Ovos no Forno com Cogumelos e Espinafres


Há uns tempos a Gumelo (www.gumelo.pt) enviou-me uma “caixa” para poder cultivar os meus próprios cogumelos. Já conhecia o projeto e a ideia, mas nunca tinha experimentado. Claro que aceitei o desafio e assim que a caixa chegou segui as instruções certinhas de fazer a abertura e pulverizar diariamente até que os primeiros cogumelos começaram a surgir. O processo é bastante rápido e muito engraçado de acompanhar. Os cogumelos começam a nascer em poucos dias, quase sem darmos por eles e depois de surgirem crescem a uma velocidade enorme todos os dias. Em cerca de 15 dias estão prontos a colher. Entretanto cada caixa produz três vezes, e neste momento tenho a minha segunda produção quase pronta a colher.
Depois da experiência com a horta é muito engraçado poder também assistir a esta produção caseira de cogumelos. Até o pequeno Zé Maria todos os dias parece surpreendido com o tamanho dos cogumelos e acha imenso graça de todas as vezes que os pulverizo, pedindo-me de seguida que pulverize também a sua mãozinha. E depois farta-se de rir!
Com os primeiros cogumelos desta produção caseira, resolvi preparar uma receita muito simples em que os cogumelos pudessem brilhar e ser o ingredientes que fizesse a diferença. Uma receita  que serve para pequeno almoço e também almoço ou jantar ligeiro. E uma receita que serve para agradecer à Gumelo este pequeno mimo.

Não se esqueçam que continua a decorrer o passatempo Chef de Família Hotpoint, com o qual podem ganhar um forno, uma placa, um combinado ou uma máquina de lavar loiça. Basta para isso enviarem uma receita (com legumes e citrinos) e respectiva foto até ao dia 28 de Fevereiro para aminhadieta@hotmail.com e aguardarem serem os escolhidos!

E ainda há algumas vagas para o workshop do próximo fim de semana, 21 e 22 de Fevereiro. Será às 15h, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, no Porto e terá como tema Receitas para Brunch. Espero contar com a vossa presença. Mais informações e inscrições para info@workshops-popup.com



Ingredientes para 2 pessoas:

125g de cogumelos Pleurotos
150g de espinafres frescos
2 ovos
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
2 dentes de alho
100ml de natas ligeiras (costumo usar da mimosa)
queijo parmesão q.b. ralado na hora

Preparação:

Limpe ou lave os cogumelos e lamine-os não muito finas, para que mantenham a sua textura.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e junte um dos dentes de alho laminado. Deixe começar a querer fritar e acrescente os cogumelos deixando-os saltear. Tempere de sal e pimenta, deixe cozinhar uns minutos até que os cogumelos estejam prontos e retire, reservando-os.
Coloque um pouco mais de azeite na frigideira e acrescente o restante alho picado. Deixe aquecer e junte as folhas de espinafres deixando-as murchar. Tempere de sal e pimenta.
No fundo de dois recipientes que possam ir ao forno coloque os cogumelos e os espinafres, dividindo entre os dois recipientes, e por abra depois um ovo sobre cada uma das taças. Junte cerca de 50ml de natas a cada um dos recipientes e tempere com um pouco de pimenta moída na hora.
Leve os recipientes ao forno previamente aquecido a 180ºC, dentro de um tabuleiro meio cheio de água a ferver, e deixe cozinhar até que a clara dos ovos esteja firme, e a gema ainda um pouco líquida (ou conforme gostar mais de comer os seus ovos).
Antes de servir polvilhe com um pouco de queijo parmesão acabado de ralar.
Sirva com pão fresco ou um pouco de arroz branco.


Bom Apetite!

16 comentários :

  1. que ovos cheios de sabor e maravilhosos.
    Adorei.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado.
      Realmente deram uma refeição muito saborosa e simples.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Lucinda09:18

    Que lindos ficaram! E tão fácil de fazer!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo09:46

    Uma boa sugestão para um almoço ou jantar ligeiro, ou mesmo um daqueles pequenos-almoços reforçados. Gosto da ideia de criar os nossos próprios cogumelos, e à algum tempo atrás vi um kit deste género no Leroy Merlin (o preço é que não era simpático). É bom ver crescer aquilo que plantamos, ou neste caso, que cuidamos, sejam alimentos ou até mesmo ervas aromáticas/plantas/flores. Um bom dia, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Realmente é muito engraçado ver os cogumelos a crescer pois é tudo muito rápido e dá mesmo para ver as diferenças de dia para dia, ao contrário de outras coisas que demoram imenso tempo!
      Realmente os preços poderiam ser mais simpáticos...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Adoro a sugestão! Ideal para o jantar de domingo :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marta,

      É mesmo a refeição ideal de domingo. Ou então de brunch ou pequeno almoço reforçado.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Adorei a sugestão. Digamos que é uma quiche sem massa e sem os ovos e natas batidos.
    Costumo fazer cocottes e cá por casa adoramos....acho que vou experimentar desta forma um destes dias.
    Resto de boa semana.
    Nel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nel,

      É um bocadinho diferente da quilhe, apesar de os ingredientes serem os mesmos. Mas é sempre uma boa sugestão para uma refeição simples.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Mary19:16

    Que engraçado, foi o jantar cá em casa ontem!
    Adoro as suas receitas e de vez em quando, quando falta a inspiração venho cá espreitar ;)
    Obrigado pela sua partilha!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary,

      Obrigada pelas suas palavras.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  8. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  9. Susana,
    Tantas vezes que as coisas mais simples são as mais saborosas....
    Um beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  10. Tem um aspecto maravilhoso, e é tão simples :) vou ter que experimentar! está na lista ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Imprimir