Almôndegas de Cavala


Foi um fim de semana que passou a correr. Uma sexta feira frenética, com filmagens para o canal de youtube - As Minhas Receitas (https://www.youtube.com/channel/UCqwx5k2A7vqwwAaa8xbIPJg) Foi um dia cansativo, mas que compensa sempre pelas vossas reacções e comentários aos videos e receitas.
Sábado logo de manhã cedo, foi altura de ir até ao Porto, para mais um workshop de “Receitas de Verão”. Obrigada a todas as que estiveram presentes, para mais uma maravilhosa manhã entre conversam risos, boa disposição, receitas, almoço e convívio. Chegar a casa, arrumar tralhas, ter um bocadinho para estar a brincar e relaxar com os miúdos. E depois fomos jantar a casa de uns amigos, que sabe também sempre bem ser recebida em casa dos outros, para um jantar divertido.
E domingo que foi dia da mãe. Entre receber beijinhos e miminhos dos filhos logo pela manhã, tomar café com os amigos depois da missa, a almoçar com a mãe e jantar com a sogra, o dia passou-se tão depressa como o resto do fim de semana, e quando reparamos são 22h de domingo à noite e estamos a chegar a casa...
E entretanto começa uma nova semana, com uma receita de almôndegas de cavala que foram uma forma de aproveitar as sobras de umas deliciosas cavalas assadas. Como habitual, cá em casa nada se desperdiça!

Ingredientes para 10 almondegas: (2 pessoas)

200g de sobras de cavala assada desfiada sem peles e espinhas (podem usar outro peixe)
1 batata média cozida (sobras)
1 ovo
3 colheres de sopa de farinha de mandioca ou pão ralado + para panar
3 colheres de sopa de salsa picada
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.

Preparação:

No robot de cozinha misture as sobras de cavala, as batatas em pedaços, a salsa picada, a farinha de mandioca ou pão ralado, o ovo e tempere a gosto com um pouco de sal e pimenta. Triture tudo até obter uma mistura homogénea. Molde depois bolinhas não muito pequenas (do tamanho de uma bola de golf) e passe-as por mais farinha de mandioca ou pão ralado.
Depois pode fritar em óleo quente, ou levar ao forno, a 180ºC cpm ventilação, num tabuleiro forrado com papel vegetal e regadas com um fio de azeite, durante cerca de 20 minutos.
Sirva com uma salada verde ou legumes salteados.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo11:23

    Mais uma boa sugestão para aproveitar as sobras!
    Até parece que adivinhou que tenho sobras de peixe assado!
    Experimentei os filetes no forno, e realmente a camada crocante, o forno forno ventilado (que não costumo usar), e o um fio leve de azeite, fazem diferença.
    Consegui encontrar o azeite em spray num supermercado perto de casa (não costuma aparecer, e deve ter aparecido porque era marca da semana), e irá ter uso neste tipo de preparações.
    Também fiz o bolo de cenoura com aveia, mas com abóbora manteiga (usei a mesma quantidade de abóbora crua), e 100 g de farinha de aveia e 150g de farinha de trigo sarraceno, e algumas especiarias. Ficou bastante saboroso, embora tenha achado a massa húmida para o meu gosto pessoal, mas nada que uns pequenos ajustes não resolvam.
    Seja como for, são ideias para ter em conta, e mesmo estas almôndegas que irão calhar bem com uma salada de feijão encarnado com pimento, que estava à espera de complemento.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira



    ResponderEliminar
  2. Obrigada por esta sugestão de almôndegas, vou fazer quando tiver sobras de peixe. Fico feliz pelo seu tempo tão preenchido, só tenho pena de não ter podido ir ao seu workshop no sábado, mas espero que haja outro para eu poder ir.

    ResponderEliminar

Imprimir