Lasanha de Espinafres, Requeijão e Pesto


As refeições vegetarianas continuam a ser regulares aqui por casa. Mais ou menos originais, repetições de algumas nossas favoritas ou apenas coisas simples com os ingredientes que vamos tendo em casa.
Nesta semana que passou chegaram-me cá a casa, feitos e enviados pela prima Isabel, dois requeijões. Com os acontecimentos da difíceis da semana, cozinhar nem esteve nas minhas prioridades e esqueci-me dos requeijões. Entretanto (re)descobri-os no frigorífico e era mesmo preciso usá-los. Sem esperar nem mais um dia. A resposta surgiu-me primeiro em forma de bolo, mas assim que fui à caixa de correio e vi a nova “Olive” e tive oportunidade de a folhear, a resposta para o meu “dilema” do requeijão ficou respondida. Com esta lasanha com requeijão a substituir o ricota da receita, espinafres e pesto.
E assim se fez o jantar e ainda sobrou (e congelei para um dia de pouco tempo ou vontade!)

(Entretanto não se esqueçam que continua a decorrer o passatempo Hotpoint, onde podem ganhar um forno, uma placa, um combinado ou uma máquina de lavar louça. Para poderem ganhar basta que enviem uma receita original com legumes e citrinos para aminhadieta@hotmail.com até dia 28 de Fevereiro. Para mais pormenores consultem o post de dia 28 de Janeiro.)



Ingredientes para 4 a 6 pessoas:
(adaptado de “Olive” - Fevereiro de 2015, página 44)

4 colheres de sopa de azeite
40g de farinha
600ml de leite
2 requeijões (aproximadamente 350g)
1/2 cebola
100g de queijo mozarella
sal, pimenta e noz moscada q.b.
350g de espinafres congelados
cerca de 12 folhas de lasanha seca (das que não necessitam de pré-cozedura)
1 frasco pequeno de pesto (usei pesto caseiro)
1 mão cheia de amêndoas ou pinhões

Preparação:

Cozinhe os espinafres em água temperada de sal (pouco) e quando estiverem cozidos escorra-os bem, espremendo, de modo a libertar o máximo de água possível. Pique-os depois com uma faca e reserve.
Entretanto leve um tacho ao lume com o azeite. Acrescente depois a farinha e deixe-a cozinhar no azeite durante 1 ou 2 minutos. Acrescente depois o leite, pouco a pouco, mexendo sempre, de modo a criar um molho cremoso. Tempere depois com um pouco de sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Junte depois o requeijão em pedaços ao molho até ficar bem incorporado e cremoso. Se necessário bata com a varinha mágica. Retire uma parte do molho, cerca de 1/4 para uma taça e incorpore os espinafres no restante molho, assim como a cebola previamente picada.
Coloque um pouco do molho com espinafres no fundo de um tabuleiro ou pirex que vá ao forno e cubra depois com algumas placas de lasanha. Sobre as placas espalhe o molho pesto, coloque mais molho de espinafres e requeijão e volte a colocar placas de lasanha. Repita até esgotar todos os ingredientes e terminando com uma placa de folhas de lasanha sobre a qual deverá espalhar o molho reservado sem os espinafres. Polvilhe depois generosamente com o queijo mozarella ralado e polvilhe com os pinhões ou amêndoas grosseiramente picadas.
Tape o tabuleiro com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 40 minutos. Ao fim desse tempo retire o papel de alumínio e deixe tostar a superfície.
Sirva com uma salada verde.


Bom Apetite!

14 comentários :

  1. Gosto tanto! É das minhas lasanhas preferidas! :)
    Sou sua fã!
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cátia,
      Esta com o sabor do pesto estava realmente deliciosa.
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo11:24

    Uma bela sugestão. Por acaso, tenho ricotta a necessitar de ser utilizada e pesto verde e vermelho (compra), e acho que tenho espinafres no congelador. Caso contrário, adapto com o que houver...ervilhas, agrião ou nabiças. Alguma coisa irá sair... Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Sara,
      é isso mesmo. Adaptar com o que temos em casa é a melhor solução!
      Tenho a certeza que se vai sair bem.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Tem um ótpimo apecto! Confesso que prefiro as lasanhas de vegetais e esta deve ser uma maravilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Smile,
      As lasanhas são daquelas coisas que vão bem com tudo e são perfeitas para proveitar o que quer que haja em casa.
      Também gosto imenso das versões vegetarianas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Que bom ,mais uma para a minha list....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito boa!
      Faça e depois conte-me tudo!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Anónimo22:51

    Olá Joana,
    que boa surpresa hoje quando aqui parei. Adorei a mudança, parabéns. A receita também é parecida com uma que faço para os jantares vegetarianos semanais. Cá fico à espera de mais ideias. (os meus sentimentos, adorei ler a linda carta à sua querida avó).
    Beijinhos
    Ana Martins

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Obrigada pelas suas palavras. A receita é um clássico. O pesto dá-lhe um sabor diferente que complementa muito bem com os espinafres.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Olá Joana. Há já algum tempo que acompanho o blogue, que agora cheira a primavera, de tão fresca que é a nova imagem! Fiz ontem esta receita e ficou super deliciosa! Mas cada vez que faço lasanha a massa nunca coze plenamente, e desta vez aconteceu o mesmo. Ainda não percebi se é falta de tempo de cozedura se de humidade.... seja como for, com a massa bem ou mal cozida entrou para o meu receituário favorito. Muitos parabéns pelo trabalho, é aqui que me inspiro grande parte das vezes; como não gosto muito de cozinhar, este espaço tornou-se fundamental para ultrapassar este obstáculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras TeresaMar.
      Quanto à lasanha ficar mal cozinhada, poderá ser devido a vários factores: usar massa seca que não necessita de pre cozedura - nem todas são assim - ou massa fresca ajuda. E pessoalmente deixar cozinhar tapado com papel de alumínio faz para mim a diferença.
      Espero continuar a inspirá-la.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Lurdes23:42

    Olá Joana
    gosto muito do seu blog, onde me inspiro muitas vezes.
    A propósito desta receita, como faz o seu pesto? Tem mais receitas com pesto ?
    Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lurdes,
      Aqui no blogue há várias receitas de pesto. Uso uma erva fresca - que pode ser mangericão, mas também pode ser salsa ou coentros. Um fruto seco - nozes ou amêndoas - sal, pimenta, um pouco de queijo parmesão, 1 dente de alho e azeite. Trituro tudo até obter a consistência desejada.

      Espero ter ajudado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir