“Porridge” com Leite de Amêndoa e Cobertura de Frutos e Sementes


Nada como começar o dia com papas de aveia (porridge). Adoro. Mas além disso, gosto da variedade de combinações que se podem fazer a partir das simples papas de aveia.
Podem ser mais tradicionais, com leite, canela e limão. Mas arrojadas com cacau em pó e mel. Podem ser feitas com leites alternativos de aveia, arroz e de soja. Podem juntar fruta fresca, iogurtes até compotas.
Das várias combinações que já experimentei, acabo a repetir algumas vezes sem conta - principalmente agora, quando as papas de aveia me sabem melhor do que nunca. Com leite de amêndoas (que podem comprar ou fazer em casa, há varias receitas em livros/blogues de comida vegan ou vegetariana), são das que mais gosto, e por aí vou variando, entre juntar apenas canela e limão, um pouco de cacau, ou frutos secos e sementes como hoje vos mostro, numa versão mais saciaste e chocante, perfeita para começar o dia cheia de força.
Uma sugestão para colocar em pratica, quem sabe, já durante o fim de semana.

Ingredientes para 1 pessoa:

4 colheres de sopa de flocos de aveia
200ml de leite de amêndoas (pode necessitar de mais um pouco)
1 pitada de canela
2 alperces secos
2 figos secos
1 colher de sobremesa de passas de uva
1 colher de chá de sementes de chia
1 colher de chá de sementes de linhaça
1 colher de sobremesa de sementes de abóbora
1 colher de sobremesa de amêndoas

Preparação:

Numa taça larga e funda, coloque os flocos de aveia, o leite de amêndoas e a canela. Mexa bem e coloque no microondas durante 2 a 3 minutos - depende da potência do microondas - e vá mexendo a cada 30 segundos para que as papas fiquem mas cremosas. (Se necessário acrescente um pouco mais de leite).
Entretanto corte os alperces em pedaços, assim como os figos. Junte as passas, as sementes de chia, linhaça e abóbora e as amêndoas. Mistura tudo e coloque sobre as papas de aveia.
Sirva de imediato.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Anónimo09:51

    Comi muitas papas de aveia quando era pequena, até que enjoei. Actualmente, vejo que voltaram a estar na "moda" e com várias combinações possíveis (leite, leites vegetais, sumo de frutas, com frutas frescas/secas e sementes). E ainda bem, pois é uma maneira de variar os sabores, e de variarmos os pequenos-almoços, bem mais saudáveis. Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Pessoalmente gosto muito de papas de aveia, mas não há duvidas que agora estão na moda.
      O pequeno Zé Maria também já as come assim preparadas - menos a cobertura de frutos e sementes - e adora. Aliás, sempre comeu papas de aveia pelo seu valor nutricional e por não terem adição de açúcar em detrimento das outras papas ou cereais infantis. E são realmente super versáteis.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. As papas de aveia, para além de muito económicas, são muito saudáveis. Publiquei há tempos um post no meu blog sobre uma senhora escocesa com 109 anos que revelou que um dos seus segredos (os outros são realmente surpreendentes) é comer papas de aveia.

    http://notasdecha.blogspot.pt/2015/01/o-segredo-da-longevidade.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Smile,

      Por serem saudáveis - e outras propriedades benéficas que a aveia tem - é que são a papa de eleição do meu filho que até agora nunca comeu de outras papas!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Adorei a sugestão, começar o dia assim sabe mt bem :)

    Beijinhos
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Joana,

      É uma opima maneira de comerciar o dia. Saborosa e nutritiva!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Eu também adoro as papas de aveia, sobretudo neste tempo mais frio. Sabe tão bem começar o dia com algo quente e reconfortante, a cheirar a canela e a limão! E também gosto de ir variando os acompanhamentos. Ultimamente, tenho feito um "topping" com granola caseira, e morangos ou framboesas. É tão bom! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,
      De verão adora a alternativa overnight oats. Este ano vou também começar a dar essa versão ao Zé Maria.
      Mas os toppings são a mais valia: com a mesma base podemos depois comer sempre algo diferente.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir