Nuggets de Frango com Palitos de Batata Doce e Cenoura Assada e Molho de iogurte e alho


Cada vez é mais difícil recusar certos alimentos ao Zé Maria. Nada que não estivéssemos a contar. Parece-me normal que uma criança habituada a que os pais lhe ofereçam tudo o que também estão a comer, comece a estranhar que há determinadas coisas que nunca lhe oferecemos, e que quase lhe escondemos quando ele nos pede. é o caso dos bolos, bolachas e algumas sobremesas que lhe chamam a atenção.
Ainda sem lhe dar quase nada, no outro dia demos-lhe um pedacinho de um biscoito caseiro de azeite, e meio pãozinho tipo de leite que eu tinha feito, e que levou um pouco de açúcar. Tudo porque ele pediu e não se deixou enganar. E porque quero ser eu, com conta peso e medida, ir introduzindo pequenas coisas. Bolos simples, biscoitos e bolachas caseiros, sem cremes e sem chocolate. Quero afastá-lo o mais possível das gomas, chupas, rebuçados, chocolates e bolos com creme ou de pastelaria, bem como sobremesas muito ricas com leite condensado e afins. Para já só provou mesmo um pouco de biscoito. Vamos a ver como vai ser com as festividades que se aproximam. Esta semana estava pronto para se “afiambrar” a umas mini-tarteletes com doce de ovos e canela que eu tinha feito…
Quanto ao resto, continua a adorar a papa de aveia, o iogurte natural, fruta, pão com manteiga, sopa, tomate cereja, peixe, batatas e massinha.
Mas a Iglo, voltou a “desafiar-me”, desta vez com os nuggets de frango. Também eles com cereais integrais e para se prepararem no forno. Estes novos nuggets são preparados com peito de frango e pão ralado integral e, tal como os douradinhos, parecem-me uma solução para quando não temos oportunidade ou vontade de cozinhar, oferecendo na mesma às nossas crianças uma alimentação equilibrada. 
Há que saber encontrar os acompanhamentos certos. É importante saber encontrar um equilíbrio entre estas refeições pré-feitas, e aquilo que as acompanha.
Aqui em casa quase que eliminamos as batatas fritas (mas apesar disso o Zé Maria adora “fritas”. Porque é que os miúdos parece que nascem a gostar destas coisas mesmo só as comendo raramente?. 
A solução para acompanhar estes nuggets, foi fazer uns palitos de batata doce e cenoura no forno, que acompanhamos com um saudável molho de iogurte.

Ingredientes para 2 adultos e 1 criança:

1 embalagem de nuggets de frango Iglo com cereais integrais
4 batatas doce
2 cenouras
1 iogurte natural
1 dente de alho
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
sumo de limão q.b.

Preparação:

Lave bem as batatas doce e corte-as em palitos finos sem as descascar. Descasque as cenouras e corte-as também em palitos do mesmo tamanho das batatas. Coloque os palitos de batata e de cenoura num tabuleiro forrado com papel vegetal e tempere com um pouco de sal e regue com azeite misturando bem.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC até que as batatas e as cenouras fiquem cozinhadas e crocantes.
Prepare também os nuggets de acordo com as instruções da embalagem.
Prepare o molho de iogurte misturando o iogurte com o dente de alho esmagado, sal e pimenta e um pouco de sumo de limão.
Sirva os nuggets com os palitos de batata e cenoura e o molho de iogurte.


Bom Apetite!

6 comentários :

  1. A minha filha tinha um ano e 3 meses, estava novamente a almoçar, tendo ela almoçado as 11:30 e a família estava a comer um frango e batatas fritas com arroz nos anos do tio... ela pediu para comer e nós demos arroz e frango... ela a meio vira-se e diz pela primeira vez tatas... e nós não há filha e ela aponta para o pacote e diz tatas... como o pessoal ia pedindo para passar o pacote de batatas ela pediu... dei uma pequena a provar... na semana seguinte quando a fui buscar pede-me mãe tatas e eu a mãe não tem mas faço em casa, fiz batata cozida e disse olha batatas mor e ela não tatas... sabem nas todas

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:16

    Normalmente, o fruto proibido é o mais apetecido! As introduções devem ser feitas gradualmente, e não fazer da exceção a regra. O que comemos em casa, ajuda a fazer as escolhas do futuro. Continua a haver lugar para tudo, com "peso, conta e medida". Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Naturalmente, o mundo e o paladar ir-se-ão impor. Mas enquanto pudermos atrasar alguns gostos deliciosos mas menos saudáveis, tanto melhor.

    ResponderEliminar
  4. Delicioso
    Mark Margo
    www.markmargo.net (entretenimento e cinema)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo16:28

    Eu dava mais depressa a um filho a tarte caseira de ovos e canela, do que esses nuggets tirados directamente do pacote de cartão e pré-feitos sabe Deus como.

    ResponderEliminar
  6. Bom dia. Apesar de não acompanhar sistematicamente o blog em termos das suas escolhas para a(S) criança(s), permita-me dar a minha opinião:
    - sou completamente de acordo em adiar a introdução de alimentos processados e açucarados. No entanto noto alguma incoerência (corrijam-me por favor se estiver errada).
    Mais depressa daria a um filho uma compota / doce natural confeccionado por mim do que manteigas, mesmo que reduzisse o açucar ou até o evitasse (consegue-se perfeitamente fazer uma compota para comer na hora apenas cozendo a fruta e triturando sem alcançar qualquer ponto de açucar);
    - Nuggets e afins seriam alimentos que nunca daria a uma criança por ser alimentos processados sabe-se lá como.
    Atenção que estamos a falar em introduzir alimentos o mais naturais possivel a uma criança pequena e formar um género de alimentação. Não sou nada fundamentalista e penso que para tudo há um tempo e uma fase. Todos têm direito de experimentar tudo nem que seja fast food. O importante é ser regrado.
    Parabéns pelas suas escolhas com as quais me identifico bastante.
    Marta

    ResponderEliminar

Imprimir