Scones de Mirtilo


Começar o dia com o forno ligado e uma mesa posta e composta para o pequeno almoço é para mim a melhor forma de começar o dia. Mas, raramente isso é possível e deixo esses “acontecimentos” para datas mais especiais ou fins de semana vagarosos, em que ha vontade e disponibilidade de começar assim o dia. 
Como ando vontade de uma manhã assim, sugiro estes scones, que se preparam rapidamente, para comera o dia. Ou em alternativa para um lanche delicioso ao final da tarde. Esta é a sugestão parai fim de semana.

Das outras sugestões, relembro o atelier de culinária dedicado às laranjas que será já amanhã na horta Terra Fresca, pelas 15h. A Essência do Vinho, no Porto e ainda inscreverem-se para o workshop de dia 7 de Março, pelas 10h, na Quinta do Ribeiro, em Antuzede - Coimbra, com o tema “Receitas para brilhar nas suas festas”. Poderão inscrever-se em workshopsquintaribeiro@outlook.com.






Ingredientes para 8 scones:
(adaptado de “Simple Honest Food” - Bill Granger, página 50)
(chávena usada com 230ml de capacidade)

2 chávenas de farinha 
6 colheres de sobremesa de açúcar
1 colher de sobremesa de fermento
100g de manteiga
1/2 chávena de mirtilos (usei congelados)
2 ovos + 1 para pincelar
100ml de natas

Preparação:

Misture a farinha com o açúcar, o fermento e uma pitada de sal até estarem misturados. Coloque depois no robot de cozinha e misture a manteiga fria e cortada em cubinhos, e misture tudo com o robot de cozinha até estar ainda com alguns pedaços de manteiga mal misturados.
Coloque a mistura numa taça e acrescente agora os dois ovos batidos e as natas e misture rapidamente com uma colher, mas sem trabalhar a massa em demasia.
Passe os mirtilos por um pouco de farinha e com as mãos misture-os à massa.
Coloque depois a massa numa superfície enfarinhada e forme um quadrado. Corte o quadrado em quartos e depois cada quarto ao meio na diagonal de modo a formar um triangulo.
Transfira os scones para um tabuleiro forrado com papel vegetal e pincele-os com o restante ovo batido.
Leve a cozinhar em forno previamente aquecido a 200ºC durante cerca de 15 minutos.
Sirva ainda mornos com manteiga.


Bom Apetite!

13 comentários :

  1. Anónimo10:03

    Uma ideia bem docinha para o fim de semana que se aproxima. Gosto muito de scones, apesar de não fazer muitas vezes, e estes são diferentes pelo uso da fruta. E como há coincidências, acho tenho um saquinho com alguns congelados (comprados em promoções a metade do preço). Senão uso as amoras silvestres que tenho congeladas, que foram colhidas no Verão passado (consegui apanhar bastantes e não usei todas para fazer doce). Gosto muito das receitas do Bill Granger pela sua simplicidade, que deve ser uma característica dos australianos. E, adoro rever os programas no 24 Kitchen (de vez em quando, repetem os programas). Um bom fim de semana, sempre cheio de inspiração, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Também usei mirtilos congelados, que compro quando estão na época em quantidade para depois ir usando. Para bolos, batidos, scones e afins são perfeitos.
      Eu posso dizer que fique viciada nestes scones. Não mesmo muito bons. E também acho que a simplicidade é uma característica dos chef australianos. Talvez por isso me cativem tanto, quer pela qualidade e frescura dos ingredientes que usam, quer por se preocuparem com cozinhar com produtos deles e de época, quer por transmitirem esta simplicidade.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Faço sempre ao fim de semana. Tenho uma receita base, que às vezes vou acrescentando alguns ingredientes, como raspa de laranja, limão, coco,etc. Gostei desta sugestão! Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os Scones tem mesmo esta grande vantagem, de poderem ser sempre diferentes de acordo com aquilo que lhes vamos juntando.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. scones maravilhosos, adorei.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São mesmo bons,
      Comi hoje o último!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Que lindos e devem ser tão bons! Ainda tenho aí mirtilos congelados, se calhar vou mesmo usá-los nesta receita ;) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de mel.
      Vale a pena.
      Depois conta coisas.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. Esses scones ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/02/fettucine-de-abobora.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha,
      Apesar de terem ficado um bocadinho mais escuros do que eu teria gostado estavam deliciosos e não estavam queimados - só o ovo que usei para pincelar é que queimou um pouco...
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  6. Anónimo15:57

    Em que etapa entra o fermento indicado na lista de ingredientes? Ou essa linha deveria ser a pitada de sal? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada pela observação.
      Tinha realmente essa gralha. Já está retificada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Olá Joana!

    Realmente tem um aspecto fantástico! =) Vou ter de experimentar!!

    Tenho só uma dúvida, usou os mirtilos congelados ou esperou que descongelassem?

    Obrigada!

    Beijinho,
    Inês

    ResponderEliminar

Imprimir