Caril de Choco e Ervilhas (Receita também em Video)


Faço caril como comida de conforto. É daquelas receitas sempre à mão, para desenrascar qualquer refeição. Porque se pode fazer caril de quase tudo... Desta vez, as ervilhas biológicas do cabaz da Dona Rosa, que eu e o Zé estivemos a descascar, juntaram-se a umas tiras de choco que tinham vindo cá para casa com a ideia de as preparar fritas... mas a pouca vontade de fazer fritos e as ervilhas frescas trouxeram-me à lembrança o caril, e foi mesmo isso que saiu...
A dica cá de casa é mesmo essa... Muitas vezes, quando estou com pouca inspiração para cozinhados, o caril resolve sempre!
E a receita está em video, para vos inspirar a fazer estas receitas rápidas de todos os dias!



Ingredientes para 2 pessoas:

300g de choco (ou pota) limpa e cortado em tiras
1 cebola picada
2 dentes de alho esmagados
1colher de sopa de óleo de coco (ou outro óleo vegetal)
1 colher de sopa de pó de caril de boa qualidade
100ml de creme de coco
sal e pimenta q.b.
picante a gosto (opcional)
200g de ervilhas frescas ou congeladas

Preparação:

Leve um tacho ou wok ao lume com o óleo e deixe aquecer. Junte a cebola e os dentes de alho esmagados deixe começar a refogar. Junte depois o pó de caril e mexa bem para que as especiarias comecem a libertar o seu aroma. 
Junte depois as ervilhas de coco e retifique de sal e pimenta. Cubra com um pouco de água e deixe levantar fervura. Acrescente o creme de coco e as tiras de choco e deixe cozinhar até que o o choco esteja macio e as ervilhas cozinhadas. Se gostar acrescente agora o picante a gosto. Acompanhe com arroz basmati bem soltinho.


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo09:34

    Uma ideia "todo terreno"!
    O caril é versátil, tanto com carne, peixe, marisco, legumes, e já vi o pó de caril usado em doces (pouca quantidade, para dar aquele "toque" especial e fora do comum), é como o "vestido preto que fica bem em qualquer ocasião".
    Da mesma forma que se faz jardineira/ervilhas guisadas/feijoada com o choco, porque não caril? É uma forma diferente de comer o choco, e talvez agrade aos mais reticentes com ele.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Olá Joana. Muito Obrigada por mais uma optima receita. Acha que se poderia substituir o choco por que outro ingrediente? Frango? Peixe desfiado?

    ResponderEliminar
  3. Nunca comi choco. Ficou com bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/05/medalhoes-de-pescada-com-ameijoas.html

    ResponderEliminar

Imprimir