Gelados de Morango e Iogurte com Mel (Receita também em Video)


Quando idealizei as receitas para os vídeos do canal de You Tube As Minhas Receitas (https://www.youtube.com/channel/UCqwx5k2A7vqwwAaa8xbIPJg)
  das próximas semanas, estava imenso calor. No dia em que os gravamos já esteve mais frio e chuvoso, e o mesmo se passa no dia de hoje (e ao que parece pelo menos para os próximos dias!) Por isso hoje até pode parecer disparatado aparecer por aqui uma receita de gelados.... Mas o verão vai chegar. Vai voltar o calor e com ele a vontade de comer gelados. 
O que vos trago hoje é uma versão caseira de gelados. Mais do que isso é uma versão sem adição de açúcar refinado e natas, mais própria para os mais pequenos e para quem se preocupa com esta questão. Mas é também uma versão para toda a família de gelados que certamente vão agradar a todos quer pela simplicidade com que se preparam, quer pelos ingredientes utilizados: simples e acessíveis a todos. Esta versão é com morangos, mas podem, com a mesma receita e a mesma quantidade utilizar outras frutas do vosso agrado, como manga, mirtilos, papaia, meloa, framboesas....
Nesta receita utilizei uns moldes de gelado que comprei o ano passado e que andava a namorar à imenso tempo. Nunca encontrei este tipo de moldes à venda em Portugal, e deixo-vos aqui o link de onde encomendei os meus (http://www.coqueto.es/es/moldes-para-helados/2091-molde-para-helados-polos-8-cavidades.html). No entanto encontram moldes de gelados de pauzinho em lojas de produtos para a casa e até nos supermercados.
Uma receita a pensar nos dias de verão e com vídeo, para ser ainda mais simples de seguir e ter à mão uma receita ideal para os mais pequenos.



Ingredientes para 8 gelados:

300g de morangos (usei congelados)
60ml de água
2 colheres de sopa de mel (ou açúcar/mel a gosto)
200g de iogurte grego não açucarado ou iogurte natural

Preparação:

No robot de cozinha ou com a varinha mágica triture os morangos com 1 colher de sopa de mel e a água até obter uma mistura homogénea. Reserve 1/4 desta mistura, e divida a restante por oito formas de gelado de pauzinho. (Se não tiver formas próprias para gelado pode fazer numa forma de bolo inglês e depois cortar o gelado em fatias, ou então utilizar pequenos copinhos de plástico cpara o efeito de gelado individuais).
A mistura de morangos que reservou, junte agora o iogurte e mais uma colher de sopa de mel, e misture bem triturando um pouco mais. Acabe de encher as forminhas de gelado com esta mistura, tape as formas e coloque os pauzinhos em cada um dos gelados.
Leve ao congelador até solidificar, de preferência de um dia para o outro.
Retire depois os gelados e poderá cobrir com chocolate derretido, frutos secos picados ou desidratados, ou simplesmente comer ao natural.

Bom Apetite!

Nota: Os moldes de gelado que eu tenho foram comprados aqui:


4 comentários :

  1. Receita muito aguardada cá por casa... Muitos beijinhos... Tb serve para espantar a chuva...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:47

    Que visão tão colorida para um dia chuvoso!
    É uma receita económica (dependendo do tipo de fruta utilizada e da marca/tipo de iogurte utilizado), fácil de fazer, e que agradará a todos.
    Faço com algumas vezes, sobremesas rápidas à base de iogurte sem açúcar (grego ou natural) e fruta, pois ficam menos enjoativas que as outras. Já fiz algo parecido, com um gelado de leite condensado cozido (receita daqui do blog), em que juntei iogurte ao leite condensado, e um pouco de banana em rodelas.
    Acho que esta receita vai acompanhar o ano inteiro, pois a vontade de comer gelados não se resume só ao tempo quente!

    Um grande beijinho,

    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Cláudia12:14

    Que engraçado, ainda ontem fiz uns gelados muito parecidos. Usei 5 tamaras em vez do mel. Ficaram muito bons e bastante doces. De acordo com os pequenos mais velhos (7 e 9 anos) de 0 a 10 tiveram nota 1000. Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Elsa Ferreira13:16

    Olá Joana!
    Obrigada pela dica! Eu também andava a procura deste molde cá e não conseguia encontrar!! Vou já pedi-lo!!
    Beijinhos,
    Elsa

    ResponderEliminar

Imprimir