Queijadinhas de Café e Açúcar Mascavado


O desafio veio da Nespresso (www.nespresso.com) a propósito da mais recente edição limitada dos seus cafés: o Cubania.
Antes de tudo é-me explicado que a sua grande intensidade, proveniente de uma torrefação a vapor, não o torna amargo. E que, para ser bebido à moda cubana é adoçado (e muito, como é usual nos paises Latino Americanos) com açúcar mascavado. Verdadeira ou não, esta afirmação deu-me logo o mote para a sobremesa que teria de ser preparada com açúcar mascavado e a puxar o doce. Um combinação perfeita para o final de uma refeição ou para uma pausa a meio da tarde ou da manhã, onde a desculpa de parar para beber um cafezinho é sempre bem vinda.
O mote estava lançado. Uma receita que através do cheiro e do sabor nos pudesse fazer viajar até Cuba, ao calor, às cores e à musica.
Sento-me na mesa da cozinha e volto a saborear o meu café. Não o consigo fazer à moda de Cuba, porque não consigo beber café com açúcar. No entanto descubro-lhe a intensidade forte, que adoro e não o amargor. Tento perceber como posso transpor todo o sabor do café e acrescentar-lhe o doce. Na minha cabeça começa a delinear-se uma sobremesa que trás de Cuba o aroma do café com a companhia do açúcar mascavado com um toque de caramelo que me parecem um casamento perfeito.
Ponho mãos à obra e saem umas queijadinhas. Quem quer provar?

(Entretanto deixo a informação de que vai haver um novo workshop no Porto, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, 275, nos dias 11 ou 12 de Outubro pelas 15h. O tema  - Sobremesas Rápidas para Impressionar. As inscrições já começaram. Qualquer informação acerca do workshop façam-na para o seguinte endereço info@workshops-popup.com

Em Coimbra também haverá um workshop, dia 10 de Outubro, pelas 19h, na Quinta do Ribeiro em Antuzede - Coimbra. Com o tema - Comidas para o Conforto do Lar. Para inscrições e informações workshopquintaribeiro@outlook.com)

Ingredientes para 12 queijadinhas:

1 ovo
100ml de café (usei 2 capsulas Cubania by Nespresso)
150ml de leite
200g de açúcar mascavado
50g de farinha
30g de manteiga derretida
açúcar em pó para polvilhar

Preparação:

Numa taça coloque o açúcar, a farinha e o ovo, e bata até ficar com uma mistura homogénea. Misture depois o café e o leite - pouco a pouco -  e bata bem até tudo ficar incorporado e a mistura lisa e sem grumos. Por fim, acrescente a manteiga derretida e envolva tudo novamente.
Unte com um pouco de manteiga 12 forminhas de silicone ou de metal e coloque-as num tabuleiro (para ser mais simples de levar ao forno). Divida a mistura das queijadinhas pelas forminhas e leve depois ao forno previamente aquecido a 180ºC, deixando depois cozinhar cerca de 20 a 25 minutos.
Retire-as e deixe arrefecer antes de desenformar.
Coloque-as depois em forminhas de papel frisado e polvilhe com açúcar em pó antes de servir.


Bom Apetite!





19 comentários :

  1. Que bom aspeto até fiquei a salivar... e logo que que estou a trabalhar e nem um café existe por perto... OMG
    É mais fácil comentar no facebook, aqui torna-se mais demorado, por ter de se abrir a conta no meu caso do Google e preencher os caracteres no fim ;)
    Beijinhos
    Todas as receitas são fantásticas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cláudia,

      São realmente muito boas estas queijadinhas.
      Obrigada pelo comentário!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anuncia grátis e sem limites - http://www.ocosmos.pt/

    ResponderEliminar
  3. Já por cá tinha passado, mas só agora tive ocasião de tomar nota da receita e comentar.Estas tuas Queijadinhas são bastante fáceis de fazer e parecem-me muito aromáticas e fofinhas. Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bombom,
      Cá em casa desapareceram num instantinho.
      São mesmo fáceis e muito saborosas!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Já experimentei!
    Fica muito bom! :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Idalina,
      Ainda bem que gostou. Cá em casa também foram um sucesso.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Olá,

    Gosto tanto de receitas com café... Essas queijadinhas ficaram com um aspecto divinal. Levo a receita comigo e depois partilho a experiencia contigo.

