Porco com Amendoim e Legumes

Tenho dias em que sou um pouco mais criativa na cozinha. Em que não sei bem o que vou cozinhar, mas que abro o frigorífico e cozinho apenas ao sabor do que lá está dentro. Desta vez encontro muitos legumes: o pimento, a cenoura, o alho francês, a curgete, a cebola, os cogumelos e os coentros. Olho e reparo também no molho de ostra e numa taça de arroz branco. Vem tudo cá para fora e eu, naquele momento sei que vou cozinhar com aqueles ingredientes.
Do congelador saem umas bifanas de porco porque ficam bem, e corro a ir buscar os amendoins porque naquela altura fazem todo o sentido na minha cabeça.
Depois começo a cozinhar ao sabor dos ingredientes. Vou avançando sem saber muito bem onde é que tudo me vai levar. Às vezes a receitas desastrosas que comemos, mas que jamais de atreveria a repetir. Outras vezes a coisas boas. Como hoje.

Ingredientes para 2 pessoas:

2 bifanas de porco
1 colher de sopa de molho de ostra
Piri-piri moído q.b.
1 colher de chá de farinha maisena
Sal q.b.
Óleo vegetal q.b.
½ curgete pequena
½ pimento verde
1 cenoura pequena
1 cebola pequena
6 cogumelos
1 alho francês pequeno
1 dente de alho
1 pedacinho de gengibre
Amendoins sem sal q.b.
Arroz branco para servir
Coentros frescos

Preparação:

Comece por preparar a carne de porco. Corte as bifanas em tiras finas e coloque-as numa tacinha temperando-as com um pouco de sal, a maisena, o molho de ostra e o piri-piri a gosto. Envolva bem e reserve.
Entretanto corte em pedacinhos pequenos todos os legumes, reservando um pouco de alho francês em rodelas para polvilhar no final.
Leve uma frigideira antiaderente ao lume e torre cuidadosamente os amendoins até ficarem dourados. Retire e reserve.
Junte uma colher de sopa de óleo vegetal à frigideira e cozinhe a carne e a marinada até que estas esteja bem cozinhada e macia. Tenha o cuidado de estar a mexer constantemente. Retire a carne e reserve.
Se necessário, e sem lavar a frigideira acrescente um pouco mais de óleo, não mais de uma colher de sopa e acrescente os legumes previamente cortados em cubinhos, deixando-os saltear. Tempere com um pouco de sal, com o dente de alho ralado, assim como o gengibre e vá mexendo de vez em quando de forma a obter legumes cozinhados mas ainda firmes e crocantes.
No fundo de uma taça coloque um pouco de arroz branco. Sobre o arroz coloque os legumes salteados e por cima destes as tirinhas de carne de porco. Salpique com os amendoins torrados e partidos grosseiramente, os coentros frescos picados e o alho francês reservado.
Sirva de imediato.

Bom Apetite!

5 comentários :

  1. parece uma excelente ideia

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:00

    Boa combinação!

    Continua o bom trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Adoro amendoins, que bela combinação!
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro este tipo de prato!
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  5. Hummm...

    Já há muito tempo que não utilizo nem compro molho de ostras. tenho sempre é o molho de soja.

    Vou levar a sugestão comigo.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir