Crepes de Queijo e Fiambre


Dos dias sem vontade. De cozinhar e de escrever. De achar que ando mesmo muito cansada.
De pensar que 2015 foi um ano tão intenso que quase que me esgotou. Entre a morte da minha avó, a felicidade de saber que vinha o António, a mudança de casa e as obras - um projeto para o qual nos atiramos de cabeça - e a mudança. Preparar o novo livro, o nascimento do António. Gerir dois filhos, uma casa muito maior e muitas outras coisas, daquelas que acontecem na vida das pessoas… 2015 passou tão intenso e tão depressa.
E, à medida que 2016 deixa de ser o novo ano, parece que me sinto esgotada. Que os dias são mais iguais e menos intensos. Como de agora não houvesse projetos, e ideias e coisas para fazer… Acho que ainda estou num processo de adaptações que, talvez pela intensidade de 2015, ainda não o tivesse feito…
Apesar de nem sempre ter muita vontade de cozinhar, a cozinha cá de casa raramente para.
Com mais ou menos vontade, com mais ou menos criatividade, com mais ou menos receitas felizes, saíram uns crepes.

Ingredientes para 6 crepes:

Crepes:
1 ovo
5 colheres de sopa de farinha
200ml de leite
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Recheio:
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
100ml de leite
100g de queijo ralado
100g de fiambre me cubinhos
sal e pimenta q.b.
noz moscada q.b.

Oregão q.b.

Preparação:

Comece por preparar a massa dos crepes. Numa taça bata o ovo com a farinha e com o leite até obter uma massa lisa e homogénea. Tempere com sal e pimenta.
Leve ao lume uma frigideira anti aderente com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Coloque depois uma concha de massa. Deixe cozinhar e com a ajuda de uma espátula vire o crepe para que cozinhe do outro lado. Repita até esgotar a massa.
Para o recheio leve um tacho ao lume com a manteiga e a farinha e deixe cozer um pouco - como se estivesse a fazer um bechamel. Acrescente de pois o leite, aos poucos e poucos até ficar com uma mistura cremosa mas grossa e sem grumos. (Se tiver grumos bata com a varinha mágica!) Acrescente depois o queijo e o fiambre e tempere de sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Recheie cada um dos crepes com o preparado anterior e enrole-os cuidadosamente colocando as pontas para dentro.
Poderá depois optar por passar por ovo e pão ralado e fritar ou cozinhar no forno, ou então coloque-os numa travessa, cubra com um pouco mais de queijo e oregãos e leve ao forno até que grazinem um pouco. (Tal como está na foto!)
Sirva com uma salda verde.


Bom Apetite!

8 comentários :

  1. Uns crepes fantásticos. Humm..
    Beijinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:12

    Confesso que raramente faço crepes, e nunca experimentei na versão salgada. Não é a única a sentir-se esgotada, sem projetos e ideias. O ano de 2015, também passou a correr, em virtude da ausência de uma colega de trabalho por motivos de saúde (AVC), a meio do ano passado. O trabalho quadruplicou, o tempo é escasso, e não conseguimos fazer as coisas (serviço e as de casa). A adaptação a novas situações, leva tempo. Às vezes é rápido, noutras é mais demorado, mas sempre a manter o espírito positivo, e a desejar que passe depressa. Um grande beijinho, Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Querida Joana todos nós já passamos por esses momentos de exaustão que nos sugam a energia. Mas tudo passará! Em breve chegarão os dias de sol para animar e dar uma lufada de boas energias!
    Um beijinho com muita força e obrigada pela partilha diária de receitas! Adoro cozinhar e são inúmeras as vezes que recorro ao blog em busca de inspiração ;-)

    ResponderEliminar
  4. Querida Joana todos nós já passamos por esses momentos de exaustão que nos sugam a energia. Mas tudo passará! Em breve chegarão os dias de sol para animar e dar uma lufada de boas energias!
    Um beijinho com muita força e obrigada pela partilha diária de receitas! Adoro cozinhar e são inúmeras as vezes que recorro ao blog em busca de inspiração ;-)

    ResponderEliminar
  5. Eu vi logo... quando não há receitinha às 9h da manhã é porque algo se passa...
    Força Joana
    Para a frente é o caminho

    ResponderEliminar
  6. Joana roque vc é a super mulher nao sei como consegue dar saída a tudo! N sei ond vai buscar forças admiro a imenso...

    ResponderEliminar
  7. Joana roque vc é a super mulher nao sei como consegue dar saída a tudo! N sei ond vai buscar forças admiro a imenso...

    ResponderEliminar
  8. O que posso lhe dizer, Joana querida: poupe-se! Dê a si um tempo. É o que lhe recomendo e lhe desejo. beijos, Beth (Rio de Janeiro)

    ResponderEliminar

Imprimir