1 Ano de Zé Maria


Zé Maria:

Faz hoje um ano que nasceste. Faz hoje um ano em que saí de casa às 8h30 da manhã rumo à maternidade. Já sabíamos que ias nascer nesse dia lá para as 16h, 17h. A cesariana estava marcada por causa da placenta prévia, estado que me acompanhou durante toda a gravidez. Antes de sair de casa, com o nervoso miudinho de saber que te íamos finalmente conhecer, e de que a nossa vida tal como a conhecíamos nunca mais seria igual, ainda tivemos tempo para a ultima foto da barriga.
Chegamos à maternidade ainda não eram 9h da manhã e fomos ter com a nossa Drª Maria José. Dei entrada e o pai foi embora, porque não podia estar connosco naquela hora.
Vesti a camisa de dormir cor-de-rosa que a “inha” Cristina me tinha emprestado e que já tinha servido para as suas duas gravidezes, e preparei-me para levar a segunda injeção para a tua maturação pulmonar. Como só tinhas 37 semanas e 1 dia ninguém quis arriscar a vires cá para fora sem estes cuidados.
Sei que passei a manhã numa enfermaria, a soro, onde estavam duas pré mamãs adolescentes internadas.
A manhã passou-se e finalmente o pai veio para ao pé de mim. Entre a preparação para a cesariana, ficamos à espera que chegasse a Drª Maria José, que fez questão de te fazer nascer, mesmo que aquele fosse o seu dia de folga.
Fui finalmente para o bloco. O sorriso da Drª Maria José a confortar-me e acalmar-me apesar de uma equipa concentrada numa cesariana que se podia tornar complicada. Depois da epidural, e de alguma espera que não sei precisar de quanto tempo só me ficou na lembrança uma médica a fazer-me pressão na barriga, quase deitada sobre mim a ajudar à tua saída.
E as palavras da Drª Maria José: “Ó Joana é pequenino e redondinho!”. Ouvi um choro de bebé, e de repente colocam-te à minha frente. Eu sem te poder tocar, com os braços abertos e presos em equipamentos e soro e sei lá mais o quê.
E quando te vi, não fui capaz de dizer nada meu filho. Só consegui chorar. E beijar-te porque apenas os meus lábios te puderam tocar naquele momento.
Depois foste para dentro, para te vestirem e te aquecerem. Voltaste passado uns minutos e vi-te com a roupinha que escolhi com tanto cuidado, com o gorrinho e a fralda bordados pela avó Cila, e voltaram a levar-te para seres apresentado ao papá e à restante família que aguardavam lá fora.
Voltaste, e pude finalmente pegar-te, sentir-te e cheirar-te. Aninhaste-te logo junto a mim e ali ficaste sossegado. E saímos os dois.
Cá fora todos nos esperavam. Os avós, a prima Maria e até a tia Rita que saiu mais cedo para nos ir ver. Até a Drª Maria José lá estava de lágrimas nos olhos abraçada a avó e a dizer “Ó Cila, tinha mesmo de ser hoje.”
E depois…depois veio o enamoramento: tu e eu. Eu e tu e o papá. Nós. Finalmente nós e a família que tanto queríamos.
Nasceste às 17h35, do dia 18 de Setembro de 2013. Com 2630g e 45cm. E contigo nasceu uma mãe e um pai. E uma família. E a noção de que agora o meu coração bate fora do peito.

Parabéns meu amor pequenino.

56 comentários :

  1. Muitos Parabéns ao Zé Maria e à Mãe,
    a maternidade é uma coisa que nos transforma completamente descobrindo assim um novo se que desconhecia-mos!
    Fui mãe há 6 meses e meio e para mim foi o renascer de uma nova vida.
    Foi de cesariana e voltava a repetir tudinho!
    Imagino a sua alegria! E desejo muita saúde e sorte e que tenham muitos momentos de grande felicidade!
    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo08:57

    Muitos parabéns ao pequeno Zé Maria, aos papás e a toda a família...Desejo-vos tudo de bom hoje e sempre...acompanho os seus blogues e inclusivamente tenho todos os seus livros mas nunca tinha comentado nada nos blogues, mas hoje merece uma palavra. E não me quis manter no anonimato, porque também sou mãe e sei que tudo o que tenha haver com os nossos filhos nos faz feliz. Mais uma vez muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  3. Muitos parabéns Zé Maria e papás que a vida vos sorria sempre.Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns e que sejam sempre muito felizes :)

    ResponderEliminar
  5. Muitos parabéns ao pequenino Zé Maria e aos papás! Que este dia seja muito feliz e que a vida se encarregue de vos dar muitos momentos de partilha, muitas alegrias e muitas razões para celebrar. Um grande beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo09:53

    Mts Parabéns ao Zé Maria por completar 1 aninho e aos pais que finalmente viram nascer o culminar do amor que nos une após anos de espera e sofrimento.
    Td de bom hj e sempre!
    Beijinhos
    Inês

    ResponderEliminar
  7. Parabéns à família que nasceu há um ano.

