14 novembro, 2016

Compota de Pêra com Passas e Vinho do Porto


Cá em casa continua alguma azáfama para os presentes de comer para oferecer no natal. E como é habitual, estes presentes ganham uma vida própria... Não estava a contar fazer compota de pêra, mas uma oferta da dos cunhados Rita e Tó, fez com que me visse a braços com muitas pêras e bem madurinhas, a precisarem de ser consumidas rapidamente e de alguma forma.
Se algumas o meu pequeno António se deliciou a comê-las, ainda sobravam muitas, com uma validade reduzida. Foi por isso que rapidamente preparei um simples doce. Inicialmente apenas era para lhe juntar umas nozes ou amêndoas, mas após uma “sondagem” do facebook do blogue, houve alguém que me deu uma ideia melhor. (Obrigada Paula!!!)
E assim foi. Em vez de nozes ou amêndoas, a compota ganhou uma nova vida, com o aroma do vinho do porto e a doçura das passas. E ficou maravilhoso.
Nesse tarde até houve crepes para o lanche barrados com um pouco de compota de pêra - um pedacinho que já não cabia nos frascos que estão ali alinhados para oferecermos este natal!
Continuam as ideias para os cabazes e algum aproveitamento com aquilo que nos vem parar generosamente a casa.
E por aí? Já começaram a preparar Presentes de Comer?

E por falar em Presentes de Comer - Dia 1 de Dezembro vou voltar ao Porto, aos Workshops Pop-up, das 15h às 18h para fazermos “Presentes de Comer”. Para se inscreverem e para outras informações info@workshops-popup.com.

E dia 26 de Novembro vou estar na Colher de Chá, em Ovar - Furadouro. Inscrições e informações em geral@colherdecha.pt. E o tema?  “Receitas para mesas de Festa”!

Ingredientes para 4 frasquinhos

1 kilo de pêras descascadas e se caroço
650g de açucar
150ml de vinho do porto
100g de uvas passas

Preparação:

Leve um tacho ao lume com a pêra partida em pequenos pedaços e o açúcar. Envolva bem e leve ao lume. Quando começar a ferver, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar até o doce ter atingido o ponto desejado (ponto de estrada). Com uma varinha mágica triture o doce. Adicione o vinho do porto e as passas e leve novamente ao lume deixando depois ferver, em lume brando apenas 2 minutos. 
Retire a compota e coloque-a ainda quente em frascos bem esterilizados e de preferência também quentes. Feche de imediato e vire-os de cabeça para baixo cerca de 30 minutos, para que ganhem um vácuo natural.
Rotule e decore a gosto.


Bom Apetite!

8 comentários:

  1. Nhami, que maravilha! Tenho mesmo de testar este.
    Um beijinho

    thebrunettetofu.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Também acho excelente a ideia e a combinação do Porto e das passas. Também já comecei a pensar em algumas iguarias para oferecer :)
    Beijinho
    Susana

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:03

    Uma ideia bastante gulosa!
    Normalmente, faço os doces/compotas com aromas simples (um pouco de limão, laranja ou canela), de modo a ficar com o sabor da fruta. No entanto, de vez em quando, aparece algo fora do normal, com a junção de mais alguns aromas (licores ou vinho licorosos, vinagre balsâmico, especiarias, ou mesmo arvas aromáticas, como menta ou poejo). Tenho peras em casa, e quem sabe se não sai para o Natal?

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  4. Parabéns pelo(s) blogue(s)! Fiquei encantada com a mini colher de pau. Será que pode dizer onde a comprou?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo(s) blogue(s)! Fiquei encantada com a mini colher de pau. Será que pode dizer onde a comprou?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Hmm, q delícia! Vou apontar p qd houver pêras p gastar c urgência ;) No próx fds vou fazer compota de abóbora ;) Bjinhos.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:04

    Boa Noite Joana. Este ano vou aventurar-me nas compotas como presentes de natal. Esta despertou-me a atenção (fiquei dividida entre este e um de abóbora mas vou usar a minha bimby na confecção) tenho apenas algumas dúvidas:
    1) Açucar Amarelo ou do branco
    2) Em vez das passas alguma ideia para substituir? (estava a pensar em nozes)
    3) Onde arranjou essa colherinha tão jeitosa?

    Obrigada

    ResponderEliminar
  8. Ola, obrigafa pelo partilha de receita. Uma pergunta- vinho de Porto tinto o branco? Obrigada

    ResponderEliminar