E já são 37! Venham mais uns quantos!

Fotografia de Ana Pastoria (www.anapastoria.com)

Há já dois ou três dias que o Zé Maria me canta os parabéns. Desde que o pai lhe disse que a mãe ia fazer anos. Canta os parabéns, bate palmas e pede-nos para acender uma vela para ele apagar. Faz a festa toda, porque porque para ele os aniversários são, para já, uma excitação.
E eu chego aos 37. Dou comigo a pensar se estou ou não a ficar “velha”. Lembro-me de ter 15 ou 16 anos e de olhar para os 37 como uma idade de “velhos”, como deve ser normal qualquer adolescente pensar. De achar que aos 37 já não há nada para ambicionar, metas para alcançar, vontades e desejos para concretizar. Aquele pensamento parvo de que casamos, temos filhos e já está! 
Agora com 37 tenho a certeza de que esta idade é melhor do que os 17. Ou os 27 até. Tenho tantas coisas por que dar graças. Tantas metas atingidas, tantas coisas boas para agradecer: dois filhos lindos, uma família que adoro, um hobby que é um trabalho que é um hobby.… E mais importante ainda: tenho 37 anos e ainda sinto que tenho muita vida para viver. Muitas coisas para fazer, muitas metas a atingir e quero fazer coisas, ver coisas, sentir coisas. Que a vida assim me permita.
Os 37 não em fazem nada “velha”. Esta coisa cronológica da idade é um disparate. Tenho dias em que tenho 2 anos como o Zé Maria e rebolo com ele no tapete da sala. Outros em que tenho 16 e estou no “corte e costura” com as amigas. Há dias em que pareço ter 5 ou 6 e, provavelmente terei outros em que me comporto como uma “velha” de 80 anos.
Na verdade sinto-me com muito menos idade do que tenho. Ou melhor. Não me sinto como imaginei (aos 16 anos) que me sentiria quando tivesse 37. Porque aos 37 não me maquilho todos os dias, nem tenho só conversas de senhoras. Aos 37 uso sapatilhas, e calças de ganga e pijamas com bonecos como usam também as miúdas de 16. Aos 37 anos ainda tenho conversas parvas, digo palavrões quando calha, tenho dias em que não me apetece fazer nada e ainda suspiro pelo Vitor Baía de cada vez que aparece na televisão.
E aos 37 continuo com o Miguel ao meu lado, tal como quando tinha 18 anos…
Os 37 são uma boa idade. Sei mais coisas. Sou menos ingénua. Caí e levantei-me muitas vezes. Ganhei uma carapaça e uma determinação que só a idade pode trazer. Perdi pessoas. Chorei por elas. Sou mais objetivo e não perco o meu tempo com quem não merece - e com o que não merece.
Aos 37 continuo a aprender, e a ser feliz com as coisas que a vida me dá. A ambicionar e desejar outras coisas, mas a sentir-me feliz com tudo o que me rodeia. (Quase) Todos os dias  Sou, portanto, uma optimista!
E aos 37, posso já cá não ter a minha doce e linda avó Cila, mas ganhei um amor chamado António, porque a vida é mesmo assim.

Benvindos 37. E que venham mais uns poucos de anos, porque os anos são para ser vividos!

40 comentários :

  1. Muitos parabéns Joana e que conte muitos mais um dia muito feliz bjinhos

    ResponderEliminar
  2. Parabéns Joana!! que este novo "degrau" traga muitos sucessos profissionais e muitas alegrias! Obrigada por fazer parte da minha vida (mesmo sendo apenas online)! Felicidades!! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Parabéns :)
    Que passe um ótimo dia, cheio de miminhos e coisas boas :)
    E que venham muitos mais para continuar a partilhar connosco os seus trabalhos eheheh
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns Joana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Muitos Parabéns, que venham muitos mais com alegria e saúde! Felicidades!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo09:27

    Muitos parabéns, minha querida Joana! Um beijinho. :)
    Inês Silva

    ResponderEliminar
  7. Muitos parabéns Joana!
    Eu sou como tu, pensei que com 40 já iria usar saias travadas e cabelo curto, mas só me sinto bem de pantufas de coelhinhos, calças de ganga e t-shirts... Beijo

    ResponderEliminar
  8. Parabéns, Joana! Que continue a partilhar essa energia positiva, que chega aqui ao outro lado do ecran :)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo09:48

    Muitos parabéns, Joana! A idade é algo relativo, depende do nosso estado de espírito. Há alturas em que nos sentimos como crianças, outras como se tivéssemos "séculos". Mas acima de tudo, viver o dia a dia, e disfrutar de cada momento, com as suas alegrias e desilusões, pois só assim vamos crescendo como pessoas. Desejo-lhe um dia muito feliz, rodeada da sua família e amigos, e que venham mais anos com muito amor, saúde, alegria, e muita inspiração! Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  10. Anónimo09:52

    Muitos parabéns!!! Beijitos
    Ângela

    ResponderEliminar
  11. Muitos muitos parabéns... e um ano "novo" cheio de bênçãos... ;)

