Quadrados de Abóbora com Especiarias

A abóbora continua a ser o ingrediente escolhido para estes dias na minha cozinha. Desta vez na forma de bolo. Porque é quase fim de semana, e porque estamos no Halloween, parece-me bem fazer um bolo cor de laranja, com sabores de especiarias.
O bolo fica fofinho e muito saboroso e parece-me indicado para comer ao meio da tarde e até com um cafezinho no final da refeição.
Com o fim de semana à porta, a minha partilha não podia deixar de ser um bolo. Vai haver chuva, já está frio, portanto, de que é que estão à espera?

Ingredientes:

500g de abóbora partida em cubinhos
1 colher de chá de canela em pó
½ colher de chá de noz moscada
1 pitada de cravinho
220g de açúcar amarelo
200g de farinha
2 colheres de sopa de óleo vegetal
1 colher de chá de fermento em pó
4 ovos

Preparação:

Coza a abóbora em água até que esta fique macia. Escorra-a bem, junte as especiarias e triture tudo com a varinha mágica até obter um puré. Reserve.
Entretanto bata as gemas com o açúcar amarelo. Acrescente depois o preparado de abóbora, a farinha, o óleo e o fermento em pó. Misture bem.
Bata as claras em castelo e acrescente-as ao preparado, envolvendo bem.
Unte e polvilhe um tabuleiro e coloque a mistura do bolo alisando bem a superfície.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 35 minutos.
Retire e deixe arrefecer antes de cortar em quadrados.
Polvilhe com açúcar me pó antes de servir.

Bom Apetite!

9 comentários :

  1. Helena de Moura10:51

    Primeiro que tudo: Obrigada pelas suas partilhas! Os seus livros fazem parte das estantes da minha casa e já os ofereci a amigos, por achar que são um "must-have". Segundo, quando preciso de uma receita ao ideia, é ao seu site que recorro, e só depois ao da Vaqueiro (que antes era a minha fonte de inspiração)

    Agora sobre esta receita, em casa dos meus pais, lá pelas terras de Trás-os-montes, esta receita é usada para os bolos de Natal, com a diferença de que a massa é tratada na sua cozedura como os bolinhos de bacalhau, fritos em rolinho! A verdade é que já tinha tentado cozer os rolinhos no forno mas secavam demasiado. Boa alternativa a tentar já este fim-de-semana :)

    ResponderEliminar
  2. Estes quadrados ficaram lindos, e certamente deliciosos, com o aroma fantástico das especiarias.

    ResponderEliminar
  3. Um bolo mesmo adequado a estes dias! Que sabores bons :)

    ResponderEliminar
  4. Um bolo tão apetitoso! O Zé Maria já deve ter o sentido do olfacto bem apurado ;) vais ser um menino-gourmet!!!
    Babette

    ResponderEliminar
  5. Yummy :P Tenho uma receita mt semelhante a esta :) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  6. Gosto muito do seu blog, estou fascinada com as suas receitas. Aproveitando a época e os seus frutos gostaria de lhe perguntar: tem alguma receita para romãs? Parabéns e beijinhos.

    ResponderEliminar
  7. Já fiz e adorei esta receita.
    Obrigada! Bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar

Imprimir