Rolo de Carne Wellington

O beef Wellington é um clássico da gastronomia Inglesa e o prato de “autor” do chef Gordon Ramsay. Esta é uma versão de uma das receitas do Gordon Ramsay, mas usando um rolo de carne picada em vez de um pedaço de carne de vaca do lombo. É uma maneira de tornar a receita bastante mais económica e acessível a todos e fica igualmente saboroso e surpreendente.
É mais uma daquelas receitas que pode ser preparada com antecedência e colocada no forno assim que os convidados chegam e é fácil de preparar para muitas pessoas. Por aqui foi o o prato principal escolhido para o jantar com o Tiago e a Cristina, e ficou aprovado!

Ingredientes para 4 pessoas:
(adaptado de “Ramsay´s Best Menus”, Gordon Ramsay, receita 107)

800g de carne de vaca picada
350g de cogumelos
8 fatias finas de presunto
1 placa de massa folhada
1 gema para pincelar
Sal e pimenta q.b.

Preparação:

Tempere a carne picada com sal e pimenta a gosto. Misture bem e forme um rolo com a carne. Coloque-a depois num tabuleiro e leve ao forno a 180ºC durante cerca de 20 minutos. Retire-a depois do forno e deixe-a arrefecer completamente.
Entretanto lave os cogumelos e pique-os juntamente com um pouco de sal no robot de cozinha até ficar com uma espécie de pasta grossa. Coloque depois os cogumelos triturados numa frigideira, sem adicionar gordura, e cozinhe-os em lume alto até estes libertarem toda a água, cerca de 8 minutos, mexendo com frequência. Retire do lume e deixe arrefecer.
Coloque depois um pedaço de película aderente sobre a banca da cozinha e, sobre esta coloque as fatias de presunto, ligeiramente sobrepostas e de modo a ficarem unidas. Sobre o presunto espalhe agora os cogumelos triturados já arrefecidos de modo a formar uma camada fina. Coloque agora o rolo de carne no meio e com a ajuda da película aderente enrole o presunto e os cogumelos à volta da carne de modo a que fique bem coberta. Aperte bem com a película aderente e leve ao frigorífico cerca de 20 minutos para que mantenha a forma.
Ao fim desse tempo retire do frigorífico e retire a película aderente. Enrole novamente a carne, agora sobre a massa folhada, e de modo a que a emenda da massa fique para baixo.
Coloque o rolo de carne num tabuleiro que vá ao forno e pincele a massa com um pouco de gema de ovo.
Deixe cozinhar em forno previamente aquecido a 180ºC até que a massa fique dourada e folhada, cerca de 30 minutos.
Sirva em fatias com arroz de açafrão e legumes cozidos.

Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Deve ficar muito bem assim com a carne picada, bjokitas

    ResponderEliminar
  2. Uma versão igualmente deliciosa e de aspecto bem tentador,

    beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi, mas já vi ser feito em uma série de programas culinários e tenho muita vontade. Acho que deste fim de semana não passa.

    nadinhadeimportante.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Hmm, ficou bem apetecível :) Bjinhos!

    ResponderEliminar
  5. Apetitosa! Já está na ementa semanal!! bjs

    ResponderEliminar
  6. que bela proposta. bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Joana! Tenho dois livros seus e sigo o blog já há algum tempo .... Gosto muito de cozinhar, mas o jeito não é muito:( Tenho sobretudo dificuldade quando se trata de cozinhar para muitas pessoas, .e. Jantares de amigos .... Por isso gostei desta sugestão! Duvidas de quem não percebe muito da "coisa": a carne fica melhor picada em casa ou pode ser no talho? Existe algum truque para partir o rolo e as fatias ficarem assim inteirinhas com bom aspecto? Obrigada!

    ResponderEliminar

Imprimir