Croquetes de Atum


Foi um daqueles fins de semana preenchidos. Apesar de o meu rapazinho mais velho ter passado a semana adoentado, lá arrebitou para o fim de semana e, apesar dos dias mais frios e chuvosos, houve muitos planos. Entre brincadeiras no sotão com os legos, passeios de jipe com o pai e o irmão, andar de bicicleta com os primos houve tempo para todas as actividades e ainda os nossos habituais almoços e jantares.
No domingo algo de diferente. Fomos ao museu. Apesar de ser uma aventura ir a um museu com crianças pequenas, há sempre formas de lhes podermos mostrar duas ou três coisas que elas podem achar interessantes e de lhe podermos explicar. E foi no museu (Machado de Castro), entre esculturas, pinturas, um criptopórtico e tantas outras coisas, que fugimos a uma manhã chuvosa de domingo, e fizemos algo de diferente. 
E depois tivemos direito a um verdadeiro almoço de domingo, a quatro, e com um delicioso assado lento no forno - que ficou a fazer enquanto nós fomos passear. E, à tarde, mais chuva, sestas, lareira acesa e direito a estar entre tachos e panelas...Foi mesmo uma tarde de domingo ideal para cozinhar e adiantar a semana. E assim, poder chegar a uma segunda feira com uns croquetes de atum já feitos e prontos a fritar. Estes são deliciosos e fazem sucesso entre todos os miúdos que os provam.
(E eu faço sempre a mais e tenho sempre uns prontos a fritar no congelador...)

Ingredientes:

1 cebola
2 dentes de alho
1 cenoura 
1 alho francês pequeno
2 latas de atum
azeite q.b.
vinho branco q.b.
sal marinho e pimenta q.b.
ervas da Provença q.b.
1 ovo 
4 colheres de sopa de farinha de mandioca ou pão ralado

Ovo batido e farinha de mandioca ou pão ralado para panar *

Preparação:

Pique a cebola juntamente com os dentes de alho, o alho francês e a cenoura. Leve um tacho ao lume com um pouco de azeite e junte os legumes deixando refogar tudo durante uns minutos. Acrescente depois um pouco de vinho branco para refrescar e deixe evaporar. Junte depois o atum escorrido e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta e as ervas da provença. Deixe cozinhar alguns minutos.
Junte depois o ovo batido, o pão ralado ou a farinha de mandioca e deixe cozinhar em lume brando, mexendo sempre até que a mistura se despegue do fundo da panela.
Deixe arrefecer e molde bolinhas do mesmo tamanho.
Passe-as depois por ovo batido e pão ralado (ou farinha de mandioca) e frite em azeite ou óleo quente.

Bom Apetite!


* Nota: tenho usado muitas vezes a farinha de mandioca me vez do pão ralado para panar e para polvilhar por cima de gratinados. Podem usar pão ralado em vez da farinha de mandioca, sem nenhum alteração para a receita. No entanto, descobri que a farinha de mandioca deixa uma crosta mais crocante, e como gosto mais, tenho feito a substituição. Além disso a  farinha de mandioca não tem glúten, o que a torna uma excelente substituição para quem tem doença celíaca ou intolerância ao glúten.

7 comentários :

  1. Anónimo10:00

    Adoro esta sugestão e o meu sobrinho mais velho é capaz de gostar dela, ou não fosse um fã de atum!
    As visitas aos museus com crianças (pequenas ou mesmo grandes) podem ser uma aventura, mas há sempre uma forma de as cativar sem ser maçudo. Há alguns museus que podem ter elementos da exposição que podem cativar a imaginação, como o Museu da Arqueologia (no Mosteiro dos Jerónimos, próximo do Planetário) com a múmia/sarcófago egípcio, e o Museu do Dinossauro na Lourinhã, que tem fósseis e um esqueleto de um dinossauro português encontrado na zona ("dinheirossaurus lourinhanensis"). Hoje em dia, os museus têm uma programação variada, consoante a sua temática, de forma a cativar o público, havendo muito para descobrir.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa com o sabor desses croquetes de atum,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Cristina13:45

    Que ótima ieia! Devem ser bem bons...

    ResponderEliminar
  4. que delicia!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Anónimo11:11

    Bom dia

    A farinha de mandioca dá-lhe um gosto muito diferente do pão ralado? Obrigada

    ResponderEliminar
  6. Esse com certeza vou fazer...parece muito bom!
    Amei teu blog.
    Bjinhos bom fim de semana
    https://dahoranacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. os croquetes de atum são otimos, é uma boa alternativa aos de carne e uma boa sugestão para um lanchinho.

    ResponderEliminar

Imprimir