Frango Assado com Batata doce e Pimento


Continuo aqui em casa a planear a ementa da semana e a preparar e organizar as refeições de quase toda a semana (de segunda a sexta) à segunda feira. Temperar carne ou peixe, pré preparar a base para, por exemplo umas pataniscas, fazer a base de uma fritata ou deixar o frango temperado ou uma lasanha pronta para ir ao forno dois ou três dias depois.
A facilidade com que depois preparo o jantar todos os dias, sabendo logo que tenho tudo destinado e pré preparado facilita-me imenso os fins de dia com os miudos a pedir para brincar e atenção. Percebi também que se torna mais fácil comermos melhor... Ou seja temos refeições mais equilibradas e compostas, no momento em que se sabe o que vamos comer, que temos sopa pronta, salada ou outros legumes preparados e a carne ou o peixe ou o que for, já meio “alinhavados” para o nosso jantar. Porque mesmo quando estamos cheios de fome, ou não nos apetece cozinhar, há dias em que basta colocar no forno e já está. Como no dia em que jantamos esta receita de frango, que tinha sido preparada nessa manhã, e que depois foi só colocar no forno, enquanto com os miúdos  fazíamos um “engarrafamento”. Depois enquanto se põe a mesa e se tira a salada para temperar, aquece-se a sopa e o jantar está na mesa.
Cá em casa o método funciona lindamente.

Ingredientes para 2 pessoas:

1 batata doce grande
1/2 frango (grande) partido em pedaços
1 colher de sopa de massa de pimentão
1/2 pimento vermelho (pequeno)
10 azeitonas pretas descaroçadas
3 dentes de alho
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Numa assadeira ou pirex que possa ir ao forno, coloque o frango partido em pedaços. Acrescente depois a batata doce partida descascada e partida em palitos grossos. Junte também o pimento vermelho em tirinhas finas e as azeitonas. Tempere com sal e pimenta a gosto e junte a massa de pimentão. Esmague os alhos num almofariz e misture também ao frango.
Tape com papel de alumínio e leve ao forno previamente aquecido a 180ºC durante cerca de 1 hora. Ao fim desse tempo retire o papel e deixe tostar e cozinhar mais 20 a 30 minutos.
Sirva com uma salada verde variada.


Bom Apetite!

4 comentários :

  1. Anónimo10:48

    Que belo franguinho! Seria bem vindo para o meu almoço, com o aroma do pimento a lembrar o Verão!
    Costumo deixar as refeições preparadas/"alinhavadas" só até 3ª feira, e a partir daí preparar de raíz ou temperar na véspera, pois não tenho muito espaço disponível no frigorífico.
    O frango assado, sozinho ou acompanhado, é versátil nos aromas e legumes (se for o caso) utilizados. Além disso, pode ser temperado de véspera e ser colocado a assar quando se chega a casa.
    Esta combinação é capaz de aparecer como o assado de fim de semana, desde que tenha o pimento e azeitonas. Já estou a imaginar o cheiro da cozinha!

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. que maravilha... mas pergunta: as batatas doces não ficam demasiado assadas? demoram menos que o frango, não?

    ResponderEliminar
  3. Cristina15:03

    Parece ótimo! Penso que o tempo de cozedura indicado será para um frango caseiro; um frango dos que compramos no hipermercado demora muito menos tempo, não?

    ResponderEliminar
  4. Gosto mt deste tipo de receitas :) Bjinhos.

    ResponderEliminar

Imprimir