Granola de Chocolate e Canela


Faltam 4 dias para o Natal! E finalmente os pequenos cabazes deste ano estão em andamento e começo a sentir que vou conseguir acabar.
Foi um fim de semana dedicado a estes mimos culinários, a embrulhar presentes e  definir a ementa e as receitas para este natal.
Ainda houve tempo para brincar com os meus pequenos rapazinhos, tomar café com a família e fazer umas compras - porque no meio de tanta receita, há sempre alguma coisa que falta!
Este ano os mimos escolhidos para os cabazes têm bolachas de chocolate e manteiga de amendoim, a compota de abóbora e especiarias que já partilhei aqui, bem como os torcidos de azeite que fazem um grande sucesso por quem os prova.
Ainda fiz uma outra compota com a abóbora que a querida Áurea me ofereceu, esta com canela e laranja, e que também fará parte de alguns cabazes. Preparei uns suspiros de natal - nas cores de verde e vermelho - e uma aromática granola de canela e chocolate cuja receita aqui partilho hoje.
Ainda não está tudo, mas aos poucos tudo se começa a compor. 




Ingredientes:

500g de flocos de aveia
50g de coco ralado
100g de sementes de sésamo
2 colheres de sobremesa de canela em pó + 1 colher de sopa
125g de açúcar amarelo ou mascavado
125ml de óleo vegetal
250ml de água
200g de chocolate com 70% cacau

Preparação:

Numa taça grande misture os flocos de aveia com o coco, as sementes de sésamo, o açúcar e as duas colheres de sobremesa de canela em pó. Misture bem.
Noutra taça misture o óleo vegetal com a água e verta depois esta mistura sobre os flocos de aveia. Misture bem.
Coloque depois a mistura bem espalhada no tabuleiro do forno e leve ao forno previamente aquecido a 180ºc até que a misture fique dourada, cerca de 35 minutos. Vá mexendo a mistura durante a cozedura e tenha cuidado para que não queime.
Retire do forno e deixe arrefecer. Enquanto arrefece a mistura ficará crocante, portanto não se preocupe se parecer “mole” quando tirar do forno.
Entretanto corte o chocolate em lascas finas ou pequenos pedaços.
Assim que a mistura de aveia estiver completamente fria acrescente o chocolate em lascas e a restante canela. Misture bem e guarde numa caixa, frasco, ou num saco bem fechado.
(Se for para oferecer, coloque num frasco ou saquinho, feche bem e decore a gosto!)
Sirva a mistura com iogurte e frutos vermelhos, como um lanche, pequeno almoço ou snack a meio da manhã.

Bom Apetite!



10 comentários :

  1. Anónimo09:44

    Adoro granola, mas ainda não aventurei-me a fazer por recear queimar tudo. Além de ser um pouco distraída, o forno é um pouco "temperamental"! Para experimentar, quando as coisas estiverem um pouco mais calmas. Ontem foi a maratona dos mimos/cabazes de Natal para os colegas de serviço, família e amigos, balanceando entre as bolachas/biscoitos diferentes com outros mais tradicionais, para além dos doces, saquinhos de chá, e licores de alfarroba e de romã. Um pouco de tudo, tipo sortido, para agradar a todos. Tive um caso "bicudo" para resolver, que levou chás de ervas, azeite e vinagre aromatizados, e uns limões do quintal. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Que granola fantástica,...
    Desejo um Santo e Feliz Natal, com muita saúde, paz, amor e dinheiro :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Fantástica!! Mais uma óptima sugestão de presente de Natal. Quem receber vai adorar de certeza. Que bom :)

    Tânia Tiago
    Bimby & sabores da Vida

    ResponderEliminar
  4. Este ano já tenho tudo mais ou menos orientado, mas vou apontar esta e outras receitas/sugestões tuas a pensar no próximo ano ;) Bjinhos e uma semana recheada de doçura e aromas natalícios :)

    ResponderEliminar
  5. Uma amiga enviou-me o link do seu blog...adoro. Gostei desta idea ;-)

    ResponderEliminar
  6. Adoro granola ... feliz Natal :)

    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  7. Tem muitissimo bom aspecto Joana, aliás como tudo aquilo que faz. Este ano, fiz pela primeira vez cabazes de Natal para oferecer aos amigos mais próximos, aqueles que nos alimentam a alma e o coração. Em parte essa inspiração também veio daquilo que tenho acompanhado no seu blog. Por isso muito Obrigada. Deu-me um gozo e satisfação... Vou continuar

    ResponderEliminar
  8. ´linda!
    Feliz Natal!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Anónimo01:00

    Parabens pelo seu blog, é uma inspiração diaria. Quanto à granola, uma questão: será possivel substituir o oleo vegetal por oleo de coco? Obrigada, Maria Azevedo

    ResponderEliminar
  10. Adorei a sugestão! Um feliz Natal :)

    Camellia

    ResponderEliminar

Imprimir