Bifanas Temperadas à moda do Tio Tó


O Tio Tó faz as rabanadas que todos querem comer no Natal. Aliás lá em casa acho mesmo que quem cozinha com prazer e de forma mais habitual é mesmo ele. Uma cozinha simples e de todos os dias, com sabores bem portugueses. Sem floreados, sem ingredientes estranhos, sem nada que fuja do normal.
É habitual vê-lo na cozinha, a temperar carne para um tradicional assado, de faca na mão a descascar alhos para um qualquer tempero e de volta do fogão enquanto vira as rabanadas que têm fama (e proveito) de serem as melhores na família.
Estranho é que nunca vos tenha aqui falado do Tio Tó. Ainda que o Tio Tó não seja bem meu tio, mas sim tio do Miguel. Mas continua a ser estranho. Já partilhamos a cozinha, cozinhamos lado a lado, e discutimos temperos e ingredientes, métodos de confecção e hábitos na cozinha.
Parece que a proximidade do Natal, as suas famosas rabanadas, e o facto de ter temperado umas bifadas da maneira como o vi temperar carne algumas vezes, me tenha feito cair em mim e perceber que o Tio Tó nunca teve lugar neste espaço.
Pois bem. Hoje há bifanas temperadas à moda do Tio Tó. Simples e deliciosas e a acompanhar um espaguete com um delicioso pesto caseiro.

Continua também o convite para assistirem, já amanhã, dia 10 de Dezembro, pelas 18h ao showcooking (entrada gratuita e aberto a todos), na Livraria Almedina Estádio, em Coimbra. O tema? Cabazes de Natal e outros mimos para oferecer.



Ingredientes para 2 pessoas:

4 bifanas de porco fininhas
2 dentes de alho
50ml de cerveja ou vinho branco
1 colher de chá de colorau (pimentão doce)
1 folha de louro
sal e pimenta q.b.
Limão

Preparação:

Numa taça coloque as bifadas e tempere-as com sal, pimenta, o colorau, a folha de louro partida em pedaços, os dentes de alho cortados grosseiramente e a cerveja ou vinho branco. Deixe-as a marinhar neste tempero de um dia para o outro ou algumas horas.
Escorra-as depois e grelhe-as num grelhado bem quente (idealmente na brasa, mas não nesta altura do ano!) de ambos os lados até que estejam bem cozinhadas e douradas.
Coloque-as no prato de servir e junte umas rodelas de limão acabadas de cortar.
Sirva com espaguete cozido “al dente” e temperado com pesto (caseiro ou de compra).


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:45

    Bom dia. É como fazemos em casa e são sempre saborosas. Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      As coisas mais simples são por vezes as melhores. E nós esquecemo-nos disso tantas vezes.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Olá Joana,
    Antes de mais muitos parabéns pelo blog, tem receitas fantásticas e resultam sempre muito bem.
    Relativamente a esta receita tenho só uma duvida, como preparo o esparguete com o molho de pesto de compra ?
    Beijinho, Carina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina,

      Obrigada.
      Para o esparguete, basta cozer como habitualmente e guardar um pouco da agua de cozedura.
      Depois de escorrido, coloque novamente na panela, junte uma ou duas colheres de sopa de pesto - depende da quantidade de espaguete que cozeu - e depois junte um bocadinho d água da cozedura para ajudar a soltar o pesto e envolver no molho e na massa.
      Fica pronto a servir.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Ola,

    Como é o pesto caseiro? Obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Celita,

      Para fazer o pesto caseiro basta triturar no robot de cozinha cerca de 75g de folhas de manjericão/rucula/salsa/coentros ou qualquer outra "erva" a gosto com azeite, cerca de 50g de pinhões, nozes, amêndoas ou avelãs, 50 g de queijo parmesão ou pecorino e azeite a gosto, sal e pimenta até formar uma pasta. Aguenta no frigorífico algumas semanas.
      Espero ter ajudado.
      Joana

      Eliminar
  4. Obrigado pelo receitas por tudo, obrigado por estar aí bom natal

    ResponderEliminar
  5. muito bom o site parabéns pelo capricho separamos 300 receitas estrangeiras para contribuir com a pagina... só acessar e ver mais detalhes...obrigado e sucesso !!!! 300 RECEITAS ESTRANGEIRAS

    ResponderEliminar

Imprimir