    ResponderEliminar
  12. Quem não suspira pelo Vitor Bahia? ;-) Eu já não pois já vou nos 49...mas aos 37 , enfim, xomos umas meninas ainda. Beijinhos de parabéns

    ResponderEliminar
  13. Muitos parabéns Joana :D
    Que venham muitos mais e que o nosso Deus de Amor te continue a abençoar :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Muitos Parabéns Joana! Um dia cheio de coisas boas! Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Muitíssimos Parabéns. Que continue a acompanhar os imensos leitores que a seguem e que já a consideram "família". O meu dia não passa sem visitar o seu blogue e de me identificar em muitas frases por si escritas.
    Muitas felicidades. Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Anónimo10:57

    Muitos parabéns Joana. Que tenha um dia muito feliz, rodeada de quem mais ama e com tudo de bom.
    Beijinhos.
    Cristina

    ResponderEliminar
  17. Muitos Parabens! Que tenha um dia muito feliz :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Muitos parabéns Joana! Que continues muito feliz e com essa serenidade :)

    Um beijinho

    ResponderEliminar
  19. Muitos parabéns e que venham muitos e bons anos cheios de saúde, recheados de coisas boas.
    Nany

    ResponderEliminar
  20. Muitos parabéns Joana☺!
    Um dia feliz, são os meus votos!
    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  21. Muitos parabéns Joana☺!
    Um dia feliz, são os meus votos!
    Um beijinho,

    ResponderEliminar
  22. Muitos, muitos parabéns!!! Que conte muitos, com saúde e alegria junto da família linda que "construiu". Bjinhos!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  23. Joana adoro vir cá ao seu blogue é um exemplo de mulher, quando for grande quer ser como a Joana. Felicidades de uma mulher que tem 32 anos Andreia

    ResponderEliminar
  24. Muitos parabéns Joana gosto muito do seu blog e é uma pessoa muito simpática pois ja tive o prazer de a conhecer pessoalmente

    ResponderEliminar
  25. Anónimo14:03

    Parabéns Joana, pelos seus 37 anos e pela forma luminosa como encara a vida.
    Um beijo grande
    Raquel

    ResponderEliminar
  26. Muitos parabéns e que continue feliz durante muitos, muitos anos.

    ResponderEliminar
  27. Só para dizer que vir espreitar o seu blog faz parte das minhas rotinas diárias. Não só pelas receitas e gosto pela cozinha que partilha,gosto muito de acompanhar as "mensagens" antes das receitas! Identifico-me muito com as suas ideologias de vida e adoro as dicas que dá para o dia a dia da vida em família. Por isso aqui vai um beijinho muito grande de parabéns e que continue com esse otimismo!
    Paula Rosa

    ResponderEliminar
  28. Mtos parabéns
    Mark Margo
    www.markmargo.net (entretenimento e cinema)

    ResponderEliminar
  29. Muitos parabéns Joana e que venha muitos mais :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  30. Anónimo21:15

    Muitos parabéns, Joana. Obrigada por todas as receitas que partilha. Felicidades e BOM NATAL
    Sílvia

    ResponderEliminar
  31. Muitos parabéns! E como dizem os franceses: "on n'a que l'âge de son Coeur" ( só temos a idade do nosso coração), por isso, podemos continuar a suspirar pelos Vítor Baía todos da nossa vida!... :-). Continue com a sua atitude positiva para com a vida, que ela lhe retribuirá! Esperança

    ResponderEliminar
  32. Parabéns, Joana! Identifico-me com quase tudo o q dizes (tirando os filhos e o marido, simplesmente pq ñ há essa parte na mh vida), pq tb tenho 37 e parece q ainda falta tanto por fazer ;) Bjinhos grandes e mts motivos para sorrir, hoje e sempre! :)

    ResponderEliminar
  33. Muitos PARABÉNS Joana! Adorei ler-te neste post e saber que desse lado pairam tantas energias positivas e existe tanta alegria e amor para dar. Tu és uma pessoa extraordinária, admiro imenso o teu trabalho e a tua simpatia. Temos a mesma idade e revi-me em algumas das coisas que escreves, ter 37 anos não significa estarmos velhos, muito pelo contrário, ainda temos muito para aprender e a vida ainda tem muita coisa boa para nos oferecer. Um grande beijinho e as maiores FELICIDADES para ti e para os teus 3 homens (o Vítor Baía não conta).
    Aproveito também para vos desejar um feliz e santo Natal! :)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  34. Parabéns e muitas felicidades!

    ResponderEliminar
  35. Muitos parabéns e que seja sempre feliz!

    ResponderEliminar
  36. Parabéns atrasados,....muitas felicidades,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  37. Parabéns Joana! 37 Sem dúvida uma idade linda!
    Muitas muitas felicidades para toda a família!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  38. Isso é uma dádiva divina! Fico muito feliz por vocês! Bjs, Beth Müller (Rio de Janeiro)

    ResponderEliminar
  39. Parabéns Joana :) Tudo de bom na tua vida!

    ResponderEliminar

Imprimir