Tarteletes de Figos com Amêndoas

Tinha por aqui figos que a minha sogra me tinha trazido. E assim que olhei para eles deu-me uma imensa vontade de preparar uma tarte de figos. E figos combinam com amêndoas. E por aqui também havia amêndoas que vieram comigo do algarve, compradas no mercado, onde fazemos sempre as nossas compras de férias.
Faltava uma receita. Lembrava-me vagamente de ter visto uma receita de tarte de figo no livro da Popina. Fui procurar e rapidamente descobri. Levei o Zé Maria adormecido para a cozinha comigo, e meti mãos à obra.
No fim de semana a casa esteve cheia e as tarteletes voaram depressa. Estavam deliciosas!


Ingredientes para 6 tarteletes ou uma tarte grande:
(adaptado de “Popina – Iguarias Saudáveis”, de Isidora Popovic, página 46)

Para a massa:
250g de farinha sem fermento
125g de manteiga sem sal
85g de açúcar amarelo
1 ovo

Recheio:
50g de manteiga
50g de açúcar amarelo
1 ovo
50g de amêndoas
50g de farinha
6 figos frescos

Preparação:

Para a massa coloque a farinha, a manteiga e o açúcar amarelo no robot de cozinha e triture até obter uma espécie de migalhas. Junte depois o ovo e continue a triturar até obter uma massa em forma de bola. Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e com o rolo da massa estique a massa forrando depois 6 forminhas de tarteletes ou uma forma de tarte grande.
Coloque as formas forradas de massa no frigorífico e prepare o recheio.
No robot de cozinha coloque agora a manteiga, o açúcar, o ovo, as amêndoas e a farinha e triture bem os ingredientes até obter um creme macio.
Divida depois o creme pelas 6 tarteletes e espalhe uniformemente. Corte depois os figos ao meio e coloque 2 metades sobre o creme de amêndoa em cada tartelete.
Leve depois as tarteletes ao forno previamente aquecido a 160ºC durante cerca de 30 minutos ou até os figos caramelizarem um pouco e o creme de amêndoa estar dourado.
Deixe arrefecer um pouco antes de desenformar.

Bom Apetite!

6 comentários :

  1. Bom dia Joana,
    Figos e amêndoas são uma combinação perfeita e as tarteletes tornaram-na ainda mais perfeita, ficaram lindas.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  2. As tarteletes ficaram muito bonitas! O livro da Popina está recheado de coisas boas!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:14

    ola joana.
    antes de mais parabens pelo nascimento do seu pequeno Zé!
    fiquei tão feliz por si como se fosse por mim,acredite
    ainda que seja a primeira vez que comento já a sigo ha muitos anos e aprendi a gostar de si de uma maneira muito terna como se a conhecesse, uma amiga portanto.
    e o que fazemos quando os nossos amigos tão felizes? ficamos tambem muito felizes por eles.
    os nossos bébes tem um sabor muito especial, foram escolhidos para mães especiais.Na vida o que é bom faz-se esperar!!:-)
    e Coimbra pra mim também fica como a minha segunda cidade, foi ai que consegui o meu milagre!
    queria perguntar-lhe qual esse mercado que fala, que faz as suas compras de ferias, porque quando vou de ferias nunca encontrei um sitio de confiança onde realizar as minhas compras.

    um beijinho pra si outro para o seu anjinho e um abraço ao pai


    Liliana

    ResponderEliminar
  4. Tão lindas! Uma autentica tentação :)

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito da associação dos figos com a amêndoa. Já experimentaste usar a amêndoa na base? Fica uma delícia e dispensa a manteiga.

    ResponderEliminar
  6. Confesso que não ligo muito a figos mas esta receita fez-me pensar duas vezes! Algo a experimentar... :)

    Continuação de bons cozinhados.

    Rafa.

    ResponderEliminar

Imprimir