    ResponderEliminar
  8. Um beijinho e um doce dia... e tudo isso ainda vai crescer, e crescer, e crescer...

    ResponderEliminar
  9. Muitos Parabéns Joana! Felicidades para todos! Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:12

    Muitos parabéns para o Zé Maria e pais babados. Um grande beijinho e muitas felicidades para todos! Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  11. Muitos parabéns ao filhote e aos papás!
    bjinhos

    ResponderEliminar
  12. Parabéns. Bonito texto.

    ResponderEliminar
  13. Que a vida sorria sempre ao vosso menino, e a vós com ele. Muitos parabéns pela passagem deste primeiro aniversário. E chegou tão rápido, não foi?! Num piscar de olhos!! Muitos beijinhos, com votos de tudo de bom, neste dia tão especial.

    ResponderEliminar
  14. Marisa Silvestre11:05

    Muitos Parabéns querido Zé Maria :)
    Muitos Parabéns Joana, emocionei-me com as suas palavras, é com muita ternura que a acompanho diariamente.
    Desejo-lhe muitas Felicidades

    ResponderEliminar
  15. Anónimo11:13

    É já uma "frase-feita" ou "lugar comum" mas o nosso coração passa mesmo a bater fora do peito...
    Muitos parabéns Zé Maria, Miguel e Joana. Que a vida vos sorria muito!
    Raquel

    ResponderEliminar
  16. Porque eu conheço o caminho da Infertilidade, conheço o caminho da Perda Gestacional, conheço bem o conhecer uma filha estando com os braços agarrados a equipamentos e a barriga aberta consigo saborear as tuas palavras. E percebo bem esta tua alegria da Maternidade.
    Desejo-vos uma vida muito feliz, os três junto lado-a-lado.
    Parabéns Zé Maria!
    Parabéns Joana e Miguel pela família que construíram.

    ResponderEliminar
  17. Que lindo Joana, emocionei-me! Parabéns ao Zé Maria, muitos anos de vida. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Anónimo11:28

    Parabéns!! Apesar da chuva de hoje, tenhp a certeza que vais ser um dia solarengo...Beijinhos.

    ResponderEliminar
  19. Parabéns ao Zé Maria e muitas felicidades.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo11:50

    Parabéns! Incontestavemente o único amor eterno...Linda declaração.
    Maria Dias

    ResponderEliminar
  21. E de repente tenho os olhos meio molhados, não sei porquê... :)
    Não costumo comentar muitas vezes, mas hoje tinha mesmo de ser: muitos, muitos parabéns aos três. Que o Zé Maria tenha uma vida imensamente feliz à sua frente.

    ResponderEliminar
  22. Que ternura; muitos parabéns!

    ResponderEliminar
  23. Muitos Parabéns pela família que construiu. Quanta ternura! Uma declaração tão íntima e ao mesmo tempo tão transbordante.

    ResponderEliminar
  24. Parabéns e que os dias continuem "apetitosos" de bons! :)

    ResponderEliminar
  25. Ola Joana, como também conheço esse caminho, feluzmente também com um final feliz ainda fico mais de lágrima no olho! Ser mãe [ou pai] muda-nos para sempre! Para melhor! O coração é deles e sim, bate fora! Muitos parabéns e felicidades para o Zé Maria e papás. Que a vida sempre vos sorria! Bjinhos

    ResponderEliminar
  26. Parabéns aos papás e ao príncipe :)

    ResponderEliminar
  27. Muitos parabéns! Felicidades para a família!

    ResponderEliminar
  28. Parabens. Tenho lagrimas nos olhos.

    ResponderEliminar
  29. Querida Joana (minha Colher de Pau)
    Foi com muita emoção que li e senti este teu depoimento em homenagem ao Zé Maria. Que Deus vos abençoe e os Anjos o protejam.
    Parabéns aos Papás que depois de tanto esperar alcançaram o vosso sonho. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  30. Muitos parabéns! Muita saúde e amor!

    ResponderEliminar
  31. Marta15:59

    Feliz dia... o de hoje e todos os muitos dias que o Zé Maria tem pela frente!

    ResponderEliminar
  32. Eu já fui mãe á 30 anos e hoje com o seu depoimento senti novamente a sensação de ansiedade e felicidade do antes e do depois. Obg. por partilhar connosco as suas emoções e muitos parabens com o desejo de tudo de bom para o Zé Maria.

