Tirinhas de Vaca com “Salsa” de Ananás e Aromáticas


Hoje comemora-se o Dia Mundial da Hipertensão. E como toda a gente sabe, o consumo excessivo de sal está diretamente ligado à hipertensão. 
Cabe a cada um de nós, nas nossas casas e nas receitas que diariamente preparamos para a nossa família tentar reduzir o seu consumo. E isso não quer dizer comer com menos sabor! E é a conselho da Sociedade Portuguesa da Hipertensão, e das Aromáticas Vivas, que me lançou este desafio que devemos usar ervas aromáticas (e também especiarias) que permitam temperar as nossas refeições e assim reduzirmos a quantidade de sal que usamos - e tantas vezes em excesso....
Como sabem, sou grande fã de ervas aromáticas, e uma das primeiras coisas que tratei no jardim da nova casa, foi ter um pequeno canteiro com aromáticas, que uso quase numa base diária.
Dias como o de hoje servem essencialmente para sensibilizar as pessoas, para informar, e para mostrar como é possível reduzir o consumo de sal sem sacrificar o sabor daquilo que partilhamos na nossa mesa.
E foi esse o desafio que me deixaram. Cozinhar com menos sal e com ervas aromáticas que, para além de ser um benefício para a saúde dá mais sabor (e cor) os pratos. (E a vantagem de as ervas aromáticas da Aromáticas Vivas serem biológicas, e de as poderem transplantar para vasos ou canteiros e de as manterem nos vossos jardins, como é o meu caso!)Tenho um amigo chef de cozinha que diz sempre que, não há “styling” de um prato que não uma melhore com a utilização de ervas aromáticas. Isto para não falar em como enriquece o seu sabor. O que seria da comida alentejana sem coentros ou poejos, de uns pasteis de bacalhau ou saladinha de feijão frade sem salsa, ou de tomate e mozarella fresca sem manjericão....



Ingredientes para 4 pessoas:
600g de bife de Vaca (cortados não muito finos)
3 dentes de alho
Flor de sal q.b.
tomilho-limão
350g de ananás
1 molhinho de coentros frescos
azeite q.b. 
1 malagueta (tipo Chilli)
1 pernada de manjericão fresco

Preparação:

Tempere a carne com os dentes de alho laminados e o tomilho limão e deixe marinar algumas horas - ou de um dia para o outro no frigorífico.
Entretanto prepare a “salsa” de ananás. Descasque o ananás e corte-o em pequenos cubos. Pique a malagueta (pode retirar as sementes) e acrescente ao ananás. Pique depois os coentros e o manjericão fresco e junte-e ao preparado anterior, regando com um pouco de azeite e misturando muito bem. Reserve.
Entretanto grelhe a carne numa chapa ou frigideira anti aderente até que fique cozinhada  a seu gosto. Retire a carne e deixe repousar alguns minutos antes de a cortar em tirinhas.
Coloque a carne já cortada numa travessa e coloque um pouco de flor de sal. Por cima disponha a “salsa” de ananás e sirva de imediato.
Acompanhe com Chips de batata doce no forno, e com uma salada verde.


Bom Apetite! 



2 comentários :

  1. Anónimo11:27

    Uma ideia bastante exótica!
    É sempre bom existirem ações de sensibilização para o excesso do consumo de sal, e alternativas para dar sabor.
    Tenho algumas ervas aromáticas em canteiros, embora use algumas com mais frequência que outras. Curiosamente, as de uso frequente são as que "não querem nada comigo (salsa e coentros), no vaso ou canteiro!
    Mas estou a aprender a usa-las, umas vão aparecendo (sálvia, tomilho, alecrim), e outras que aparecem sempre como a hortelã, segurelha, oregãos, e agora o cebolinho francês.

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. sera que o ananas resulta com frango assado no churrasco. Vamos preparar hoje um farnginho no churrasco e fiquei de agua na boca!

    ResponderEliminar

Imprimir