Salada de Massa com Rucula, Tomate e Cogumelos

Cá em casa a manhã de sábado serve, entre outras coisas para uma ida ao mercadinho biológico do botânico. É um mercadinho mesmo. Pequeno, poucos vendedores, mas mesmo assim chego sempre a casa com produtos maravilhosos. Depende dos dias!
A rúcula vem quase sempre – e a senhora que a vende já sabe bem o que eu procuro – assim como as cenouras que têm um sabor inconfundível, e os coentros. Agora há quase sempre uns pleurotos deliciosos que também costumo trazer e esta semana uns tomatinhos cereja deliciosos. Às vezes há fruta, outras não, depende da hora, dos vendedores e da estação do ano. Entre os meus avós e o que compro no mercado, já quase que não compro legumes em grandes superfícies. E a diferença no sabor é significativa.
A ida ao mercadinho fez-me chegar a casa com muitas coisas boas. E nesse dia, que havia um jantar por aqui, era uma excelente oportunidade de utilizar algumas das coisas fresquinhas e acabadas de chegar. A ementa era bem simples, e teve como acompanhamento esta salada de massa com tantos legumes bio. Estava deliciosa e não sobrou nadinha.

Ingredientes para 6 pessoas:

350g de massa curta
150g de tomate cereja
100 g de rúcula
Folhas de manjericão fresco q.b.
150g de cogumelos
2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Coza a massa em água temperada de sal até ficar al dente.
Entretanto lave bem a rúcula, os tomatinhos e o manjericão e reserve. Corte os cogumelos em pedaços não muito pequenos e pique os dentes de alho. Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite, junte o alho e os cogumelos, tempere de sal e pimenta e deixe saltear um pouco até que fiquem cozinhados.
Assim que a massa estiver cozinhada escorra-a bem e tempere com azeite para não colar. Coloque a massa numa saladeira, junte os cogumelos cozinhados, o tomate cereja, a rúcula e mexa bem. Tempere com um pouco mais de azeite se necessário. Com as mãos rasgue as folhas de manjericão e salpique pela salada. Envolva bem e sirva como acompanhamento de um churrasco, panados ou num piquenique, ou até como prato principal.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Anónimo09:43

    aiii que bommm!

    Paulinha

    ResponderEliminar
  2. deliciosa com certeza.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Faço exactamente o mesmo: ao sábado de manhã,também me desloco ao mercado de produtos biológicos da minha cidade! Adorei o aspecto desta salada de massa. :)

    ResponderEliminar
  4. Bem gostosa :)
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/08/5-edicao-escolha-do-ingrediente-e.html

    ResponderEliminar
  5. Que aspecto delicioso,
    Beijinhos

    http://www.malheiroskitchen.com.pt/

    ResponderEliminar
  6. Linda e saudável! Visita o meu novo blog - cookiesanjodemel.blogspot.pt Bjinhos!

    ResponderEliminar

Imprimir