Crepes de Cogumelos e Espinafres


A semana começou e eu nem vos falei dos workshops! No Porto correu tudo muito bem, como costuma ser habitual, com casa cheia e uma tarde bem passada a cozinhar “petiscos” e outras comidas para receber os amigos nestes dias mais quentes que se avizinham. Mais uma vez agradeço a todos os que estiveram presentes pela simpatia, disponibilidade e pela tarde que passou a corre.
Entretanto, de volta a casa e de volta à rotina. Os dias têm sido de muitos afazeres, com o Zé Maria a exigir cada vez mais atenção e a pedir constantemente para ir para a rua. Adora sair de casa, passear de carro, ir ao jardim, às compras, tudo o que seja “laró”! Tento fazer-lhe o gosto na medida das possibilidades, uma vez que estar todo o dia enfiada em casa com uma criança com pouco mais de ano e meio não me parece de todo a opção mais “saudável”. Eu é que tem dias que parece que já não o consigo acompanhar tão bem, mas os dias maiores, e o bom tempo ajudam a esta nossa rotina.
O outro pequenino cá vai crescendo - tudo bem desde a última consulta - e nós vamos fazendo planos e projetos para esta nova fase da nossa vida que, temos a certeza, será muito diferente do que estamos habituados até agora. E espero que para melhor, apesar de estar consciente que o início com duas crianças ainda muito pequenas não será fácil.
As refeições por aqui também se vão tentando variar o mais possível. Estes crepes foram a mais recente versão de uma refeição sem carne ou peixe, e , podendo variar o recheio de acordo com o que nos apetece e temos em casa, são mais uma daquelas receitas versáteis que tanto gostamos.



Ingredientes para 4 crepes:

Massa:
1 ovo
175 ml de leite
1 colher de sopa de azeite
3 colheres de sopa de farinha
sal e pimenta q.b.

Recheio:
10 cogumelos marron
2 mãos cheias de folhas de espinafres frescos
azeite q.b.
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa bem cheia de farinha
100ml de leite

1 ovo
pão ralado

Preparação:

Comece por preparar os crepes. Numa taça coloque o ovo, a farinha e o azeite e tempere de sal e pimenta a gosto. Misture bem até e vá acrescentando o leite, aos poucos e poucos até obter uma massa lisa e sem grumos. Se preferir pode misturar tudo com a varinha mágica.
Leve depois uma frigideira anti-aderente ao lume e pincele-a com um pouco de azeite. Deixe aquecer bem e coloque um pouco da massa de crepes na frigideira, de modo a cobrir todo o fundo. Deixe cozinhar de um lado, vire e deixe cozinhar do outro. Repita até esgotar toda a massa. Reserve.
Para o recheio lave os espinafres assim como os cogumelos. Lamine depois os cogumelos. Leve um tacho ou uma frigideira ao lume com um fio de azeite e acrescente os cogumelos. Deixe saltear até uns minutos e tempere com um pouco de sal e pimenta. Acrescente os espinafres e deixe-os murchar. Polvilhe agora com a farinha, envolva bem e acrescente o leite, de modo a formar uma espécie de molho. Retifique de sal e pimenta e desligue.
Para formar os crepes divida um pouco de recheio por ada folha de crepe. Dobre—o depois, virando as laterais para dentre enrolando cuidadosamente, de modo a que ao fritar, o recheio não se escape.
Repita com todos od crepes.
Leve uma frigideira ao lume com óleo e deixe aquecer bem. Passe cada um dos crepes primeiro por ovo batido e depois pelo pão ralado e frite-os no óleo quente até ficarem dourados. 
Escorra sobre papel absorvente e sirva com brócolos cozidos, uma salada ou um arroz de legumes.


Bom Apetite!

12 comentários :

  1. Anónimo09:02

    Estão com um ar delicioso! Apesar de não costumar fazer crepes, achei-os interessantes na versão salgada. É algo para experimentar! Ainda bem que está tudo a correr bem, apesar do cansaço fazer-se notar. É bom que o Zé Maria goste de sair, faz-lhe bem e estimula a curiosidade. Com crianças pequenas, às vezes custa ter "pedalada" para acompanhar a energia delas. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sara,
      Pessoalmente acho que gosto mais de crepes na versão salgada do que ma versão doce, e faço-os muitas vezes porque os acho muito versáteis e óptimos para aproveitar sobras e restinhos.
      Quanto ao Zé Maria, realmente, tem dias em que é muito difícil acompanhar a pedalada. Mesmo.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Não será propriamente Gourmet, mas é muito bom.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Esses crepes ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/arroz-xau-xau-de-feijao-frade.html?m=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Clarinha.
      E são muito versáteis adaptando-se a qualquer recheio.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  4. Têm de ser mesmo fritos? Se for no forno funcionam?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana,

      Não tem de os fritar. Pode simplesmente rechear e servir de imediato.
      Ou gratinar com um pouco de queijo e molho branco no forno.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  5. hummmm...delicia...

    ResponderEliminar
  6. Que bom aspecto! Já apetecem mesmo estas refeições mais simples.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mara,
      São óptimos para refeições mais leves, e para levar para piqueniques.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar

Imprimir