Compota de Natal (com Abóbora e Especiarias)


Dizem que quem “toca muitos burros para a frente algum há-de deixar pelo caminho”, e é exatamente assim que me sinto neste momento.
Dezembro é um mês que eu adoro, mas é também, e quase sempre, um mês de muito trabalho e de imensas coisas a acontecer. E com duas crianças pequenas imaginam como tem sido. Vale-me o marido e os avós de ambos os lados que vão ficando com o Zé, para me darem mais tempo e maior disponibilidade para fazer o que tenho de fazer.
Entretanto, no meio de tanta azáfama, consegui começar os meus mimos caseiros de natal, que este ano vão mesmo ser mais simples.
Para começar, uma deliciosa compota de natal, que sabe a tarte de abóbora, e em que utilizei uma abóbora que me tinham dado.
Aos poucos começo a ver o fim de algumas coisas… mas sempre com a sensação que se calhar vou “perder algum burro…”

Entretanto vai haver um novo workshop no Porto. Já este sábado, dia 5, pelas 15h, um workshop de “Iguarias para uma mesa de Natal Diferente”: desde as entradas, aos pratos principais, passando pelos doces. As inscrições e mais informações para info@workshops-popup.com

Ingredientes para 6 frascos de 350ml:

2 kg de abóbora menina limpa e descascada e cortada em pequenos pedaços
1700g de açúcar
1 colher de sobremesa de gengibre em pó
1/2 colher de sobremesa de canela em pó
1/2 colher de chá de cravinho em pó
3 paus de canela
2 estrelas de anis
raspa e sumo de 1 clementina

Preparação:

Coloque a abóbora numa tacho grande e largo, onde tudo caiba e junte o açúcar, as especiarias e a rasga e sumo da clementina.
Misture bem e leve ao lume até o açúcar dissolver.
Depois de levantar fervura, diminua o lume para o mínimo e deixe ferver cerca de 1h30 a 2h.
Retire depois os paus de canela e as estrelas de anis e triture o doce. Devolva as especiarias à panela e verifique se o doce já forma o “ponto de estrada”. Se não estiver ainda pronto deixe ferver mais uns minutos.
Coloque depois o doce em frascos esterilizados, feche bem e decore os frascos a gosto.


Bom Apetite!

17 comentários :

  1. Obrigada pela partilha!
    Por acaso não tem esta receita para robot de cozinha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiz na Bimby.
      Segui o preceito das outras compotas.

      Eliminar
  2. Olá bom dia.
    Sigo o blog mas nunca me pronunciei... :P :)
    Muitos parabéns pelos rebentos (atrasados)!...
    Gostaria de saber se nesta compota posso colocar nozes?!
    obrigada
    bjos
    Joana lopes

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:46

    Como é que adivinhou que tenho muita abóbora para usar? Esta sugestão lembra uma compota de abóbora que fiz, à alguns anos atrás, com aromas muito parecidos e que levava laranja inteira , e que foi do agrado de todos. Acho que irei usar esta receita, para dar uso a uma das várias abóboras que tenho em casa. Não vai "perder nenhum burro", basta simplificar um pouco as coisas, que consegue fazer tudo aquilo a que se propõe. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Abóbora e especiarias só pode ter ficado deliciosa. Bjinhos!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
  5. Anónimo15:27

    O gosto com que a Joana faz esses mimos... sendo em maior quantidade ou mais simples, são feitos e oferecidos com todo o coração, e isso passa para o lado de cá do ecrã!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:40

    Obrigada pela partilha :)
    Posso-lhe perguntar que tamanho tem esses fracos,onde arranjou e as etiquetas?
    Tem andando a procura nos supermercados e não encontro nada disso.
    Obrigada.
    Sofia
    Dani

    ResponderEliminar
  7. Humm que delícia de compotas.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/12/areias-de-cafe.html

    ResponderEliminar
  8. Hmm, gostei :) No fds já tenho planeado fazer (novamente, pq adorei!) compota de abóbora com chocolate, mas ainda sou capaz de aproveitar a abóbora (que existe por aqui em abundância e tem q ser gasta!) p experimentar esta tua sugestão :) Thanks por mais uma deliciosa ideia! Bjinhos! P.S. - ainda existem avós solidários e verdadeiros segundos pais :)

    ResponderEliminar
  9. que belo aspecto! que linda! deve ser deliciosa!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Anónimo08:59

    Olá!
    Vou experimentar... mas não será demasiado açúcar?
    Tenho abóbora "biológica", e por norma, coloco metade do peso da abóbora em açúcar.....
    Ana TAvares

    ResponderEliminar
  11. O açúcar ajuda a conservar a compota. Se colocar menos tem que consumir-se mais rapidamente:)

    ResponderEliminar
  12. Anónimo15:45

    Deve ser deliciosa! Agradeço a partilha da receita.
    Muitas felicidades!

    www.trapinhartes.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Deve ser divino! beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Joana, fi-la hoje e é uma maravilha :) Tive q substituir a clementina por laranja, pois era o q tinha, mas acho que ñ perdeu nada ;) Lambuzei os dedos ao verificar o ponto de Estrada no pires e depois de colocar nos frascos ;) Já tenho umas deliciosas ofertas de Natal ;) Bjinhos, boa semana e thanks pela receita!

    ResponderEliminar
  15. Deve ser divino! beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Huummm, acho que ainda arrisco a fazer para este Natal!

    ResponderEliminar

Imprimir