Filetes de Pescada Crocantes no Forno


Cá em casa - e principalmente com os miúdos - tentamos que a nossa alimentação seja o mais correta e completa possível. E tentamos também fazer menos fritos.
Nos últimos tempos, as tentativas para cozinhar alimentos de forma igualmente crocante têm sido muitas, e acho que finalmente percebi o truque. No meu caso, a ventilação do forno acho que tem ajudado - eu não gosto particularmente de usar o forno com a ventilação, mas para estas coisas já percebi que é fundamental - e uma cobertura crocante de arinha de mandioca ou  pão ralado com sementes e outros temperos são também aliados. Já para não falar do azeite em spray - que ajuda a colocar apenas uma camada fina de azeite sobre os alimentos....
Assim, as experiências de cozinhar alimentos no forno que quase pareçam fritos têm resultado muito bem, e só é preciso ter algum cuidado para que não fiquem secos, o que pode aconetcer em segundos e com alguma facilidade.
Desta vez, os filetes de pescada ficaram dourados e crocantes e todos repetiram. 

E é já amanhã o workshop no Porto!  Pelas 10h vou estar nos Workshops Pop Up, na Rua do Almada, no Porto, para mais um workshop: "Receitas de Verão, Rápidas e Económicas para Impressionar". Já não há muitas vagas, portanto, se ainda estão interessados, e querem um programa diferente, já sabem! Para inscrições e mais informações em info@workshops-popup.com

Ingredientes para 4 pessoas:

400g de fletes de pescada
sumo de limão
alho em pó q.b.
sal e pimenta q.b.
louro em pó q.b.
50ml de vinho branco
farinha de mandioca ou pão ralado q.b.
1 colher de sobremesa de sementes de sésamo
1 colher de chá de colorau fumado (pode ser normal)
1 ovo batido
azeite q.b.

Preparação:

Tempere os filetes com o sal, pimenta, o alho em pó, o vinho branco e o sumo de limão e deixe marinar uns minutos.
Entretanto coloque numa taça o ovo batido, e na outra coloque a farinha de mandioca com as sementes de sésamo, o colorau fumado, e um pouco de sal, louro e de alho em pó. Misture  bem.
Passe depois os filetes de pescada bem escorridos pelo ovo batido, e depois pela cobertura de crocante de farinha de mandioca e pão ralado.
Vá colocando os filetes sobre um tabuleiro que vá ao forno forrado com papel vegetal.
Quando terminar com todos os filetes, regue-os com um pouco de azeiet - eu gosto de usar o azeite em spray, porque se torna mais fácil.
Leve ao forno previamente aquecido a 180ºC  com ventilação durante cerca de 20 minutos, até que fiquem crocantes e dourados . Se achar necessário, vire-os a meio da cozedura.
Acompanhe com coleslaw de couve, cenoura e hortelã e batata doce no forno, ou outros acompanhamentos da sua preferência.


Bom Apetite!

7 comentários :

  1. Anónimo09:54

    Gosto desta receita bem como dos pequenos truques para resultar no forno.
    Os fritos são raros em casa, mas as alternativas feitas no forno não têm saído muito satisfatórias, daí que todas estas dicas sejam úteis.
    O azeite em spray é de uma marca específica (e fácil de encontrar no mercado) ou pode-se usar um vaporizador que se encontra nas lojas de utilidades domésticas, e encher com azeite? Coloco esta questão, porque não é fácil de encontrar nos supermercados de pequena/média dimensão da minha área de residência/local de trabalho.
    Desejo um bom fim de semana cheio de inspiração, para os cozinhados e não só! O meu vai ser inspirado nas ideias desta semana, especialmente o bolo de cenoura.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu compro da marca Oliveira da Serra no Continente.

      Eliminar
  2. Joana, por aqui uso cereais tipo corn flakes esmagados grosseiramente e dão um crocante bem bom no forno.

    ResponderEliminar
  3. Nossa deu água na boca, vou fazer essa receita.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:03

    Porque não gosta de usar o forno na ventilação? Obrigada
    Ana

    ResponderEliminar
  5. Adoro filetes de pescada.
    E assim ainda mais saudáveis :)

    ResponderEliminar
  6. Olá bom dia,gostaria de saber se fizer os filetes em forno sem ventilação também ficam crocantes,pois não tenho ventilação no meu forno e gostaria de experimentar essa deliciosa receita, obrigado e muito sucesso ao longo da vida.

    ResponderEliminar

Imprimir