Geladinhos de Pêssego e Morango com Cardamomo e Água de Rosas



Junho começou tímido. Algumas nuvens, uns dias frescos a contrastar com os dias quentes que já tivemos, e pouco sol. 
Mas isso não nos impede de pensar nas coisas boas de Junho. As festas dos Santos Populares, os dias grandes e o início das férias da grande maioria dos miúdos. Das bancas dos mercados cheias de frutas e verduras coloridas.Em Junho, por aqui, há ainda imensos aniversários e são vários dias de comemorações importantes de pessoas que nos são muito próximas e queridas.
E Junho trás ainda mais vontade de coisas frescas. De sobremesas cheias de frutas coloridas.
Como estes gelados com os primeiros pêssegos do ano que a minha amiga Joana me trouxe, e uns morangos da nossa mini-horta, complementados com cardamomo e água de rosas só para ser um pouco diferente.

ÚLTIMAS VAGAS - No dia 11 de Junho, pelas 10h, um novo workshop, desta vez em Coimbra, na Baking Day, mesmo ao lado do Coimbrashopping, e com o tema: "Receitas Frescas para Dias de Sol". Para mais informações e inscrições em bakingday@hotmail.com

E além disso vou estar na Feira do Livro de Coimbra, no stand da Bertrand, dia 4 de Junho, domingo,  pelas 16h30 para dois dedos de conversa e autógrafos.  Conto com a vossa presença!


Ingredientes para 8 gelados:

250g de pêssegos sem casca e partidos em pedaços
1 banana grande
150g de morangos
1 colher de chá de cardamomo em pó
1 colher de sopa de água de rosas

Preparação:

No robot de cozinha ou com a varinha mágica triture os pêssegos com metade da banana e o cardamomo até obter uma mistura homogénea. Divida a rmistura por oito formas de gelado de pauzinho, echendo-as até cerca de metade. (Se não tiver formas próprias para gelado pode fazer numa forma de bolo inglês e depois cortar o gelado em fatias, ou então utilizar pequenos copinhos de plástico para o efeito de gelado individuais).
Triture depois os morangos com a restante banana e a água de rosas e acabe de encher as forminhas de gelado com esta mistura. Tape as formas e coloque os pauzinhos em cada um dos gelados.
Leve ao congelador até solidificar, de preferência de um dia para o outro.
Desenforme depois os gelados e estão prontos a servir.

Bom Apetite!

Nota: Os moldes de gelado que eu tenho foram comprados aqui:


10 comentários :

  1. Anónimo10:44

    Uma ideia simples e exótica!
    Tenho os ingredientes em casa e podem aparecer e qualquer momento. Além disso, é uma forma diferente de usar a fruta estival (estas ou outras).

    Um grande beijinho,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar
  2. Adorei estes gelados, devem ter um sabor diferente e deliciosos, vou experimentar certamente.


    Blog - O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Anónimo13:36

    Uma dúvida : a água das rosas é especial para culinária, ou é da normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo16:03

      Olá Cinderella,

      A água de rosas é especial para culinária e costumo encontrar à venda nas lojas de produtos indianos/ingleses no Martim Moniz e na Ayur - loja na Av. Visconte Valmor, 34, Lisboa. Esta é diferente da outra que se vende no supermercado.

      Espero que ajude,
      Sara Oliveira

      Eliminar
    2. Anónimo10:30

      Obrigada Sara. Por acaso acho que a Joana devia dizer isso na receita, já que é um ingrediente pouco ou nada habitual, que é muito natural que a grande maioria das pessoas não saiba/não conheça.

      Eliminar
  4. Vou experimentar!! Ficaram com um ar fantástico.

    Beijinho
    Porty's Diary | Facebook | Bloglovin | Blogs Portugal

    ResponderEliminar
  5. Amanhã vou aventurar-me nuns geladinhos, mas sem a agua de rosas, pois n tenho. Tb tinha a mesma dúvida! Gosto do pormenor das formas, mas para já vou contentar-me c as cónicas do IKEA, que tenho! Obrigada pela partilha.
    Elsa Máximo

    ResponderEliminar
  6. Amanhã vou aventurar-me nuns geladinhos, mas sem a agua de rosas, pois n tenho. Tb tinha a mesma dúvida! Gosto do pormenor das formas, mas para já vou contentar-me c as cónicas do IKEA, que tenho! Obrigada pela partilha.
    Elsa Máximo

    ResponderEliminar

Imprimir