Tarte de Framboesa e Amêndoa


As vésperas de fim de semana são sempre alturas ideias para preparamos um bolinho ou sobremesa para o fim de semana.
Quando têm em casa uma tarteira nova e maravilhosas framboesas frescas, a ideia ganha ainda mais sentido, e quase de imediato que sabemos que queremos fazer uma tarte.
No meu caso a ideia inicial era de chocolate e framboesas, mas a inspiração às vezes surge quando menos contamos. São demasiado programas de culinária, livros e revistas, blogues e sites que enchem algumas horas do meu dia. E, apesar de uma ideia em mente, depois de um programa de culinária inglês, entre padeiros e pasteleiros a fazerem pequenas maravilhas, a ideia de uma massa de amêndoa e as minhas adoradas framboesas já tinha ganho pontos à ideia original.
A seta do Zé Maria prova ver a melhor hora para cozinhar aqui por casa. E assim foi. Enquanto o rapaz punha em dia o sono da tarde, a mamã foi para a cozinha preparar uma tarte bonita e saborosa e que se prepara em pouco tempo.
O resultado final não me poderia ter deixado mais satisfeita, e resulta numa tarte não demasiado doce e com as framboesas a explodirem na boca a cada dentada. 
Depois de provada e aprovada por mim (que só posso mesmo comer um pedacinho por causa - novamente - dos meus diabetes estacionais), foi mais tarde a vez do Miguel dar também a sua aprovação. É sempre um bom sinal, quando ele chega à cozinha e pergunta se pode comer. (Não que eu seja uma tirana e não o deixe comer, mas porque ele não sabe se as fotos para o blogue estão tiradas…)E sim, também ficou aprovada por ele, que repetiu uma nova fatia com o café, depois de jantar.
Sugestão de fim de semana. Aventuram-se? 




Ingredientes:

1 placa de massa quebrada ou areada refrigerada (também pode optar por fazer a sua própria massa)
125g de framboesas frescas
60g de manteiga à temperatura ambiente (amolecida)
60g de açúcar
1 ovo grande
40g de amêndoa moída (farinha de amêndoa)
15g de farinha 
açúcar em pó para decorar

Preparação:

Forre uma tarteira de fundo amovível com a massa e pique-a com um garfo. Reserve no frigorífico.
Numa taça coloque a manteiga, o açúcar, o ovo, a amêndoa e a farinha e bata com a batedeira até obter uma mistura suave e homogénea.
Barre depois a mistura de amêndoa pela tarteira. Inicialmente pode parecer-lhe pouca quantidade, mas a mistura vai crescer. Disponha depois, enterrando ligeiramente as framboesas e leve a tarte ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 30 minutos ou até a massa crescer e ficar com um aspecto dourado. Retire do forno e deixe arrefecer.
Depois de fria polvilhe com o açúcar em pó a gosto. (Se gostar poderá fazer um pouco de glacê com o açúcar em pó e umas gota de água e aplicar com uma colher, fazendo um padrão de Zig-Zag).


Bom Apetite!

28 comentários :

  1. :D Agora fiquei a rir. Lá em casa também é assim: ATENÇÃO NINGUÉM COME ENQUANTO EU NÃO DISSER! :) E que bela tarte! Vou levar comigo ;) Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria João,

      Cá em casa é basicamente isso. Quase todos os dias e a todas as refeições!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo09:07

    Aventuro-me, sim senhora! Tem um ar delicioso, e adoro os sabores da amêndoa e das framboesas. Até que não era nada mau, uma fotografia do "provador" com ar de aprovação! Um bom fim de semana, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,

      Sempre disponível para os meus desafios!
      Fico à espera.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Ficou linda a tarte!
    A experimentar assim que as framboesas do jardim estiverem vermelhinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fátima,
      Obrigada.
      Experimente sim e depois venha cá contar.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Associo sempre frutos vermelhos inteiros a explosões de sabor na boca. Ando mortinha por ter uma tarteira destas, já não há de faltar muito - fazem um efeito muito bonito, desmistificando a forma redonda das tartes :)
    Por cá o problema já nem se coloca - com a história das fotografias, ninguém se atreve a chegar à comida; já só quando eu digo que já se pode atacar :)
    Bom fim de semana
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa,

      Eu adoro frutos vermelhos exatamente por causa disso. E eu também andei doida para arranjar uma tarteira destas...
      Quanto às fotos, como diz o meu marido, "família de blogger de culinária sofre...."!
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. A experimentar sem dúvida! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Ficou bem linda, Joana! E é uma belíssima sugestão para o Dia da Mãe :) Bjinhos e bom fds!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anjo de Mel,
      Obrigada. Realmente não me tinha lembrado dela para o dia da Mãe.

      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  7. Anónimo12:22

    Ai que bom aspecto...ainda bem que não somos vizinhas:-)!
    Joana tem alguma receita de barritas fácil e eficaz? De preferência sem mel? Não consigo acertar em nenhuma receita...
    Obrigada Beijos
    Inês http://maniadostupperwares.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. InÊs,

      Tenho algumas receitas aqui no blogue, e sei que a última não leva mel, mas sim geleia de milho.
      Obrigada pelos elogios da tarte.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    2. Euée que agradeço! Onde compro geleia milho?
      Obrigada

      Eliminar
    3. Maria Inês,

      Eu costumo comprar nas lojas Celeiro, mas agora, com as áreas de produtos naturais dos supermercados a crescer, pode ser que encontre por lá.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
    4. Anónimo17:31

      Obrigada Joana.
      Beijos

      Eliminar
  8. Oh uau!! A fotografia deu-me vontade de ir a correr para a cozinha e replicar esta receita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sunflower,

      Então?! De que está à espera?
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  9. Tem tão bom aspecto que um destes dias tenho de experimentar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimente Assunção. Sabe tão bem como aparenta!
      Um beijinho.
      Joana

      Eliminar
  10. Muito mas mesmo muito bom aspecto!! bjs

    ResponderEliminar
  11. hy,, i'm just blogwalking..
    i'm happy to visit this page,, have a nice day :)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo11:07

    já está no forno! :) vai ser a prenda/miminho do dia da mãe! beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenha corrido bem.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  13. Anónimo11:07

    Olá! Obrigada pela receita!
    Foi aprovada pela familia.
    Também dei a provar a 3 colegas, que gostaram muito!

    ResponderEliminar

Imprimir