"Tacos" de Frango com Feijão

Depois de mais um fim de semana, estamos de volta à rotina. Para a maioria as férias já terminaram, ou estão prestes a terminar, e a escola dos miúdos assim como os preparativos são agora “preocupação”. É a altura de começar a entrar novamente nas rotinas. De estabelecer planos, de recomeçar a preparar as ementas semanais. De procurar novas ideias para cozinhar todos os dias, de preferência que sejam rápidas, saborosas, nutritivas e de custo moderado.
Portanto hoje há uma receita rápida para um jantar durante a semana que, para além de ser económica é outra maneira de aproveitar as sobras de frango – quem sabe de um assado ou churrasco de fim de semana. Como sabem o desperdício de comida e de bens alimentares é uma das minhas preocupações na cozinha.
Mais uma sugestão para iniciar mais uma semana!

Ingredientes para 2 pessoas:

2 tortilhas grandes de milho ou trigo
½ chávena de frango cozinhado e desfiado
½ chávena de feijão vermelho cozido
1 tomate
½ pimento verde
1 cebola pequena
1 dente de alho
Sal q.b.
½ limão
2 colheres de sopa de natas ou creme fraiche
1 colher de sopa de azeite
1 colher de chá de cominhos
Piri-piri moído a gosto
Couve roxa ralada para servir

Preparação:

Leve uma frigideira antiaderente ao lume juntamente com o azeite e deixe aquecer um pouco. Junte depois a cebola picada grosseiramente assim como o dente de alho e deixe saltear até a cebola começar a querer dourar.
Acrescente depois o tomate e o pimento verde partidos em cubinhos, mexa bem e deixe cozinhar cerca de 5 minutos em lume brando. Junte agora o feijão cozido e o frango desfiado e tempere com um pouco de sal, se necessário, e com os cominhos e o piri-piri moído a gosto, consoante gosto de mais ou menos picante. Deixe cozinhar um pouco em lume brando, regue com um pouco de sumo de limão e retire do lume.
Numa tacinha junte as natas ou creme fraiche com mais umas gotinhas de limão e tempere com uma pitada de sal. Mexa bem e reserve.
No bico do fogão, ou no micro-ondas, aqueça as tortilhas e coloque-as num prato. Divida a mistura de frango e feijão sobre as tortilhas e termine com um pouco de couve roxa para um toque crocante e um pouco da mistura de natas com limão.
Sirva de imediato!

Bom Apetite!

3 comentários :

  1. E que bela sugestão :) o tempo demasiado rápido mesmo :)....bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Que engraçado! Hoje também vou fazer tacos para o jantar mas em vez do frango vou utilizar tiras de carne de porco que sobraram de um outro jantar juntamente com feijão encarnado. Até parece que combinámos! Espero que os meus fiquem tão bonitos e saborosos como os seus aparentam ser!
    Teresa em tacho-ao-lume.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Tem muito bom aspeto. E é uma combinação excelente.
    No meu blog, podem ver o trabalho que eu faço para ajudar a natureza, incluindo o meu recente livro "Proteger a Natureza"- http://salvaraves.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar

Imprimir