Hamburguer Misto com Abacate e Ovo a Cavalo


“A necessidade aguça o engenho”. É um ditado antigo. 
Quando almoço sozinha acabo a privilegiar as sobras que encontro no frigorífico. O jantar do dia anterior, um pouco de arroz ou massa salteado com qualquer coisa que exista em casa. Ir à despensa e abrir uma lata de atum e transformar em qualquer coisa.
Raramente me apetece fazer alguma coisa de raiz para mim.
Mas quando o faço, torna-se importante que seja rápido e simples, porque não quero perder muito tempo com isso. Continuo sem gostar muito de cozinhar só para mim.
Das últimas vezes que isso aconteceu, e cada vez mais raras, porque agora tenho a companhia do Zé Maria, o almoço foi com aquilo que havia acabado de comprar: carne picada, abacate e pão fresco. E para complementar um ovo amarelinho e caseiro que tinha chegado no dia anterior.
Foi comido na varanda, com o sol a bater na cara, a ouvir os passarinhos e a aproveitar para ler um bocadinho, actividade que adoro, mas que tem sido muito escassa nestes últimos tempos.
Porque as refeições por vezes se fazem destes momentos a sós. Mas mesmo assim com algo apetecível e saboroso para alimentar o corpo e o espírito!

Ingredientes para 1 pessoa:

70g de carne de vaca picada
50g de carne de porco picada
sal e pimenta q.b.
1/2 cebolinha 
1/2 abacate
sumo de lima q.b.
1 ovo
azeite q.b.
pão para servir

Preparação:

Numa taça misture os dois tipos de carne. Tempere com um pouco de sal e pimenta.
Pique a cebola finamente e acrescente cerca de duas colheres de sopa à mistura das carnes. Envolva bem e forme um hamburguer não muito fino, e deixando-o o mais redondo possível. 
Entretanto aqueça uma chapa de grelhar com um pouco de azeite e quando estiver quente coloque o hamburguer. Deixe cozinhar de ambos os lados, de modo a que fique suculento e com uma espécie de crosta.
Enquanto o hamburguer cozinha descasque o abacate e corte-o em fatias. Regue-a com um pouco de sumo de lima e tempere com uma pitada de sal.
Estrele o ovo num pouco de azeite.
No prato de servir coloque o hamburguer. Por cima deste disponha o abacate e finalmente o ovo.
Sirva com pão fresco.


Bom Apetite!

11 comentários :

  1. Respostas
    1. Tudo o que querelo quando estais sozinhas em casa, precisamos de almoçar e queremos algo simples.
      Obrigada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  2. Anónimo10:26

    Apetitoso! Seria muito bem-vindo para o almoço, mas tenho o risotto de favas na marmita... Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo13:47

      Esqueci-me de referir que com pouco se faz uma refeição, e esta é uma combinação diferente, e a mistura de carnes utilizada, torna-o mais económico. Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Sara,

      É uma pena que mais pessoas não consigam compreender essa máxima tão simples que "com pouco se faz muito". Talvez se isso pudesse ser ensinado nas escolas houvesse menos desperdício e muitas pessoas a comer melhor e de forma mais equilibrada.
      Um beijinho,
      Joana

      Eliminar
  3. Esse hamburguer ficou com óptimo aspecto.

    Beijinhos,
    Clarinha

    receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/05/arroz-xau-xau-de-feijao-frade.html

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Leonor, é mesmo maravilhoso. Pelo menos para mim.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  5. Susana.
    Mais simples e nutritivo para um almoço solitário era quase impossível.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar
  6. Uma refeição muito boa com poucos ingredientes. Devia estar deliciosa. Aqui no Brasil dificilmente comemos abacate salgado. É mais usado batido com leite e açúcar. Abraços d'além mar.

    ResponderEliminar
  7. Marcellus,

    Eu pessoalmente adoro abacate mais gosto muito mais em pratos salgados, como salada com frango ou camarão, ou para acompanhar o hamburguer.
    Obrigada pela sua visita.
    Um beijinho,
    Joana

    ResponderEliminar

Imprimir