Ovos Rotos com Bacon de Peru Primor e Batata Doce


Só quem gosta muito de cozinhar consegue perceber este entusiasmo em descobrir e experimentar novos produtos. O gosto por ir a mercados, supermercados e lojas e descobrir coisas novas. De cozinhar e experimentar algo diferente do que estamos habituados, e de chegar a casa com produtos que nunca antes experimentamos. 
É por isso que quando mais uma vez a Primor me desafiou a experimentar o novo bacon de peru nas minhas receitas, fiquei entusiasma, e andei alguns dias a pensar em como o usar.
Curiosamente, a primeira vez que experimentei acabou a ser num desenrasque, porque decidi fazer pizzas para o jantar, e acabei a colocar umas fatias de bacon de peru fininhas sobre a pizza, o que, juntamente com o queijo e um pouco de cebolinha de rama, resultou numa pizza deliciosa... Mas era uma simples pizza de fim de semana, e não era a receita ideal para testar o bacon. A ideia surgiu com outra receita que gosto imenso, e que adoro fazer. Uma receita com coisas tão simples e banais como ovos e batatas, e que fazem um petisco perfeito para os nossos lanches ajantarados ou jantares de última hora.. Uma refeição para aqueles dias em que dizemos não ter nada em casa. Ovos rotos....
Mas uma versão um bocadinho diferente de ovos rotos, quer seja pelo uso da batata doce em vez da batata normal, quer seja porque não estrelo os ovos, mas junto-os diretamente às batatas e cebola quente, onde os misturo de imediato, ficando com os ovos meio cozinhados pelos restantes ingredientes quentes.... E esta versão foi ainda melhorada pelo bacon de peru da primor, que optei por cortar em pedacinhos a partir de um “naco”, em vez das fatias mais fininhas (eu sei, é uma mania minha!)
Portanto, espero que gostem. Aqui em casa é sempre aprovado e devo confessar que quem experimenta esta versão de ovos rotos a prefere à tradicional..

E dia 11 de Junho, pelas 10h, um novo workshop, desta vez em Coimbra, na Baking Day, mesmo ao lado do Coimbrashopping, e com o tema: "Receitas Frescas para Dias de Sol". Para mais informações e inscrições em bakingday@hotmail.com..

E além disso vou estar na Feira do Livro de Coimbra, no stand da Bertrand, dia 4 de Junho, domingo,  pelas 16h30 para dois dedos de conversa e autógrafos.  Conto com a vossa presença!



Ingredientes para 2 pessoas:

2 batatas doce pequenas ou 1 grande
2 ovos
75g de bacon de peru Primor em cubinhos
1 tomate maduro ou tomate pelado
1 cebola
2 dentes de alho
salsa picada q.b.
sal e pimenta

Preparação:

Descasque as batatas e corte-as em palitos finos. tempere-as com um pouco de sal e azeite e coloque-as num tabuleiro, numa camada só e leve-as ao forno previamente aquecido até que fiquem cozinhadas e douradas. Se preferir frite-as em óleo ou azeite até ficarem douradas.Escorra bem e reserve.
Entretanto corte a cebola em meias luas bem finas e leve a uma frigideira com azeite e os dentes de alho laminados e os cubinhos de bacon de peru deixando fritar bem. Junte depois o tomate maduro cortado em cubos e a salsa picada e deixe estufar uns minutos.
Coloque esta mistura bem quente num recipiente e por cima coloque as batatas. 
Abra uma cavidade ao meio e coloque aí os ovos. Envolva bem tudo, para que os ovos cozam ligeiramente com o calor residual das batatas e do refogado.
Sirva de imediato polvilhado com mais salsa.


Bom Apetite!

2 comentários :

  1. Anónimo11:30

    Não conhecia os ovos rotos, mas é uma ideia bastante interessante.
    Os ovos ficam meios "encruados" ou cozinhados? Coloco esta questão, porque desde que apanhei uma indisposição com um bacalhau à bràs com ovos mal cozinhados, fico sempre de "pé atrás" com receitas em que eles não fiquem totalmente cozinhados (o mesmo aplica-se a receitas com ovos crus).
    Mais uma ideia para experimentar, com este bacon ou do normal, ou mesmo presunto/chourico (um pretexto para limpar as sobras congeladas que não entraram no folar).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Faço algumas vezes ovos rotos, é daquelas receitas que me salva quando não tenho nada preparado. Basta ter batatas para fritar, salsichas ou carne, e uns ovinhos. Por acaso tenho uma receita de ovos rotos com batata doce na lista de receitas a fazer.
    Quanto ao bacon de peru ainda não conhecia mas vou procurar para experimentá-lo!
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar

Imprimir