    Adorava ir a um workshop teu mas ainda não será desta por razões económicas... A vida não tem sido generosa para comigo mas sempre pronta a enfrentar cada desafio proposto com um sorriso no rosto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clara,

      Obrigada pelas palavra. Fico à espera da tua opinião.
      E quanto ao workshop.... certamente que outras oportunidades virão. Assim como dias melhores. Força!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Anónimo12:16

    Bom dia,
    Também vou experimentar fazer estas fofuras de cubania da Nespresso. Mas, de certeza que as formas só se untam com manteiga? Não é preciso polvilhar com farinha?
    Assim ainda é mais facil! Obrigada e beijinhos.
    Gisela

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gisela,
      Por acaso usei formas de silicone e sim, só as untei com manteiga e não tive qualquer problema a desenformar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Um domingo destes tenho q as fazer :) Bjinhos e boa semana! P.S. - tive agora um tempinho p ler tds os comentários na receita dos muffins... Há lá pontos de vista que, enfim... no comments... Continua a fazer o q tens feito em relação à alimentação do pequeno Zé Maria! tenho uma amiga q adora cozinhar, tanto doces como salgados, gosta de tudo um pouco, mas o filho com 5 anos ñ quer doces, ñ gosta (apesar de ir provando) e pronto! Tenho outra amiga que caiu no erro (e acho q ainda cai pelo q vou percebendo) de dar doces e guloseimas e 'ice teas' e porcarias à filha desde muito pequena e, coincidência ou não, a menina (agora com mais de 6 anos) sempre teve uma saúde mt frágil... Já p ñ falar noutros coisas q eu acho q o açúcar potencia no estado emocional duma pessoa, qt mais duma criança... Por isso, Joana, ñ ligues às más-línguas: nunca vamos agradar a todos, mais vale fazer o q a nossa cabeça e coração dizem ser o melhor p a nossa felicidade e saúde :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo-de-Mel,
      Faz mesmo. São de comer e chorar por mais.
      Em relação à alimentação das crianças, cada pai faz como acha melhor. Mas acho que eu posso partilhar a minha opinião e ponto de vista, não achas?
      E continuo a achar que a maioria dos pais tem pouco cuidado com aquilo que alimenta os seus filhos apesar dos alertas constantes da comunidade médica. E em parte a culpa é das grandes empresas que promovem alimentação infantil carregada de açúcar....

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  8. Andrélina02:21

    Olá, já fiz as queijadinhas e ficaram óptimas, aliás todas as receitas que experimentei do seu blog ficaram boas e foram aprovadas pela família. Obrigado pela sua dedicação e continue a brindar-nos com estes mimos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andrélia,

      Obrigada pelas suas simpáticas palavras. E ainda bem que gostou das queijadinhas. Fico sempre muito contente em saber que gostam.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Anónimo18:50

    Leva só 50 gr de farinha? Estou a achar a massa tão liquida.......

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que não tenha cedido à tentação de juntar mais farinha. São mesmo só 50g de farinha e a massa é mesmo assim, líquida. Por isso é que depois a consistência fica de queijadinhas.
      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
  10. Anónimo00:45

    Ups.....deitei mesmo mais um bocadinho....porque achei tão liquido que pensei que alguma coisa não estava bem. Mas sabe....ficaram deliciosas na mesma. Vou repetir com a dose certa. Obrigada pela atenção ��





    ResponderEliminar
  11. Fiquei com uma dúvida: tira o pózinho das capsulas ou faz duas "bicas"? É o pozinho, não é? Obrigada

    ResponderEliminar

Imprimir