Crepes de Polvilho com Manteiga de Amêndoa e Fruta


Para um pequeno almoço reforçado ou para um lanche guloso, nada melhor do que uns crepes. Faço várias vezes, com as mais diferentes receitas. Estes são de polvilho (perfeitos para quem tem intolerância a glúten), e ficam deliciosos quer com recheios salgados, quer com recheios doces. Também se podem congelar, com papel vegetal entre os crepes e descongelar rapidamente no microondas e depois rechear com as opções que quiserem.
Estes serviram para o lanche, com uma das minhas combinações preferidas de banana e manteiga de amêndoa caseira.
E souberam-me muito bem! Foram um lanche perfeito para um dia frio!

Ingredientes para 2 pessoas:

1 ovo
2 colheres de sopa de polvilho azedo (mas também pode ser doce)
60ml de água
azeite q.b.

manteiga de amêndoa q.b.
1 banana
frutos vermelhos

Preparação:

Numa taça bata muito bem o ovo com a água e o polvilho até obter uma massa lisa. Leve uma frigideira anti aderente ao lume e deixe aquecer bem, colocando um fio de azeite. Coloque depois um pouco de massa, de modo a fazer um crepe fino e cobrir apenas o fundo da frigideira. Quando estiver cozinhado, vire e cozinhe do outro. Repita até esgotar a massa. (Dá cerca de 4 crepes)
Recheie os crepes a gosto, com compotas, queijo e fiambre, manteiga de frutos secos... Estes foram barrados com manteiga de amêndoas caseira e recheados com banana em rodelas finas e servidos com frutos vermelhos!


Bom Apetite!

3 comentários :

  1. Anónimo12:28

    Uma ideia bastante diferente para os usuais crepes!
    Raramente os faço por falta de lembrança (e talvez um pouco de falta de jeito), mas das pouca vezes que os fiz, usei o polvilho doce, e aí foi fácil virá-los.
    A ideia da manteiga de amêndoa, lembra-me que tenho um saco delas para dar uso, a par das nozes e avelãs.
    A receita em si é simples rápida de preparar, e talvez apareça em casa um destes dias.

    Um grande beijinho,
    Sara Oiveira

    ResponderEliminar
  2. Fiquei curiosa, onde se arranja manteiga de amêndoa? Nunca ouvi nem vi tal coisa, deve ser maravilhoso !

    Um beijinho*

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:15

    Clair de Lune,

    A manteiga de amêndoa (ou outros frutos secos) encontra-se à venda nas áreas de comida saudável/área viva dos supermercados grandes/hipermercado, loja tipo Celeiro, e supermercados biológicos.
    Também pode ser preparada em casa, tal como se faz com a manteiga de amendoim caseira (na internet há várias receitas). Basicamente, é miolo de amêndoa (com ou sem pele), ligeiramente torrado, e triturado na 1-2-3 ou robot de cozinha até ficar em pasta. Ao triturar, convém fazer pequenas pausas para não sobrecarregar o motor da máquina. Depois de pronto, colocar em frascos.

    Espero que a informação seja útil,
    Sara Oliveira

    ResponderEliminar

Imprimir