Arroz Malandro de Tomate e Coentros com Filetes de Peixe e o Novo Oliveirinha da Serra


Há uns tempos chegou cá a casa uma oferta especial. Não era para mim, mas sim para o pequeno Zé Maria. Uma oferta personalizada com receitas para o pequeno e tudo: uma garrafa do novo azeite Oliveirinha da Serra, um azeite virgem extra de máxima qualidade especialmente produzido a pensar nas necessidades dos mais novos, com um sabor suave e delicado produzido a partir de uma variedade específica de azeitonas. O desafio era preparar uma receita para os mais novos usando este novo azeite.
Tive sempre bastante cuidado com o azeite que utilizei nas primeiras sopas do Zé Maria. Mas porque tenho também um cuidado especial no azeite que uso para nós cá em casa. Normalmente só consumimos azeite virgem extra, principalmente se for para consumir em cru - mas confesso que também cozinho com ele na maioria das vezes. 
Como já aqui disse muitas vezes, com 21 meses (quase 2 anos) há já muito tempo que não faço comida específica para o Zé Maria. Ele come o mesmo que nós e, como é normal, há dias que come melhor do que outros. No entanto o rapaz gosta muito de arroz malandro, pelo que decidi escolher uma receita que fosse do agrado dele para utilizar este novo azeite Oliveirinha da Serra.
Neste caso, utilizei uma parte do azeite para saltear o tomate e a cebola do arroz, e mais um pouco para perfumar o arroz no fim, porque, como nos é aconselhado nas consultas quer de pediatria, quer de saúde infantil, devemos acrescentar o azeite nas sopas de bebé e até na restante comida em frio, ou seja, sem ser aquecido ou fervido. E isso ainda hoje faço com a sopa do Zé Maria e também com a nossa.
Deixo-vos então esta sugestão de uma refeição “infantil”, mas que é também uma refeição para toda a família.
Quanto ao azeite Oliveirinha da Serra, está aprovado pelo pequeno cá de casa e pelos pais também. E será certamente uma boa escolha para utilizar nas primeiras sopas do António Maria.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 medida de arroz carolino
3,5 medidas de água
1/2 cebola
1 dente de alho
1 folha de louro
1 tomate maduro
3 colheres de sopa de polpa de tomate
1 molho de coentros frescos
sal e pimenta q.b.
2 colheres de sopa de Oliveirinha da Serra
4 filetes de peixe espada
1/2 limão
1 ovo
farinha q.b.

Preparação:

Comece por temperar os filetes de peixe com sumo e limão e um pouco de sal e pimenta. Deixe a tomar gosto.
Entretanto prepare o arroz. Pique finamente a cebola e o dente de alho e leve-os a saltear no azeite Oliveirinha da Serra. Junte depois o tomate cortado em cubos, a polpa de tomate, metade dos coentros picados e a folha de louro. Deixe cozinhar uns minutos e acrescente a água a ferver. Tempere de sal e se quiser uma pitada de pimenta e junte o arroz. Mexa, tape o tacho e reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar cerca de 20 minutos ou até o arroz estar cozido e ainda caldoso.
Para os filetes de peixe espada, escorra-os da marinada e passe-os por farinha e depois por ovo batido, fritando-os depois em óleo de girassol até que fiquem dourados. Retire e escorra sobre papel absorvente.
Sirva o arroz polvilhado com mais coentros e perfumado com um pouco mais de azeite Oliveirinha da Serra juntamente com os filetes de peixe espada e uma salada.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo09:38

    Bom dia! Esta sugestão seria muito bem vinda para o meu almoço. Sou suspeita, porque adoro arroz, o de tomate é um dos meus preferidos, acompanhado de peixe frito, ou simplesmente sozinho! Quanto ao azeite, confesso que cozinho e tempero com o virgem extra, pois actualmente custam quase todos o mesmo, seja o refinado seja o virgem extra (com tanta promoção, arranja-se azeite a bom preço, e até há uns de marca própria que são bastante bons). Embora, por vezes tenha um especial para usar como tempero nas saladas. Também costumo finalizar a sopa com um fio de azeite, só para dar aquele "sabor". Gosto de saber que o Zé Maria adora arroz malandro e que come o mesmo que vocês, pois assim começa a habituar o paladar, com os habituais altos e baixos (comer melhor nuns dias que nos outros). É normal e faz parte do crescimento. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adoreiii
    Bjo
    boracozinhar-lu.blogspot.com

    ResponderEliminar

Imprimir