Frango com Pimento, Cogumelos e Amêndoas


Entramos na época “culinariamente” complicada do ano. Enfartados do natal e à espera da última refeição de 2015 e da primeira de 2016. Este “entre festas” deixa-me sempre sem saber o que cozinhar. 
Devia ser como aquelas pessoas que logo no dia 25 vão correr para abater as rabanadas e as filhós da ceia de natal… mas aqui em casa a mesa continuou posta durante o fim de semana. E nem a caminhada de 5km do S. Silvestre me faz ainda pensar em contenção alimentar - ou detox ou dietas ou qualquer outra palavra que não seja os ainda excessos, os ainda doces de natal, o ainda é tempo de festa….
Já se comeu o bacalhau, e cabrito e peru. Canja de frango caseiro e,  porque os estômagos já não aguentavam muito mais, um delicioso creme de legumes que foi o nosso jantar nos dias “pós natal”.
Mas entretanto entra uma nova semana. O Miguel está de férias em casa e nós estamos os 4 por aqui, a ler as novas histórias e a brincar com os brinquedos novos. E sim, é preciso fazer almoço e jantar todos os dias.
Começamos com um jantar de inspiração chinesa, apenas para nos esquecermos um pouco das festas, para nos começarmos a ambientar à rotina que recomeçará depois das festas - ainda que, logo depois do jantar ainda nos apeteça a última rabanada ou um pedacinho do pudim de azeite e mel que está quase a acabar, mas ainda anda ali para nos tentar…

Ingredientes para 2 pessoas:

2 peitos de frango grandes ou equivalente em peito de peru
6 cogumelos brancos
1 pimento pequeno verde ou vermelho
1 dente de alho
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de óleo de girassol
3 colheres de sopa de molho teriaki
50g de amêndoas sem pele
50ml de água
1 colher de café de maisena (amido de milho)
1 ceboleta (spring onion) opcional
arroz basmati para servir

Preparação:

Leve uma frigideira ou wok ao lume e deixe aquecer bem. Sem adicionar gordura torre as amêndoas até que fiquem douradas e começem a libertar os seus aromas. Retire e reserve.
Entretanto corte a carne de frango em pequenos pedaços. Pique finamente o dente de alho, corte o pimento em tirinhas e os cogumelos em lâminas.
Sem lavar o wok ou frigideira onde torrou as amêndoas, acrescente o óleo vegetal e deixe aquecer bem. Junte a carne e deixe alourar um pouco. Acrescente depois o alho e o gengibre e deixe saltear. Acrescente depois os cogumelos e o pimento misture bem e tempere com um pouco de sal e pimenta. Deixe saltear uns minutos. Numa tacanha desfaça a maisena com a água e junte-a à carne e legumes, assim como o molho teriaki, misture bem e deixe começar a fervilhar e o molho engrossar um pouco.
Retifique de sal e acrescente as amêndoas. envolva bem.
Sirva o salteado de frango, legumes e amêndoas sobre o arroz basmati e polvilhe com a ceboleta finamente picada.


Bom Apetite! 

4 comentários :

  1. Anónimo10:47

    Aqui está uma boa sugestão, para variar um poucos dos "excessos" natalícios, e começar a entrar na rotina do dia a dia. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Gosto muito destes sabores e serve bem para desenjoar de tantos doces e fritos :)
    Espero que tenhas passado um natal feliz
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  3. ¡Fantástica receta! Fácil de elaborar, con buenas fotografías y un resultado final delicioso, Me encantan, Muchas gracias por compartirla con todos/as.
    / http://www.mascasaonline.com

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:57

    Bom ano !

    O molho teriyaki é caseiro? Ou de compra?

    Cozinheiro amador

    ResponderEliminar

Imprimir