Risoto de Abóbora com Rucula


Cá em casa vai-se mantendo a “tradição” de fazer pelo menos uma refeição por semana sem carne ou peixe. Inventa-se com os legumes que há por aqui e emparelham-se com coisas mais convencionas como as massas e o arroz.
Esta sugestão há muito que andava para ser feita, mas outros ingredientes se iam colocando no caminho e a receita foi sendo adiada.
Surgiu finalmente a semana certa para esta receita sair da minha cozinha. A aprovação foi de todos, incluindo do pequeno Zé Maria.
Esta semana começa então com uma receita vegetariana. 

(Entretanto relembro o passatempo Chef de Família Hotpoint, com o qual podem ganhar um forno, uma placa, um combinado ou uma máquina de lavar loiça. Basta para isso enviarem uma receita (com legumes e citrinos) e respectiva foto até ao dia 28 de Fevereiro para aminhadieta@hotmail.com e aguardarem serem os escolhidos!)


(Informo também que nos próximos dias 21 e 22 de Fevereiro às 15h irei mais uma vez estar no Porto, nos Workshops Pop-Up, na Rua do Almada, para um workshops de Brunch. Espero contar com a vossa presença. Mais informações e inscrições para info@workshops-popup.com)


Ingredientes para 2 pessoas:

150g de arroz próprio para risoto
125ml de vinho branco
500ml de caldo de legumes (usei caseiro)
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola
1 abóbora hokkaido pequena previamente assada (cerca de 300g de polpa de abóbora assada e triturada)
75g de rucula selvagem
50g de queijo parmesão

Preparação:

Pique finamente a cebola e leve-a num tacho ao lume juntamente com o azeite. Deixe a cebola começar a ficar translúcida e junte depois o arroz envolvendo bem no refogado. Acrescente o vinho branco e, mexendo sempre deixe o vinho cozinhar até evaporar e ter sido absorvido pelo arroz. Vá depois juntando, aos poucos e poucos e mexendo sempre, o caldo de legumes quente. Quando o arroz tiver absorvido o líquido é que deve misturar mais. Quando o arroz estiver quase cozinhado, acrescente a polpa de abóbora envolvendo bem. Retifique de sal e pimenta e, se necessário acrescente mais caldo de legumes até o arroz estar cozinhado (tem de estar cozinhado mais ainda firme e com um pouco de textura).
Quando o arroz estiver pronto, acrescente o parmesão ralado na hora, a rucula e uma colher de sopa de manteiga. Envolva bem, deixe repousar um ou dois minutos e sirva de imediato com um pouco mais de parmesão.


Bom Apetite!

18 comentários :

  1. Uma excelente sugestão para quem quer reduzir o consmo de carne. Tem um aspeto delicioso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Smile,

      É uma excelente receita vegetariana. E acho que todos devíamos tentar reduzir o consumo de carne com refeições assim uma ou duas vezes por semana.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo09:52

    Mais uma bela ideia, para começar a semana e dar uso a uns saquinhos de puré de abóbora que estão congelados. Cristalizei as cascas de tangerina usando o modo como preparou a sua laranja cristalizada. A única diferença é que dei só uma fervura, porque demolhei 1 dia (de 6ª para sábado, costumo demolhar 2 dias, mudando sempre a água, como fazemos quando demolhamos o bacalhau) e não há muita diferença nos modos de preparação, excepto que no outro é cozido numa calda (1 medida de cascas para 1 medida de água e 2 medidas de açúcar, cerca de 1 hora até ficar cozido e a calda reduzida para cerca de 1/3) sobra bastante calda, que pode ser aproveitada se não "puxar" muito o ponto do açúcar. A tangerina convém ficar em pedaços grandes senão enrola toda e fica difícil separar. Fiz a lasanha da semana passada com o pesto vermelho, é bastante saborosa e saciante. Também fiz o bacalhau da D. Preciosa, e é bastante bom. Devia ter usado os grelos em vez dos espinafres, pois os espinafres são muito delicados para aquela cebolada. Só mesmo uma receita caseira para "obrigar-me" a fazer batatas fritas, pois é algo que não costumo fazer. Um bom início de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo23:10

      PS: Na aventura das cascas cristalizadas, os dois métodos estão aprovados, embora o utilizado pela Joana seja um pouco mais rápido. Acho que irei fazer um "mix" dos dois, demolhando 1 dia e dando uma fervura, e depois usar o mesmo peso de cascas e açúcar e um pouco de água. O limão é capaz de precisar de algumas fervuras extra, pois a sua casca é um pouco mais rija que a da laranja. Para experimentar futuramente com o limão e o gengibre. Só por coincidência, no livro de Pantagruel, o método de cristalizar as laranjas é o que usei para a tangerina. Acho que é desta que vou deixar de comprar a laranja cristalizada...Um grande beijinho, Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara,

      O risoto é realmente saboroso e fica bastante diferente.
      Quanto às cascas de laranja cristalizada também vi o método da calma, mas achei que assim era mais rápido e o desperdício menor.
      Ainda quero experimentar com as cascas de limão. Vamos a ver como corre.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Que aspeto mais cremoso, deve ser bem saboroso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susy,

      fica mesmo cremoso. Vale a pena experimentar!

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Muito bom:)
    Uma boa semana para si!
    Manuela

    ResponderEliminar
  5. Ficou com um aspecto delicioso! Bjinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. anjo de mel,

      é bom começar a semana com receitas diferentes para variar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Que aspecto cremoso e delicioso :P

    Acompanhem também: http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. adoro risoto e esse está magnifico, uma receita para fazer sem duvida mesmo.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vale a pena. Cá em casa adoramos. Passou para o top das nossas receitas sem carne ou peixe!
      Um beijinho,

      Joana

      Eliminar
  8. Parece-me um prato tão aconchegante E esse tom laranja é lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,

      Eu também gostei muito da cor. E depois os bocadinhos de rucula verde a espreitar no laranja....
      uM BEIJINHO,
      Joana

      Eliminar
  9. Obrigada minha querida.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir