“Fish and Chips” de Inspiração Tailandesa

Mesmo que nunca tenham provado, já todos ouviram falar de “fish and chips”. Esta é uma versão com inspiração tailandesa e um pouco mais glamorosa.
Peixe, batatas e ervilhas que se transformam. Douradas transformadas em filetes. Batata-doce frita e um puré de ervilhas saboroso. E o que surpreende? O molho tailandês que curiosamente une tudo.
Na comida, tal como na vida, é bom ser surpreendido e sair um bocadinho do trivial e do banal

Ingredientes para 2 pessoas:

4 filetes de dourada
2 batatas doce médias
200g de ervilhas
Sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de natas ligeiras
1 colher de sopa de azeite

Molho Tailandês:
1 colher de sopa de gengibre frescos em tirinhas
½ malagueta vermelha tipo chilli
2 colheres de sobremesa de molho de peixe (fish sauce)
1 colher de sopa de açúcar amarelo ou mascavado
1 lima

Preparação:

Comece por preparar o molho tailandês. Coloque o gengibre e a malagueta cortada em tirinhas num tachinho. Acrescente o molho de peixe, o açúcar e o sumo da lima e leve a ferver durante dois minutos até o molho ter uma consistência xaroposa. Retire e deixe arrefecer.
Depois lave bem as batatas doces e, sem as descascar, corte-as com uma mandolina de modo a que fique com rodelas de batata muito finas. Passe-as por água fria e escorra bem sobre um pano de cozinha limpo. Frite a batata doce em óleo quente até que fiquem douradas e crocantes. Tempere-as com um pouco de sal.
Entretanto coza as ervilhas em água temperada de sal. Assim que estiverem macias, escorra-as bem, triture-as com a varinha mágica e acrescente as natas mexendo bem.
Tempere o peixe com um pouco de sal e pimenta. Leve uma frigideira antiaderente ao lume com o azeite e deixe aquecer. Coloque o peixe na frigideira com a pele virada para baixo e deixe fritar cerca de 3 minutos até a pele ficar dourada e crocante. Vire depois o peixe e cozinhe mais 2 minutos.
Sirva o peixe com o molho tailandês e acompanhe com a batata doce frita e o puré de ervilhas.

Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Gosto destes sabores e o peixe deve ter ficado muito saboroso com esse molho tailandês!

    ResponderEliminar

Imprimir