    ResponderEliminar
  33. Anónimo17:53

    Parabéns aos papás e ao pequeno príncipe!
    Beijinhos
    Cris

    ResponderEliminar
  34. Só um amor grande consegue por cá fora um sentimento tão puro, de mãe para filho.
    Parabéns a toda a família e em especial ao pequenino Zé Maria, que conte muitos e vivam sempre muito, muito felizes!!!

    ResponderEliminar
  35. Parabéns! Está crescido o piolho! Ser Mãe é a melhor coisa do mundo. Felicidades!

    ResponderEliminar
  36. Muitos parabens aos papás e ao pequeno principe muitos beijinhos
    Claudia

    ResponderEliminar
  37. Anónimo19:00

    E de repente, temos mais Joana que a Colher-de-pau!
    Eu não tenho filhos ainda mas já tenho muitos anos de cozinhados na sua companhia, e acompanhei, como se de uma amiga se tratasse, toda a evolução que a sua vida, a que quis partilhar nos seus blogs, foi sofrendo... E, bolas, como têm sido felizes os últimos anos, não? O crecimento dos blogues, os livro, o Zé Maria, e um 4º livro.
    Cara Joana, hoje o dia é do Zé Maria, mas os parabéns vão também para si, como mãe claro, mas como mulher que soube dar a volta a tudo! E mesmo num estrondoso 4º livro na n-ésima edição, continua a Colher-de-pau de sempre que, na Feira do Livro de Lisboa com uma fila de gente ávida por um autógrafo, onde eu me incluía, me "pediu desculpa" por não conseguir ser tão assídua nas receitas do blog....

    Parabéns Zé Maria, pelo teu ano de vida e pela mulher que tens a sorte de ter como Mãe.

    Rita

    ResponderEliminar
  38. Anónimo19:10

    Muitas felicidades, Mãe Joana!
    Tenho aqui uma velinha acesa pelo seu pequenino lindo!
    Acenda uma por mim, por favor, para Deus me dar o bebé pelo qual espero há tantos anos.

    ResponderEliminar
  39. Muitos Parabéns ao Zé Maria e aos papás! Beijinhos

    ResponderEliminar
  40. Anónimo21:56

    É mesmo isso, o coração bate fora do peito. Não existe nada mais importante. Partilho o sentimento.

    ResponderEliminar
  41. Cristina23:38

    Muitos parabéns Zé Maria, Joana e Miguel!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  42. Muitos parabéns e felicidades!

    ResponderEliminar
  43. Parabéns aos três! Que sejam sempre muito felizes como o são hoje! Bjinhos, mts felicidades e um fds de muita festa!

    ResponderEliminar
  44. Muitos parabéns aos três. Felicidades, é o que sinceramente vos desejo.
    Parabéns!:))
    beijinhos
    http://cozinha100maneiras.blogspot.de/

    ResponderEliminar
  45. Obrigada querida Joana de partilhar este momento... com muita emoção. Parabéns lindo Zé Maria.

    ResponderEliminar
  46. Muitos parabéns Joana!
    Também eu fui mãe recentemente e emocionei-me muito ao ler o seu texto...partilho a sua imensa felicidade.
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  47. Parabéns! E muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  48. Muitos parabéns e felicidades! que texto lindo.

    ResponderEliminar
  49. Anónimo00:23

    Parabéns ao Zé - Maria e aos pais.
    (Alguém) Conhece um programa informático que permita arrumar ( e consultar de forma rápida) as receitas? Estou cansada do meu estilo Word...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  50. Peca por tardio, mas queria felicitar-vos pelo primeiro aninho do Zé Maria. Que venham muitos mais e com saúde!

    ResponderEliminar
  51. Ó pá... Beijinho grande. Muitas felicidades. Fiquei comovida com o teu texto. Que a vida te sorria sempre Zé Maria!!!! Tudo de bom para os Pais.
    Atrasada porque estive de férias...

    ResponderEliminar
  52. Joana Carvalho10:52

    E pronto, estou no trabalho a pestanejar 200 vezes por segundo para secar os olhos, para que ninguém veja a lagrimazinha que teima em sair dos olhos!!!! Muito bom! Ser mãe, é realmente a melhor coisa da vida!
    Beijos e felicidades!

    ResponderEliminar
  53. Queridos "Comentadores",

    Muito obrigada a todos pelas vossas palavras e votos de parabéns ao pequenino aqui de casa.
    Quem ficou com a lagrima no canto do olho fui eu, ao ler tudo o que tão simpaticamente escreveram.
    O Zé Maria agradece-vos com o seu sorriso maravilhoso e um aceno de mão atabalhoado! :)
    Um beijinho a todos.

    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir