoas com casca
150g de mel
125g de farinha de trigo
175g de farinha integral
350g de bananas
2 ovos
75ml de óleo
2 colheres de chá de fermento

Preparação:

Pique grosseiramente as amêndoas – de preferência com uma faca – e coloque-as numa taça. Acrescente as farinhas, uma pitada de sal e o fermento. Misture bem.
Noutra taça junte as bananas previamente esmagadas, o mel, o óleo e os dois ovos batidos. Envolva bem e incorpore esta mistura com os restantes ingredientes.
Forre depois um tabuleiro de queques com forminhas de papel frisado e encha-as depois com a mistura.
Leve a cozinhar em forno pré-aquecido a 180ºC, durante cerca de 25 minutos. Deixe arrefecer completamente antes de guardar numa caixa hermética.

Bom Apetite!

15 comentários :

  1. Também sou uma viciada no canal 24kitchen.
    Estes muffins parecem ser deliciosos. É uma ótima sugestão!

    ResponderEliminar
  2. Lindosss:)

    Comia já

    Beijinhos

    Vanessa

    Não sei se ainda conheces o meu blog de culinária saudável que surgiu após ter perdido 42 kilos.

    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Hummm... uma delicia só!

    Beijinhos, Pri
    http://receitaesperta.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  4. Maravilhosos!
    Ficaram com uma textura deliciosa!
    Beijinho!
    Cláudia L.

    ResponderEliminar
  5. Vou já apontar a receita, vou experimentar de certeza!

    ResponderEliminar
  6. Adorei o post! Por aqui também tenho sempre ligado no food network :)

    Gosto imenso de bolos com banana, parecem deliciosos :D

    ResponderEliminar
  7. Sabrina14:39

    Adoro Muffins! Uma vez eu comi uns na Ninho Doce (http://www.locamob.com.br/confeitaria-ninho-doce/details/), uma confeitaria de Porto Alegre - Brasil, que eram parecidinhos com esses da receita.
    Vou tentar fazer em casa!

    ResponderEliminar
  8. Eu só via a Nigella e pouco mais qd dava na Sic Mulher e o Ingrediente Secreto com o HSP na Rtp2, mas agora confesso q ñ vejo progs de culinária... Esse canal existe em casa há mt pouco tempo, apenas numa das T.Vs q eu ñ uso e o tempo tb ñ é muito, mas tenho q começar a ver alguma coisa, pois esses muffins ficaram lindos! Bjinhos.
    http://cookiesanjodemel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Queria dar-lhe os parabéns pelo excelente trabalho que tem desenvolvido neste blog. E partilho da mesma opinião que cozinhar é uma forma de relaxar e de divertimento. Eu tenho apenas 16 anos mas é uma das minhas grandes paixões e inspirada também no seu blog criei um que gostava que desse uma vista de olhos (http://maisaromaesabor.blogspot.pt/). Continue o magnífico trabalho que eu continuarei a acompanhá-la. Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  10. Embora não costume comentar, gosto muito do seu blog. E acho que vou já roubar esta receita :) e fazer uns muffins para o fim de semana.

    Gostaria de lhe fazer uma pergunta: vejo que utilizou forminhas de papel. Não usa formas de silicone para os bolos e cupcakes?

    É que eu convenci a minha mãe a comprá-las, para ver se eram mesmo mais práticas, mas quando experimentámos, os queques ficaram muito agarrados, pegaram-se bastante. Eu achava que não era preciso untar este tipo de formas, mas se calhar é... Ou então há silicone de melhor e pior qualidade...

    Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana,

      Eu costumo usar as formas de silicone, mas tem que ser das que são lisinhas e brilhantes por dentro. Nessas não é preciso pôr nada, é preciso é deixar arrefecer bem e mesmo assim, quando são receitas que ficam mais húmidas fica um pouco agarrado, mas pelo ambiente, pela saúde e pelo trabalho que poupa untar, vale a pena :)
      Depois é só deixar uma pouco de molho em água, escovinha nelas e ficam perfeitas.

      Boas experiências!

      Eliminar
  11. Que lindos Muffins.
    Gostei da receita e fiquei cheia de vontade de ter esses canais.
    Bjs

    ResponderEliminar
  12. Minha nossa, isso só pode estar BOM D+... Seu Blog é um TENTAÇÃO!!!
    Quando tiver um tempinho, vem me fazer uma visita, tem receitinha nova para o almoço do Dia dos Pais no Blog :0)
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Estão lindos, gosto muito desse topo rasgado.
    Também tenho visto o programa da Rachel Allen, é bem prática e parece q as receitas resultam :)

    ResponderEliminar
  14. Fiz estes ontem, com as seguintes alterações:
    - Não consegui encontrar farinha integral, então usei um mix para pão do Pingo Doce que tem 40% de farinha de trigo integral e 10% de farinha de centeio;
    - Substitui as amêndoas por nozes;
    - Substituí o óleo por azeite;

    Resultado: ficaram óptimos :) excelente e saudável para comer ao lanche e bom para quem vai fazer exercício a seguir!

    ResponderEliminar

Imprimir