Pataniscas de Couve Flor com Ovo Escalfado


Mais uma refeição sem carne ou peixe. Com ovos das nossas galinhas e com uma “experiência” que há muita andava para fazer. Umas pataniscas ou panquecas de couve flor, que poderíamos ter enriquecido com outra coisa, mas que optamos por comer nesta versão mais simples, apenas com o ovo a escorrer, e uma salada variada.
No início de mais uma semana - depois de um fim de semana de “emoções fortes” - começa-se devagar e com uma receita simples.

Ingredientes para 8 a 10 pataniscas

350g de couve flor
2 ovos
2 colheres de sopa de farinha (usei farinha de linhaça, mas podem usar outra farinha da vossa preferência)
sal e pimenta q.b.
1 pitada de noz moscada
2 colheres de sopa de salsa picada
ovo escalfado para servir
azeite q.b.

Preparação:

Separe a couve flor em raminhos e coza-a a vapor  - eu usei a microugourmet da tupperware, mas podem usar outro utensílio. 
Assim que a couve flor esteja cozinhada, esmague-a com um garfo, mas não a desfaça muito. Não é para ficar em puré, mas sim com uma textura de “couscous”. À couve flor esmagada junte os ovos batidos, a farinha, e tempere com o sal, pimenta e a noz moscada. Misture bem e acrescente a salsa picada envolvendo.
Leve uma frigideira anti aderente ao lume com um fio de azeite e deixe aquecer bem. Coloque colheradas de massa - formando discos - e deixe cozinhar e tostar de um lado, antes de virar e deixar cozinhar do outro. Repita até esgotar a massa.
Sirva as pataniscas de couve flor com um ovo escalfado por pessoa, abrindo-o depois, deixando-o “escorrer” sobre as panquecas. Acompanhe também com uma salada de alface com maça e frutos secos.


Bom Apetite!

5 comentários :

  1. Anónimo10:04

    Uma ideia bastante interessante, e diferente para a "amiga" couve flor!
    Tenho visto panquecas e crepes com legumes na massa, e tenho umas quantas receitas para experimentar. Este tipo de pataniscas (que parecem panquecas), também, são uma boa forma de incorporar legumes na sua preparação, e mesmo de aproveitar algumas sobras que possam existir.
    Mais uma receita para ficar debaixo de olho e experimentar, com a couve flor ou outro legume (é capaz de ficar bem com bróculos ou cenouras, preparados da mesma forma).
    Pois...este fim de semana, foi mesmo de "emoções fortes", pela trilogia dos 3 "F's": Fátima (centenário e visita do Papa), futebol (o Benfica que ganhou o campeonato, com algumas vuvuzelas e buzinadelas solitárias a comemorar- onde moro costmam ser mais "barulhentos"!) e festival (neste caso, uma vitória surpreendente e inesperada na Eurovisão - onde costuma ser mais jogo político que musical).
    Agora, passada a "ressaca" destas "emoções fortes", é tempo de voltar ao dia a dia.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Excelente sugestão!
    Vamos experimentar com certeza, e acho que vai ser com brócolos.
    Beijinhos.
    Ana Freitas

    ResponderEliminar
  3. Anónimo06:55

    Obrigada pela sugestão... Só tenho um problema... Não consigo escalfar ovos... Algum truque?

    ResponderEliminar
  4. Vou experimentar hoje, parece excelente! Obrigada

    ResponderEliminar
  5. Fiz hoje esta receita e adorei, é muito boa e simples de fazer.

    Da próxima que repetir, tenho que aperfeiçoar algumas coisas :)

    ResponderEliminar

Imprimir