Stroganoff de Vaca com Cogumelos e Massa


Tenho dias de não saber muito bem o que vou cozinhar antes de entrar na cozinha e olhar para os ingredientes. Às vezes tenho uma ideia, mas outras vezes estou completamente em branco. Foi mais ou menos o que aconteceu quando cozinhei este stroganoff.
Olhei para o bife fantástico que tinha à minha frente, e lembrei-me de imediato dos cogumelos que tinha comprado. Sabia também que havia perdido no frigorífico um pacote de natas e, de repente o jantar ficou decidido na minha cabeça, quase tão rapidamente como o preparei.
Acredito que não é só a mim que isto me acontece. A vocês também acontece, ou não?!

Gostaria de vos convidar, caso estejam interessados, para mais um workshop, já este sábado dia 14 de Março, na Figueira da Foz. Sei que as vagas já não são muitas e que o tema será de “Sobremesas Rápidas”.



Os semi finalistas do passatempo Chef de Familia Hotpoint foram escolhidos e já estão em votação no facebook do 24 Kitchen. Aconselho-vos a passarem por lá e votarem nos vossos favoritos! votação no facebook do 24 Kitchen..

Ingredientes para 2 pessoas:

1 Bife de vaca com cerca de 350g e com a grossura de um dedo
200g de cogumelos portobelo ou castanhos (pequenos)
sal e pimenta q.b.
2 dentes de alho
azeite q.b
150ml de natas
200g de massa fetuccini ou esparguete ( usei uma de fetuccini versão com cogumelos)

Preparação:

Leve a massa a cozer em água temperada de sal até ficar al dente.
Entretanto corte o bife em tiras finas e compridas, lamine os dentes de alho e os cogumelos. Reserve.
Leve uma frigideira ao lume com um pouco de azeite e deixe aquecer bem. Junte depois as tiras de bife e deixe saltear bem. Junte depois os dentes de alho e tempere com sal e pimenta. Deixe cozinhar uns minutos em lume alto e forte e retire, reservando.
Coloque um pouco mais de azeite na frigideira e deixe voltar a aquecer. Junte depois os cogumelos laminados, tempere de sal e pimenta e deixe cozinhar. Quando os cogumelos estiverem murchos junte a carne previamente cozinhada e envolva bem. Junte depois as natas, mexa bem e deixe levantar fervura. Retifique de sal e pimenta.
Sirva a carne sobre o esparguete ou fetuccini previamente escorrido.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo11:17

    Uma sugestão bem apetitosa! Tirando raras exceções, em que tenho uma ideia precisa do que irei fazer, de modo geral a inspiração vem dos ingredientes que estão no frigorifico e que precisam de ser utilizados. Já têm saído umas aventuras culinárias, e fora do comum, como a "açorda" com agriões e uma "polenta" aportuguesada (meia aldrabada, sem queijo e sem manteiga) a acompanhar uns bifes de perú com pimentos. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Há dias em que preciso mesmo de ter definido o que vou cozinhar, mas há outros que me sabe pela vida cozinhar de acordo com os ingredientes disponíveis.
      Foi o caso deste stroganoff.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Receitas de Sedução.
      Eu também adoro e já nem me lembrava de comer tal coisa.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Este fim de semana ou para a semana sai este prato de certeza!! ;) Já que temos a melhor carne de vaca do mundo por estas bandas!! :P
    Um beijinho!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E então Luísa? Correu bem? Gostou?
      Com carne argentina deve realmente ter ficado delicioso!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir